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Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales"— Transcrição da apresentação:

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2 Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales denyssales@ifce.edu.br

3  “Qualquer entidade digital ou não digital, que possa ser usada, reusada e referenciada com tecnologia no suporte ao aprendizado”. ◦ IEEE-LTSC. Std1484.12.1 - IEEE Learning Technology Standard Committee (LTSC) Standard for Learning Object Metadata (LOM). IEEE, 2002.  “Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no suporte ao ensino”.  D. A. Willey. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, http://reusability.org/read/ chapters/wiley.doc>, Out. 2010.  “Um pedaço digital de material de aprendizagem que leva a uma identificação clara de tópico ou resultados de aprendizagem e tem potencial para ser reutilizado em diferentes contextos”.  R. Mason, M. Weller, and C. Pegler. Learning in the Connected Economy. Londres: Open University, 2003.

4  OA é uma espécie de “partícula” ou “Tijolo Didático” reutilizável de conteúdo educacional digital que pode compor uma unidade de aprendizagem.  http://professordenyssales.blogspot.com.br/2012/02/como-fazer- oa-uma-metodologia-para.html http://professordenyssales.blogspot.com.br/2012/02/como-fazer- oa-uma-metodologia-para.html

5  A transformação da sala de aula em um espaço agradável, colaborativo e interativo de aprendizagem.  A devida transposição didática de conteúdos;  Maiores possibilidades no auxilio à aprendizagem mediada por tecnologia digital;  Mais riqueza semântica aos conteúdos educacionais digitais.

6  Um OA deve valorizar os aspectos lúdicos, despertar a criatividade, aguçar a aprendizagem por meio da descoberta e priorizar a fenomenologia.  Fonte Sales (2005)  A interface do OA deve gerar satisfação, em vez de causar fadiga ou cansaço devido à sobrecarga de informações ou imagens.;  Os OA devem ser pequenos e com objetivo específico;  Os OA não devem conter páginas e mais páginas que exigem barra de rolagem;

7  Quais serão os seus objetivos?  Para que público?  Qual a metodologia adequada? Comportamentalismo? Fonte: http://penta3.ufrgs.br/animaco es/Episode1.swf  Qual a importância do conteúdo a ser abordado pelo OA e o conhecimento que se deseja transmitir?  Quais formas de Interatividade com o aluno?  O que ele vai ou não abordar?  Com que profundidade? http://www.youtube.com/watch?v=vmRmB gKQq20

8 http://cesta.cinted.ufrgs.br http://interred.ifce.edu.br www.labvirt.fe.usp.br http://www.fisica.ufpb.br/~romero/ http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa.php?id=0

9 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ http://www.merlot.org/merlot/index.htm

10 Mais Repositórios de OA http://www.slideshare.net/ http://www.slideboom.com/ http://www.youtube.com/ http://feb.ufrgs.br/feb/

11 ◦ Permitem a manipulação de variáveis. ◦ A aprendizagem é decorrente do ato exploratório e da testagem de hipóteses sobre o OA. http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa.php?id=0 http://interred.ifce.edu.br/ http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/gangorra/gangorra.html Gangorra Interativa Pato Quântico Atmosferas

12 ◦ Artefato, aparato, instrumento ou recurso auxiliar para elaboração de alguma atividade experimental.  Exemplos:  Geradores de áudio para calcular a velocidade do som;  Um apllet de regressão linear para análise de dados coletados em laboratório. http://zeus.df.ufcg.edu.br/labfit/download_p.htm http://www.audioware.com.br/download-69- multitone-generator.html

13 ◦ A aprendizagem tem foco na construção coletiva a partir de processo de investigação aguçado pela colaboração.  Exemplos: Wiki, blogquest e Webquest. http://www.webquestbrasil.org/criador/http://wqtransito.vilabol.uol.com.br/index.htm

14 ◦ A aprendizagem é decorrente de comandos lógicos atribuídos ao software.  Exemplo: Modellus  http://modellus.fct.unl.pt/ http://modellus.fct.unl.pt/

15 ◦ Não possibilitam a interatividade; ◦ A aprendizagem ocorre por descoberta-guiada; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21095

16 A Vídeo-Aula como OA http://www.youtube.com/watch?v=PCSZuNZvAjs&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=ny6_5-OgzZs Mais de 20 mil visualizações

17 denyssales@ifce.edu.br

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