A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá

2 Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa participante

3 Pesquisa ação: tem sua origem nos estudos de Kurt Lewin sobre as dinâmicas de grupo, na década de 40. Crítica às noções de neutralidade e objetividade das formas tradicionais de pesquisa social. Os pesquisadores estão ativamente envolvidos com os problemas encontrados na realidade ou no grupo estudado.

4 Pesquisa ação: "...um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução deum problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos dasituação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participante". THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação.São Paulo, Cortez, 1985.

5 A distinção entre pesquisa-ação e pesquisa participante não é muito clara, e os dois métodos cada vez mais se confundem. De maneira geral, pesquisa-ação foi uma terminologia adotada nos estudos na América Latina, enquanto o termo pesquisa participante se popularizou em países anglo-saxões.

6 Com relação ao modo de produção do conhecimento: Na pesquisa “tradicional”, o pesquisador assume a responsabilidade de elaborar o problema, decidir os aspectos metodológicos, coletar informações, analisar os dados e disseminar os resultados. Na pesquisa-ação, há produção coletiva de conhecimento, rompendo o monopólio do saber e da informação. Problematização da divisão pesquisador-pesquisado

7 Com relação à relação entre pesquisador e sujeito: No lugar da distância entre pesquisador e grupo que vai ser examinado, tal como nas ciências sociais tradicionais, propõe-se a interação. Isso significa, para o pesquisador, trabalhar, talvez viver, no grupo escolhido, a fim de elaborar perspectivas e experimentar ações que perdurem, inclusive depois de terminado o projeto. Busca por horizontalidade

8 Com relação aos objetivos: Na pesquisa “tradicional” o objetivo primário é a produção de conhecimento sobre o problema. Na pesquisa-ação, a produção do conhecimento deve acompanhar resultados positivos para os sujeitos envolvidos na pesquisa. A pesquisa deve levar à transformação social.

9

10 Com relação à metodologia, as utilizações podem ser as mais variadas, como entrevistas, questionários, etc. No entanto, devido ao caráter dialógico e coletivo da perpectiva, privilegia-se métodos que permitam a fala horizontalizada, o diálogo democrático e a construção coletiva de sentidos, como dinâmicas de grupo e rodas de discussão.

11 O método recebeu críticas e segue se reformulando, como na proposta da pesquisa-intervenção. Em Lewin, a preocupação concentrou-se em fábricas em zonas rurais, cuja mão-de-obra era incapaz de atingir os altos padrões de produção das regiões industriais do Norte dos EUA. Mas, o seu propósito não era conscientizar os operários com relação à situação de vida, mas adaptá-los às condições de trabalho das fábricas e torná-los mais produtivos.

12 Na américa Latina, a pesquisa-ação elabora projetos auto- gestionados de mudança social e filia-se às correntes institucionalistas da Psicologia. A pesquisa-intervenção busca não apenas resolver problemas locais, visando o ajustamento dos grupos a uma condição social dada, mas a própria transformação das condições sociais. A pesquisa busca portanto intervir na realidade social.


Carregar ppt "Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google