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1 Revisão AP1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

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1 1 Revisão AP1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/hangout: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com greinaldo@fbv.edu.br n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/fbvhttp://www.alexandrecordel.com.br/fbv n Celular: (81) 9 9801-1878

3 O Que Significa A Palavra Empreendedor? n A palavra empreendedor (Entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. n Os EMPREENDEDORES são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, reverenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

4 Ser Empreendedor n Ser empreendedor é possuir algumas das características como: Criatividade; Pró-atividade; Capacidade de Organização; Planejamento; Responsabilidade; Capacidade de liderança; Habilidade de Trabalhar em Equipe; Assumir Riscos – calculados; Controlar resultados; Ter uma Visão de Futuro; Paixão pelo que fazem; Aproveitar as Oportunidades; Ser agente de mudança; Ser Resiliente; Saber Ouvir; Facilidade em comunicação; Encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor. Ser flexível; Ter sonhos e transformá-los em realidade Espírito de Liderança

5 Identificando oportunidades n Imaginação n Criatividade n Inovação n Inventividade

6 Cenários da Nova Economia n Imaginação Delírio n Criatividade Ter ideias n Inovação Ter ideias e executá-las (gerar valor) n Inventividade Começa do zero – inventa algo sem precedentes

7 Comparação entre Gerentes (Administradores) Tradicionais e Empreendedores TEMAS GERENTES (Trad.) EMPREENDEDORES  Motivação Principal Promoção e outras recompensas tradicionais Independência, oportunidade para criar algo novo, ganhar dinheiro  Referência de Tempo Curto prazo e com horizonte de planejamento anual. Sobreviver e atingir cinco a dez anos de crescimento do negócio  Atividade Delega e supervisiona Envolve-se diretamente  Status Preocupa-se de como é visto na empresa Não se preocupa com o status  Como Vê Riscos Com cautela Assume riscos calculados  Falhas e Erros Tenta evitar erros e surpresas Aprende com erros e falhas  Decisões Geralmente concorda com seus superiores Segue seus sonhos para tomar decisões  A Quem Serve Aos outros (superiores) A si próprio e a seus clientes  Histórico Familiar Membros da família trabalham em grandes empresas Membros da família possuem pequenas empresas ou já criaram algum negócio  Relacionamento Interpessoal A hierarquia é a base do relacionamento As transações e acordos são a base do relacionamento

8 Gerenciar a empresa criada Estilo de gestão Fatores críticos de sucesso Identificar problemas atuais e potenciais Implementar um sistema de controle Profissionalizar a gestão Entrar em novos mercados Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro 9. Anexos O processo Empreendedor

9 O Processo Empreendedor

10 Validação da Ideia (Problema)

11 Tendências n Uso da internet n Start-Ups de Tecnologia n Criatividade e Inovação n Economia Criativa n Fenômeno Fintech n Crowdfunding

12 O que é uma Startup n Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Repetível Escalável Alavancagem Alto risco Inovador Alto retorno de investimento no Curto Prazo Baixo investimento inicial Ter algo como Diferencial

13 Startups: Principais Características 1. Inovação: a startup precisa ter algo diferente do que já existe no mercado, seja no seu produto/serviço ou no modelo de negócio, de forma que isto seja uma vantagem competitiva. 2. Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder crescer aceleradamente sem exigir na mesma proporção recursos humanos ou financeiros. 3. Tem potencial para atingir grandes mercados: as startups buscam criar produtos/serviços que possam ser utilizados potencialmente por milhares até milhões de clientes, para que possam assim crescer continuamente. 4. Sonho grande: as startups, mesmo começando como pequenas empresas, já nascem com a ideia de se tornarem grandes empresas no futuro, diferentemente das empresas chamadas de “estilo de vida”, que tem como objetivo apenas a realização pessoal do empreendedor. 5. São enxutas e flexíveis: mesmo pensando grande, as startups devem ser muito enxutas, pois pela necessidade de validar sua inovação, precisam estar prontas para mudar seu produto e/ou modelo de negócio de forma a adequá-los a demanda dos clientes. Cassio A. Spina, investidor Anjos Brasil.

