A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.

2 Tipos de sistemas nervosos CELENTERADO PLATELMINTO Os celenterados são formados por neurônios, ligados por sinapses ou conexões celulares. Possuem uma corda nervosa dupla que percorre todo o comprimento do corpo e se funde com a cauda. ARTRÓPODO VERTEBRADO Sistema nervoso constituído de uma série de gânglios conectados por uma corda nervosa ventral que correm ao longo da barriga. Sistema nervoso dos animais vertebrados são frequentemente divididos em Sistema nervoso central e Sistema nervoso periférico. A forma mais simples de sistema nervoso se encontra no filo dos celenterados, do qual fazem parte as hidras, as medusas e os pólipos... Nos vertebrados, o sistema nervoso se divide em central (cérebro e medula espinhal) e periférico (nervos cranianos e raquidianos, além do sistema nervoso autônomo ou vegetativo).

3 Sistema Nervoso Humano O sistema nervoso humano se localiza na região dorsal, tem mais de 100 bilhões de neurônios conectados em rede. Ele detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares, determina as funções sensoriais, a inteligência, a criatividade e a memória. O nosso sistema nervoso é do tipo cérebro- espinhal, sendo dividido em sistema nervoso central e periférico. SistemaNervosocentral EncéfaloMedula AndarSuperiorAndarInferior TelencéfaloDiencéfaloHipotálamo MesencéfaloMetencéfaloMielencéfalo SistemaNervosoperiférico Nervos Cranianos Nervos Raquidianos

4 Sistema Nervoso Central O sistema nervoso central dividi-se prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo, característica da evolução embrionária dos vertebrados (cérebro, cerebelo, ponte de Varólio, pedúnculos cerebrais e bulbo raquidiano). O cérebro é o elemento principal, para o qual são dirigidos os impulsos recebidos pelo sistema nervoso. De dentro para fora, distinguem-se a substância branca, formada por neurônios recobertos de mielina. A substância cinzenta, que forma o envoltório ou córtex cerebral. A massa cerebral é recoberta por três membranas de proteção, as meninges (pia-máter, aracnóide e dura-máter).

5 Sistema Nervoso Periférico É formado por um conjunto de nervos que podem ser classificados em dois tipos: raquidianos e cranianos. Nervos Raquidianos: São 31 pares de nervos que partem da medula espinhal e se ramificam por todo o corpo. Na transmissão dos estímulos nervosos, os nervos podem ser de três tipos: Sensitivos: Levam os estímulos nervosos do corpo para o cérebro. Motores: Levam os estímulos nervosos do cérebro para o corpo. Mistos: Conduz os impulsos nervosos nos dois sentidos, pois têm duas raízes.

6 Sistema Nervoso Periférico Nervos Cranianos: são constituídos por doze pares de nervos que saem do encéfalo e se distribuem pelo corpo. Podem ser sensitivos, motores ou mistos. Alguns nervos cranianos: Óptico, Auditivo, Olfativo, trigêmeo, Facial, Hipoglosso, Patético, Espinhal. ESQUEMA NERVO MISTO

7 Sistema Nervoso Autônomo O sistema nervoso autônomo é aquele que funciona independentemente de nossa vontade. Ele que controla as funções da vida vegetativa, como a digestão e a respiração. É formado por dois sistemas antagônicos, o Simpático e o Parassimpático. Sistema Nervoso Simpático: É constituído por nervos que partem da medula e penetram na órgãos liberando norepinefrina nas sinapses. Sistema Nervoso Parassimpático: Tem 75% das duas atividades executadas pelo nervo vago, que parte do tronco encefálico e inerva as regiões torácicas e abdominais, onde libera acetilcolina nas sinapses.

8 Nervos Parassimpáticos e Simpáticos

9 Doenças do Sistema Nervoso Acidente Vascular Cerebral: É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Cefaléias: São dores de cabeça que se podem propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoço. A sua origem está associada a diversos fatores como tensão emocional, distúrbios visuais e hormonais, hipertensão arterial, infecções, sinusites, etc. Esclerose Múltipla: Manifesta-se por volta dos 25 a 30 anos de idade e é mais frequente nas mulheres. Os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraqueza muscular.

10 Doenças do Sistema Nervoso Doença de Parkinson: Manifesta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade e é causada por alterações nos neurônios que constituem a "substância negra" e o corpo estriado, dois importantes centros motores do cérebro. A pessoa afetadas passa a apresentar movimentos lentos, rigidez corporal, tremor incontrolável. Doença de Alzheimer: Esta doença manifesta-se por volta dos cinquenta anos e caracteriza-se por uma deterioração intelectual profunda, desorientando a pessoa que perde, progressivamente a memória, as capacidades de aprender e de falar.


Carregar ppt "Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google