A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da."— Transcrição da apresentação:

1 Independência do Paraguai

2 Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da Prata 1806: luta contra invasões inglesas engajada pelo governo de Misiones sob o comando de seu governador, Velasco. 1810: organização militar comandada por Velasco a fim de frear a Junta de Mayo – invasão do território argentino, paralisação do comércio, repressão aos apoios da Junta de Mayo. Temor de que o Paraguai fosse invadido por Portugal fortalece a organização militar Abril de 1811: Descoberta a conspiração que pretendia libertar presos políticos, apoderar-se das armas e depor as autoridades políticas.

3 Independência do Paraguai 1811: Proclamação da Independência – Revolução de 14 de Mayo Organização do levante militar por Pedro Juan Caballero e Iturbe Governo provisório: advogado e teólogo José Gaspar Rodríguez Francia, o “Dr. Francia ” e comerciante español Juan Valeriano de Zeballos. Permanência deste governo até a organização de um Congresso Provincial. Junho de 1811: Congresso provincial determina lealdade a Fernando VII e a defesa aos diretos e à liberdade da província. Velasco é destituído e acusado de manter relações políticas com o Império Português a fim de provocar o retorno da monarquia e tornar o Paraguai submisso a Portugal.

4 Independência do Paraguai Nomeação pelo Congresso de uma Junta Superior Governativa presidida pelo tenente coronel Fulgencio Yegros e formada por Rodríguez de Francia, o capitão Pedro Juan Caballero, o sacerdote Francisco Javier Bogarin e Fernando de la Mora. A Junta determinou que o Paraguai mantivesse boas relações com as demais províncias bem como se juntasse a elas para formar uma sociedade fundada em princípios de justiça e de igualdade. Estabeleceu um projeto de confederação entre as Provincias Unidas del Río de la Plata e o Paraguai, porém os interesses das elites portenhas e assuncenas se chocaram. Outubro de 1814: 3º Congresso, Francia é declarado Dictador Supremo de la Republica del Paraguay. Iniciou um processo de isolamento das demais nações sul-americanas.

5 Independência do Paraguai Medidas adotadas: perseguição aos opositores do governo, secularização dos bens da Igreja, nacionalização do clero, educação de nível primário é tornada pública e obrigatória, escolas de ensino secundário foram fechadas. Ditador, ele governou o Paraguai até sua morte, em 1840, guiado pelo espírito nacionalista e não intervencionista. Considerado “pai” da pátria paraguaia, seu principal objetivo foi consolidar a independência de qualquer influência estrangeira e manter a soberania do território. Seu governo acabou incutindo no povo paraguaio um sentimento patriótico e nacionalista. Até a morte de Francia, o Paraguai não se declarou formalmente independente.

6 Independência do Paraguai 1840: governado por Carlos Antonio López, promovendo um intenso processo de industrialização e investimentos em infraestrutura, um exemplo foi a construção da primeira ferrovia na América do Sul. 1842: Declaração de Independência do Paraguai por Carlos Antonio López diante da ameaça da Confederação Argentina de anexar o Paraguai, através do governador Rosas.


Carregar ppt "Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google