14 Venture Capital (Aceleradoras) Investimento a fundo perdido? 1) Angel Money: os investidores-anjo procuram empresas nascentes, algumas até mesmo no campo das ideias. Eles normalmente investem entre R$ 50 mil até R$ 500 mil em startups próximas - de parentes, amigos, conhecidos ou na sua cidade - e tentam vender sua parte para investidores maiores. 2) Seed Capital: é a primeira camada de investimento acima do investidor anjo, indo normalmente de R$ 500 mil a R$ 2 milhões no Brasil. Normalmente, para diluir seu risco e diversificar sua carteira, os investidores de capital semente montam fundos que captam de vários investidores, e assim conseguem aportar capital em mais empresas e maximizarem suas chances de acertarem em cheio. As empresas que eles procuram já possuem clientes, produtos definidos, mas ainda dependem de investimento para expandirem o consumo e se estabelecerem no mercado. 3) Venture Capital: o termo VC vem dessa camada, e é normalmente usado para descrever todas as classes de investidores de risco. Mesmo assim, os fundos de venture capital brasileiros investem entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões em empresas que já faturam alguns milhões. Seu objetivo é ajudá-las a crescer e fazer uma grande operação de venda, fusão ou abertura de capital no futuro. 4) Private Equity: fundos de private equity são responsáveis pelas operações de fusões e vendas em grandes empresas, que normalmente faturam mais que R$ 100 milhões anualmente. Nesse estágio, os investimentos envolvem quantias bem maiores que os R$ 10 milhões do VC, e por isso os investidores costumam trabalhar com empresas de capital aberto ou prestes a abrirem seu capital.

15 Intraempreendedorismo É a ação de estimular empregados a se envolverem em atividades de inovação na organização. De maneira geral, fomentar atividades empreendedoras no âmbito das organizações resulta em desempenho empresarial superior e em vantagens competitivas para as empresas, tornando-se uma habilidade a ser desenvolvida constantemente e desejável pelas organizações.

16 DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR E DO INTRAEMPREENDEDOR Empreendedor Intraempreendedor Capital Próprio ou de terceiros Da empresa Estrutura operacional Ele cria Utiliza da empresa Poder de ação Maior sobre o ambiente Subordinado à cultura Org. Fracasso parcial Significa perda de recursos Significa apenas erro financeiros e realinhamento do projeto Fracasso total Significa falência Significa aborto do projeto e, no máximo, demissão. Liderança Própria Subordinado a vários líderes corporativos Equipe Monta a sua própria Deve utilizar a já existente e formada na empresa Salário Relativo, depende Fixo e definido do resultado do projeto

17 Tipos de Empresas

18 Revisitando o processo empreendedor

19 O Business Model Generation é uma metodologia de elaboração de planos de negócios, desenvolvida pelos professores Alex Osterwalder & Yves Pigneur, que é amplamente adotada para avaliar ideias de negócios e seu potencial como Startups. O que é Business Model Generation?

20 Como funciona essa metodologia? Esse modelo analisa de modo geral a viabilidade da ideia de negócios e ajuda a definir melhor o modelo de negócios da futura Startup. O Business Model Generation analisa: 1º) A Oferta – Qual é a proposta de criação de valor real para o cliente. 2º) O Mercado – Qual é o público alvo? Quais são os canais de distribuição? E como será feito o relacionamento com o cliente.

21 Como funciona essa metodologia? 3º ) A Infraestrutura – Qual é a infraestrutura necessária para o funcionamento do modelo de negócios? (exemplo: Espaço físico, equipamentos, instalações, etc). 4º ) Finanças – De onde vem a receita do negócio? Quais são os custos e despesas para viabilizar a operação do negócio. Projeta-se uma estimativa de receita, custos e despesas, para verificar a viabilidade econômica da ideia de negócios.

22 Business Model Generation Cláudio CarvajalNº 01 O BMG propõe ainda construção e apresentação da análise num “quadro”, para facilitar a visualização dos empreendedores, e, principalmente, facilitar a apresentação do projeto para potenciais investidores e parceiros:

23 9blocosdeconstrução

24

25 5 objetivos de um Plano de Negócios 1.Testar a viabilidade de um conceito de negócio 2.Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia 3.Atrair recursos $$$ 4.Transmitir credibilidade 5.Desenvolver a equipe de gestão!

26 Possíveis Públicos-Alvos de um Plano de Negócios n Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, FIESP etc) n Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas n Bancos: para outorgar financiamentos n Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas, BNDES, governo e outros interessados n Fornecedores: para outorgar crédito para compra de mercadorias e matéria prima n A própria empresa: para comunicação interna da Gerência com Conselho de Administração e com os empregados n Os clientes potenciais: para vender a idéia e o produto/serviço

27 Por que escrever um Plano de Negócios? n Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio n Para gerenciar de maneira mais eficaz a unidade/empresa e tomar decisões acertadas n Para conseguir recursos internamente à empresa e externamente n DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School)

28 Estrutura de um PN 1 - Capa 2 - Sumário 3 - Sumário Executivo 4 - Descrição da Empresa 5 - Análise Estratégica 6 - Produtos e Serviços 7 - Mercado e Competidores 8 - Marketing e Vendas 9 - Plano Financeiro 10 - Anexos Plano de Negócios Plano Resumido 1 - Sumário Executivo 2 - Análise de Mercado 3 – Plano de Marketing 4 – Plano Operacional 5 - Plano Financeiro


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