A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender."— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender

2 O que o PAAE avalia

3 Conhecimento CBC Tópicos /Habilidades a serem ensinadas e aprendidas Tópicos/habilidades obrigatórios O Aluno não pode deixar de aprender Itens do Banco

4 O que o item avalia Nível: Ensino Médio Disciplina: Biologia Dificuldade: Difícil - Avaliação da Aprendizagem CBC1 - Eixo: II - Biodiversidade Tema: 2 - História da vida na terra Subtema: Não tem Tópico: 5 - Evidências e explicações sobre evolução dos seres vivos. Habilidade: 5.1 - Comparar as explicações utilizadas por Darwin e por Lamarck sobre as transformações dos seres vivos. Detalhamento: 5.1.1 - Identificar as semelhanças e diferenças entre as teorias evolucionistas.

5 Problema e resposta A charge ironiza a teoria da evolução proposta por Darwin. ( www.usp.com.Acesso: 10/02/2010.) Essa ilustração do rosto de Darwin em um corpo de primata critica o pensamento Darwiniano de que A) o chimpanzé pode apresentar pensamento lógico e utilizar ferramentas. B) o homem e os chimpanzés possuíram um ancestral comum. C) os chimpanzés estão se tornando seres humanos com o passar do tempo. D) os seres humanos possuem a mesma estrutura fisiológica de um primata.

6 Resolução Justificada A) INCORRETA. A charge não contém evidências de pensamento lógico e utilização de ferramentas. B) * CORRETA. A semelhança morfológica é a evidência que nos permite concluir que o homem e os chimpanzés possuíam um ancestral comum segundo o pensamento darwiniano. C) INCORRETA. A evolução dos atuais primatas transformando-os em seres humanos, uma espécie já existente, não é lógica, por isso, a charge não contém essa evidência. D) INCORRETA. Os seres humanos são semelhantes aos chimpanzés, entretanto não possuem as mesmas estruturas.

7 Os itens e sua qualidade técnica e pedagógica

8 Itens utilizados na prova: 11.672 Itens comentados dessa prova : 1.429

9

10 Processo Análise do comentário Adequação- Dificuldade Comunica ao professor ElogioAgradecePertinente Altera a questão e comunica ao professor Cancela, substituí e comunica ao professor Não Pertinente Comunica ao professor Retorno ao autor Pertinente Altera a questão e comunica ao professor Não pertinente Comunica ao professor Sem contribuição Agradece Mal formulada Retorna ao professor, para melhor esclarecimento

11 Exemplo de Comentário Pertinente : “Percebo aqui que realmente as questões são bem elaboradas,parabens porém existe uma realidade encontrada aqui bem diferente. Por ser uma escola de zona rural do minicipio nós professores de arte encontramos difuculdades de trabalhar esses conteúdos em sala por que não tempos livos didaticos e nenhum material de suporte. e os alunos não tem contato e nem experiência nenhuma com esta realidade que esta no CBCS,o que acontece é que nos professores de artes fazemos uma adapitação desses conteúdos e fazemos acontecer a didatica com o pouco que temos. Para mim a linguagem aqui colocada é dificiu para o aluno. uma outra questão a ser colocada é sobre a vizualização do material da prova. a exemplo desta questão que foi tirada xerox em preto em branco, fica dificiu o aluno vizualizar e interpretar esta questão uma vez que ele não consegue vizualizar o desenho”. (sic)

12

13 Exemplo de comentário não pertinente: “A questão está bem formulada, mas é uma questão que os alunos aprenderão no segundo ano”. (sic)

14 Exemplo de comentário pertinente: “A imagem não ficou visível para os alunos. Não dá para definí-la na folha xerocada” (sic)

15 Exemplo de comentário mais do que pertinente: “Ótima, pois envolve muito mais conhecimento geral do que propriamente o saber de uma disciplina. Com este tipo de questão podemos abordar com os alunos a importancia deles estarem informados sobre o que ocorre no mundo, em ir além do que a escola ensina e trabalha, como conteúdos em sala de aula”. (sic)

16 Os resultados do PAAE

17 PAAE Online

18 Como foi feito x

19

20 Quadro síntese da participação geral

21 PAAE Online

22

23

24


Carregar ppt "Tópicos/habilidades obrigatórios. O Aluno não pode deixar de aprender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google