A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catequese e Dízimo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catequese e Dízimo."— Transcrição da apresentação:

1 Catequese e Dízimo

2 Fundamentos Catequese: “ação eclesial: a Igreja transmite a fé que ela mesma vive; transmite o tesouro da fé” (DNC nº 39) Dízimo: é uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido tanto em bens materiais como espirituais. O dízimo tem o dom de formar comunidade.

3 Fundamentos Bíblicos Abraão (Gn 14, 18-20), Melquisedec é a imagem do sumo sacerdote, a quem os descendentes de Abraão pagam dízimo; Jacó (Gn 28, 22), reconhece a Deus como provedor de tudo; Moisés (Lv 27, 30-32), toda a criação pertence a Deus;

4 Fundamentos Bíblicos A viúva (Mc 12, 41-44), as duas pequenas moedas;
Fariseus hipócritas (Lc 11, 42), não vivem a justiça;

5 Dimensões do Dízimo Comunitária: “Todos os fiéis viviam e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um” (At 2, 44-45); Pastoral: A Evangelização que abarca todas as atividades da Comunidade Eclesial; Social: Obras voltadas para promover a vida e a dignidade humana.

6 Objetivo: Dízimo Catequético
“Eduquem as crianças de hoje, e não será preciso punir os adultos de amanhã” (Pitágoras) Objetivo: ensinar às nossas crianças e jovens valor de dividir com outros os nossos Dons; a partilha é a única forma cristã de gerar Justiça e Paz. Bem como o hábito de ser um dizimista responsável, contribuindo com o que pode, de coração alegre; colaborando dessa forma com sua comunidade e a Igreja.

7 Perfil das Crianças e Jovens
(1)- Criados com um pouco mais de conforto. (2)- Não sabem o que é não, se fazem as suas vontades. (3)- Certa ausência dos pais, pelo trabalho. (4)- educadas pela televisão capitalista. (5)- São poucos filhos, quando não são únicos. (6)- Suscetíveis ao egoísmo e a serem materialistas. (7) Frágeis na fé, por falta de testemunho familiar.

8 Por quê? 1. Para não ser mais necessária a correção dos adultos; 2. Os jovens dizimistas aprendem a ser desprendidos de bens materiais; 3. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus; 4. Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da comunidade; 5. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um seu devido valor; 6. Ficam sabendo que tudo, que gostamos, vem de Deus e que o dízimo é um sinal de agradecimento;

9 Por quê? 7. Se renunciam a pequenas coisas para entregar o dizimo, estarão preparados para fazer os sacrifícios maiores, que a vida de adulto exige. As crianças e os jovens, sendo dizimistas aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento íntimo com o Criador, despertando o sentido de fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criam entre eles uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).

10 Conclusão A Experiência do Dízimo Catequético ensina valores humanos e cristãos e por isso também se insere no processo de Evangelização.


Carregar ppt "Catequese e Dízimo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google