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PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por.

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1 PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por pessoas e se destina atingir objetivos dentro de parâmetros pré-definidos como: (tempo, custo, recurso e qualidade).

2 PROJETOS “É um compromisso para obter um resultado”.
“É um objetivo cuidadosamente escolhido e escorado por um plano de ação bem elaborado.” “É um conjunto ordenado de pesquisas, suposições e conclusões, que permitem avaliar a conveniência”.

3 CARACTERISTICAS Temporariedade Individualidade
Empreendimento não repetitivo Seqüência clara e lógica de eventos Início, meio e fim Objetivo claro e definido Conduzido por pessoas

4 CARACTERISTICAS Projetos envolve mudanças;
Projetos compreendem a criação de algo novo ou diferente; Projetos são orientados por objetivos; Tem um componente de incerteza; Exige uso de técnicas específicas de gerenciamento.

5 PEDAGOGIA DE PROJETOS Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes (HERNANDEZ, 1998). Acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os Projetos de Trabalho para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político maior e elaborando propostas de intervenção que visem transformação social (FREIRE, 1997).

6 Quando e por que surgiu a Pedagogia de Projetos?
A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surge no início do século XX, com John Dewey. Já nessa época, a discussão estava pautada numa concepção de que educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente.

7 O que são projetos pedagógicos?
Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas; “Uma proposta de intervenção pedagógica” que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem, reais e diversificadas. Possibilita aos alunos decidirem, opinarem, debaterem; e construírem sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.

8 Características do Trabalho com Projeto?
Abrantes (1995:62 ) aponta algumas características fundamentais do trabalho com projetos: Responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais: os alunos são co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do projeto.

9 A autenticidade: o problema a resolver é relevante e tem caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Além disso, o problema não é independente do contexto sócio-cultural. Complexidade e resolução de problemas: o objetivo central do projeto constitui uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução. Caráter faseado: um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.

10 Concepções de conhecimento escolar
A Pedagogia de Projetos traduz uma concepção de conhecimento escolar, trazendo uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e os conteúdos das disciplinas. Há uma tendência, de forma generalizada no pensamento pedagógico, em colocar, como questões opostas, a participação dos alunos e a apropriação de conteúdos disciplinares.

11 Concepção Cientificista: Professores com essa concepção enxergam o conhecimento escolar como a transmissão de um conhecimento disciplinar já pronto e acabado a alunos que não o detém. Estão preocupados com o"vencimento" dos conteúdos, ao final do ano. Concepção Espontaneista: Entendem a escola apenas como espaço de conhecimento da realidade dos alunos e de seus interesses imediatos.

12 Estas duas tendências têm uma visão dicotômica do que seja conhecimento escolar acabando por fragmentar um processo que não pode ser fragmentado. Não se pode separar o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares x processo de participação dos alunos. Nem desvincular as disciplinas da realidade atual, são fruto da interação dos grupos sociais com sua realidade cultural.

13 Concepção Globalizante: Permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência sócio-cultural. Projetos com o objetivo de resolver questões relevantes para o grupo, gera necessidade de aprendizagem e, nesse processo, os alunos irão se defrontar com os conteúdos das diversas disciplinas, entendidos como "instrumentos culturais" valiosos para a compreensão da realidade e sua intervenção.

14 Nessa mudança de perspectiva, os conteúdos deixam de ter um fim em si mesmos e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade de forma critica e dinâmica. Os conteúdos disciplinares, passam a ganhar significados diversos, a partir das experiências sociais. Essa mudança de perspectiva traz conseqüências na forma de selecionar e seqüenciar os conteúdos disciplinares, pautados, geralmente, numa concepção etapista e acumulativa, onde um conteúdo deve ser "vencido" para outro ser "apresentado" ao aluno.

15 Projetos de Trabalho trazem nova concepção de sequenciação fundada na dinâmica, no processo de "ir e vir", onde os conteúdos vão sendo vistos de forma abrangente e aprofundada, dependendo do conhecimento prévio e da experiência cultural dos alunos. Assim, um mesmo projeto pode ser desencadeado em turmas de ciclos diferentes, recebendo tratamento diferenciado, a partir do perfil dos grupos.

16 É preciso que os alunos se apropriem desses novos conteúdos e para isso a intervenção do professor é fundamental, no sentido de criar ações para que esta apropriação se faça de maneira significativa. Isso poderá ser feito a partir da organização de módulos de aprendizagem. Nem todos os conteúdos disciplinares, surgidos nos projetos, são objetos de um estudo em módulos de aprendizagem. Precisa considerar o processo vivido pelo grupo, sua experiência e seus conhecimentos prévios.

17 Como surge um projeto? Alguns profissionais defendem a posição de que o projeto deve partir dos alunos, pois, se não, ele seria imposto. Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo, com a sua intenção educativa, pois, de outra forma, se cairia em uma postura espontaneista.

18 Pedagogia de Projetos: envolvimento do grupo com o processo.
Um tema pode surgir dos alunos, mas isso não garante uma efetiva participação destes no desenvolvimento de projeto. O que caracteriza o trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido de torná-lo uma questão do grupo. Portanto, os problemas ou temáticas podem surgir de um aluno, de um grupo de alunos, da turma, do professor.

19 Quais as etapas de um projeto?
No desenvolvimento de um projeto, três etapas devem ser configuradas: problematização, desenvolvimento e síntese. a)Problematização É o início do projeto. Nessa etapa , os alunos irão expressar suas idéias e, conhecimentos sobre o problema em questão.

20 Os alunos já trazem hipóteses, concepções sobre o mundo que o cerca
Os alunos já trazem hipóteses, concepções sobre o mundo que o cerca. E é dessas hipóteses que a intervenção pedagógica precisa partir; pois, dependendo do nível de compreensão inicial dos alunos, o processo toma um outro caminho. Nessa fase, o professor levanta o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem sobre o tema em questão. É também a partir das questões levantadas nesta etapa que o projeto é organizado pelo grupo.

21 b) Desenvolvimento Criar estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização. A ação do aluno é fundamental. Precisam comparar pontos de vista, rever suas hipóteses, colocar-se novas questões, deparar-se com outros elementos postos pela ciência. Criar propostas de trabalho que exijam a saída do espaço escolar, a organização em pequenos e/ou grandes grupos, o uso da biblioteca, da própria internet, enciclopédias, a vinda de pessoas convidadas à escola, aguçar sensibilidade e percepção cotidiana, entre outras ações. Nesse processo os alunos devem utilizar todo o conhecimento que tem sobre o tema e se defrontar com conflitos, inquietações que as levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses iniciais.

22 c) Síntese No processo as convicções iniciais vão sendo superadas, e outras mais complexas vão sendo construídas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento e vão servir de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem. Os projetos são processos contínuos que não podem ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas. Refletem uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando o significado às aprendizagens construídas.

23 Os projetos de trabalho, não se inserem numa proposta de renovação de atividades, tornando-se mais criativas, e sim numa mudança de postura, o que exige um repensar da prática pedagógica, é, portanto, uma quebra de paradigma. A Pedagogia de Projetos é um caminho para transformar a escola em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dela participam, e o uso da internet, por meio de ambientes de aprendizagem colaborativa, auxiliará na construção de conhecimentos, habilidades e valores dos alunos.


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