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ETAPAS DA PROBLEMATIZAÇÃO Prof. Esp. João Carlos Sinott Balbi 2010.

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1 ETAPAS DA PROBLEMATIZAÇÃO Prof. Esp. João Carlos Sinott Balbi 2010

2 São etapas da problematização: 1 Delimitação: O pesquisador deve evitar que seu problema torne-se geral e abrangente a ponto de não poder ser investigado. Para tanto, deve preocupar-se em delimitar o campo de estudo, dando os contornos e a dimensão da investigação. A delimitação poderá ser histórica, geográfica, metodológica ou teórica. Assim, ao se estudar a questão da delinqüência juvenil, por exemplo, pode-se delimitar o problema no tempo: 1970-1997; no espaço: Brasil; na perspectiva do direito material ou sob o enfoque psicológico. Pode-se também utilizar a combinação de diferentes enfoques. O pesquisador deve evitar que seu problema torne-se geral e abrangente a ponto de não poder ser investigado. Para tanto, deve preocupar-se em delimitar o campo de estudo, dando os contornos e a dimensão da investigação. A delimitação poderá ser histórica, geográfica, metodológica ou teórica. Assim, ao se estudar a questão da delinqüência juvenil, por exemplo, pode-se delimitar o problema no tempo: 1970-1997; no espaço: Brasil; na perspectiva do direito material ou sob o enfoque psicológico. Pode-se também utilizar a combinação de diferentes enfoques.

3 2 Justificativa: A justificativa deverá ser elaborada em forma de texto, ocupando boa parte do projeto. Apresenta a questão central a ser investigada e responde à questão por que? Ela é geralmente o elemento que contribui mais diretamente para a aceitação da pesquisa pelos órgãos financiadores. A justificativa deverá ser elaborada em forma de texto, ocupando boa parte do projeto. Apresenta a questão central a ser investigada e responde à questão por que? Ela é geralmente o elemento que contribui mais diretamente para a aceitação da pesquisa pelos órgãos financiadores.

4 3 Objetivos: Nessa parte do projeto deve-se deixar evidente os propósitos da pesquisa ou investigação, enfatizar resultados que poderão surgir do trabalho, assim como determinar o campo de investigação. Os objetivos do estudo deverão ser definidos da forma mais inequívoca possível para indicar, com clareza, o propósito do estudo. Deverão iniciar com verbo ativo (ex: descrever, enumerar, relacionar). Nessa parte do projeto deve-se deixar evidente os propósitos da pesquisa ou investigação, enfatizar resultados que poderão surgir do trabalho, assim como determinar o campo de investigação. Os objetivos do estudo deverão ser definidos da forma mais inequívoca possível para indicar, com clareza, o propósito do estudo. Deverão iniciar com verbo ativo (ex: descrever, enumerar, relacionar).

5 4 Importância do estudo: O pesquisador deve também indicar a relevância do seu estudo, considerando aspectos relativos a avanços acadêmicos ou teóricos dentro do campo estudado ou implicações de caráter prático. Nesse momento, deve-se perguntar: a quem podem interessar os resultados da pesquisa? Qual a originalidade do estudo? Quais as contribuições teóricas ou práticas? O pesquisador deve também indicar a relevância do seu estudo, considerando aspectos relativos a avanços acadêmicos ou teóricos dentro do campo estudado ou implicações de caráter prático. Nesse momento, deve-se perguntar: a quem podem interessar os resultados da pesquisa? Qual a originalidade do estudo? Quais as contribuições teóricas ou práticas?

6 5 Hipóteses ou questões de estudo: As hipóteses são respostas provisórias que são antecipadas na pesquisa e que deverão ser comprovadas na investigação. Não existindo possibilidade de antecipar possíveis respostas, elegem-se algumas questões para que essas sejam respondidas no estudo. As hipóteses são respostas provisórias que são antecipadas na pesquisa e que deverão ser comprovadas na investigação. Não existindo possibilidade de antecipar possíveis respostas, elegem-se algumas questões para que essas sejam respondidas no estudo.

7 Exemplos de problemas e hipóteses: ASSUNTO: Educação Escolar TEMA: Ensino Médio - evasão PROBLEMA: - Quais as causas da evasão escolar no ensino médio? HIPÓTESE: - As causas da evasão escolar no ensino médio relacionam-se à falta de perspectiva de trabalho após o término do curso.

8 Outras vezes, dependendo do objeto a ser investigado, não interessa relacionar variáveis. Neste caso, cabem questões de pesquisa. Outras vezes, dependendo do objeto a ser investigado, não interessa relacionar variáveis. Neste caso, cabem questões de pesquisa. Exemplo de problema que não relaciona variáveis: Exemplo de problema que não relaciona variáveis: ASSUNTO: Direito Ambiental TEMA: Responsabilidade penal da pessoa jurídica PROBLEMA: - Pode a pessoa jurídica ser responsabilizada plenamente por dano contra o meio ambiente? - Qual a base legal para a aplicação da pena e fixação do quantum debeatur?


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