A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay."— Transcrição da apresentação:

1 1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay Oliveira Mendonça Karla Saraiva da Silva Orientadora: Profª Dra. Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará (UFC) Pró-Reitoria de Extensão Departamento de Psicologia Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

2 2 Justificativa Este trabalho visa explanar o desenvolvimento do projeto de extensão Saúde Comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do Grande Bom Jardim. Este projeto desenvolve-se desde agosto/2007 na comunidade do Grande Bom Jardim, caracterizada por ter um enorme contingente humano que em sua maioria é constituído por setores sociais excluídos.

3 3 Objetivo Geral Facilitar o diálogo entre o poder público, movimentos sociais e equipamentos sociais, na construção de uma co-gestão das políticas públicas, através de estratégias em saúde comunitária.

4 4 Objetivos específicos Facilitar a construção do sujeito comunitário, através do aprofundamento da consciência crítico-afetiva dos moradores com relação ao modo de vida na comunidade; Fortalecer a identidade dos sujeitos comunitários possibilitando o desenvolvimento da comunidade a partir destes; Possibilitar a articulação da rede comunitária, através da identificação das necessidades e potencialidades, evidenciadas no lugar, contribuindo para o estabelecimento/fortalecimento de pontes ativas; Contribuir com a práxis da Psicologia Comunitária na prevenção e promoção de saúde, na área do Grande Bom Jardim; Favorecer espaços de articulação entre os equipamentos de saúde da comunidade visando o fortalecimento de uma rede de saúde, através da participação de profissionais e usuários do sistema público.

5 5 Características Participantes: moradores e moradoras do Bom Jardim, profissionais do CAPS, integrantes do Movimento, 8 nuconia@s (extensionistas) e uma professora Periodicidade: visitas semanais Parceiros: Coordenadoria de Saúde Mental de Fortaleza (SER V), CAPS, Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

6 6 Metodologia e Instrumentos Realização de investigações (pesquisa documental e de campo, mapeamento psicossocial, observação- ação-participante) e grupos de estudo; Encontros entre os diversos “atores” da comunidade e planejamento participativo das atividades; Círculos de Cultura (Freire, 1980) e de Encontro (Góis, 1994), dinâmicas de integração grupal, rodas de conversa e vivências (Toro); Registro e divulgação das atividades como forma de incentivar a produção acadêmica; Socialização do conhecimento e da informação por meio da edição de livros, artigos, jornais e banners.

7 7 Frentes de Atuação Equipe Pontes – busca facilitar grupos na comunidade e o processo de criação do Conselho do CAPS. Equipe Teia – Busca potencializar a participação comunitária nos grupos existentes. Equipe Tutu- pensa a manutenção financeira da parceria. Cada frente é composta por integrantes do NUCOM, Movimento e CAPs.

8 8 Atividades Articulações entre o poder público e a comunidade para a promoção do desenvolvimento individual e comunitário; Integração de uma rede de saúde mental permitindo a parceria e a interconexão entre os equipamentos já disponíveis no bairro a fim de potencializar e expandir suas atuações; Co-facilitação de uma Assembléia, entre os membros parceiros, para a realização do planejamento estratégico. Realização de reuniões mensais com os membros parceiros para avaliação e planejamento de atividades conjuntas;

9 9 Atividades Co-facilitação, com os membros parceiros, de grupos na comunidade do Grande Bom Jardim; Aproximação e co-facilitação de grupos internos do CAPS para a promoção da participação comunitária; Participação nas reuniões do CAPS do Bom Jardim com o objetivo de facilitar a implementação do Conselho do CAPS; Participação e co-facilitação nas Assembléias mensais do CAPS, com os membros parceiros, para promoção de uma maior atuação dos usuários e dos familiares na dinâmica do CAPS.

10 10 Alguns resultados Maior articulação entre os parceiros, formação de equipes de trabalhos para discussão da saúde comunitária, Ampliação da participação dos usuários na gestão do CAPS Desenvolvimento de ações focadas na realidade da comunidade.

11 11 Site: www.nucom.ufc.brwww.nucom.ufc.br Email: nucomufc@yahoo.com.brnucomufc@yahoo.com.br Fone: 33667729


Carregar ppt "1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google