A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico."— Transcrição da apresentação:

1 Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico e Monumental

2 V.N.Gaia Porto V.N.Gaia Vista panorâmica do Mosteiro da Serra do Pilar O contexto do Mosteiro e caves do Vinho do Porto

3 Nesta bela cidade uma grande quantidade de indústrias e uma intensa actividade comercial são estão estabelecidas. A norte, corre o rio Douro que a separa do Porto, capital europeia da cultura 2001

4 Vila Nova de Gaia é conhecida pelas suas Canes, onde é armazenado o vinho do Porto, famoso em todo o mundo. É uma cidade muito antiga, com monumentos de grande valor histórico. Mosteiro da Serra do Pilar com o seu claustro circular.

5 O Mosteiro Serra do Pilar, classificado como monumento nacional, foi construída no topo Norte da encosta granítica, liderado que desce quase verticalmente em direcção ao Rio Douro. Este monumento datado de 1542 inclui uma igreja e um claustro, além do edifício do convento. A igreja com uma forma circular, um dos raros templos de influência italiana na Península Ibérica, tem uma cúpula, que constitui um dos miradouros mais impressionantes sobre a cidade do Porto.

6 O claustro e a igreja representam as esferas celeste e terrestre. Os trinta e seis colunas no claustro evocam os trinta e seis diáconos em torno de Cristo. O número dez, indica o número de dias do Zodíaco Arcaico e, portanto, simboliza o círculo do ano. A igreja, com a sua secção octogonal representa o espaço. O claustro e igreja, assumem através da sua linguagem simbólica, a correspondência entre microcosmos e o macrocosmo.

7 No dia 6 de Agosto de 1537, dia de S. Salvador, padroeiro do Mosteiro, os raios solares ao amanhecer (declinação,  = 14 º, azimute, A = 71 º) iluminam, através da janela da lucerna, a imagem do Salvador colocada em lugar de destaque na cúpula da igreja. Esta imagem foi posteriormente substituída pela imagem de Sto Agostinho.

8 Verificou-se também que a direcção dos raios solares, nesta data, era exactamente a mesma que une o centro do claustro ao centro da igreja. No dia 18 de Outubro de 1537 a direcção dos raios solares ao pôr do sol (  =- 13a; A = 71 º) era correspondente à orientação da íngreme encosta virada a Norte e correspondente com a direcção de implantação do Mosteiro.

9 Aguardamos a vossa visita a Portugal!… O Mosteiro e a ponte D. Luís I vistos à noite

10 Fontes: -Revista Monumentos, cidades, património, reabilitação, Instituto de habitação e reabilitação urbana, Ministério do Ambiente do Ordenamento do território e do desenvolvimento regional. - O Porto visto do Céu. Edições Jornal Público -Fotografias tiradas pelos alunos e professores da Escola Secundária de Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia.


Carregar ppt "Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google