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A Tomada De Decisões.

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Apresentação em tema: "A Tomada De Decisões."— Transcrição da apresentação:

1 A Tomada De Decisões

2 COMPONENTES Bruna Carlos Cleida Douglas Fabíola Hernanne Islávia

3 Introdução A tomada de decisão esta presente em todas as funções do administrador, e através delas podemos: planejar, organizar, coordenar e controlar. E as pessoas têm de tomar decisões para definir que solução aplicar para os problemas que surgem diariamente.

4 Assim são criados métodos que ajudam ao gestor tomar decisões para o melhor andamento da organização. Seja qual for a decisão tomada, ela deverá ser aquela que trouxer o melhor custo-benefício para a empresa.

5 Mensagem Inicial “O processo de tomada de decisão é a essência da administração, e consiste na busca e no caminho a ser perseguido e que seja viável, propiciando o melhor resultado final.” (OLIVEIRA)

6 Tomada de decisão É o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. E agora?!!!

7 Embora possa-se pensar que as decisões sejam tomadas de forma racional, na prática não é isso que acontece. Geralmente, mesmo dentro das empresas, as decisões são tomadas com base em intuição e experiência anterior, sem utilizar-se métodos ou técnicas racionais.

8 Por isso, entende-se que as decisões possuem racionalidade limitada
Por isso, entende-se que as decisões possuem racionalidade limitada. Segundo esse conceito de racionalidade limitada, o processo de decisão se ocupa da seleção de alternativas que mais se encaixem em algum sistema de valores dos tomadores de decisão, e são até certo ponto, de uma aceitação razoável.

9 A Indecisão Pode-se corrigir uma decisão errada, pagando-se um preço pelo erro, mas não se pode corrigir uma indecisão. “A indecisão é fatal. Às vezes, é preferível tomar uma decisão errada a criar o hábito de indecisão.” (Marie Beynon Ray)

10 Modernamente entende-se que é impossível encontrar num processo de decisão a melhor alternativa o que faz com que sejam buscadas as alternativas satisfatórias, ou seja, na prática o que se busca é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve para o alcance do objetivo da decisão.

11 As decisões classificam-se em: ☻Decisões Programadas
Tipos de Decisões As decisões classificam-se em: ☻Decisões Programadas ☹ Decisões não Programadas ☸ Decisões estratégicas ☺ Decisões estruturadas ☼ Decisões Não Estruturada.

12 Assim, as decisões são sempre semelhantes.
Decisões Programadas Caracterizam a solução para problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros, repetitivos e que se prestam a procedimentos sistemáticos.Essa decisão, se bem estruturadas e compreendidas, podem se prestar ao pensamento linear, se os problemas forem simples. A abordagem sistêmica geralmente é na primeira vez que o problema for resolvido. Assim, as decisões são sempre semelhantes.

13 Decisões Não Programadas
São as decisões caracterizadas pela não-estruturação, dados inadequados, únicos e imprevisíveis. Acontecem raramente e por isso não existem decisões rotineiras ou padronizadas. Contam apenas com a capacidade do administrador em tomar decisões. Pode-se utilizar informações de problemas e soluções do passado para problemas similares.

14 Decisões Estatégicas São aquelas que determinam os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e direção. Envolvem a definição precisa do negócio ou sua alteração e têm impacto a longo prazo e grande dificuldade de serem desfeitas. Essas decisões tendem a ser mais importantes e são tomadas por níveis hierárquicos mais elevados da organização.

15 Decisões Estruturáveis
Para muitas decisões, é possível estruturar um processo decisório que orienta a forma de se chegar a melhor alternativa. Alguns procedimentos de decisões podem ser especificados,mas não o suficiente para levar a uma decisão definitiva recomendada.

16 Existem sete etapas do processo decisório estruturado :
Identificação de sintomas e sinais; Analise do tipo de problema ou da oportunidade existentes; Identificação de soluções alternativas; Analise das soluções alternativas e considerações sobre as suas conseqüências; Avaliação das alternativas e escolha da mais adequada; Comunicação das decisões escolhida; Acompanhamento das ações necessárias a implantação da decisão.

17 Há cinco tipos de ações para solucionar problemas :
Ação provisória: propicia ao Administrador tempo para descobrir a causa de um problema. Ação adaptativa: permite ao administrador aceitar os efeitos toleráveis de um problema ou os de uma causa que não pode ser erradicada. Ação corretiva: elimina a causa conhecida problema . Ação preventiva: elimina a possível causa de um problema ou reduz sua probabilidade. Ação contingente: proporciona providencia para compensar ou minimizar os efeitos de um problema potencial serio.

18 Principais erros cometidos pelos administradores :
Um dos principais erros cometidos pelos administradores é a precipitação quanto a identificação de um problema.

19 Outras praticas errôneas freqüentes são:
Coletar apenas argumentas que favoráveis seu ponto de vista; Formar um caso que se ajuste a teoria; Acreditar que sua explicações deferentes do problema; Resistir a explicações diferentes do problema; Orgulhar-se de ser o autor da teoria ou solução; Lutar para proteger sua posição dos detratores e críticos.

20 Erros comuns nas tomadas de decisão
1 - Precipitação: Tomar decisões sem parar para pensar na melhor maneira sobre o assunto. 2 - Cegueira estrutural: O pouco pensamento faz com que se perca de vista objetivos importante. 3 - Falta de referência de controle: Deixar ser influenciado indevidamente pelos outros.

21 4 – Excesso de confiança no julgamento: Acreditar de forma muito segura nas hipóteses e opiniões pessoais. 5 – Uso de “atalhos” míopes: Acreditar na informação mais rapidamente disponível. 6 – Agir sem sistematização: Fazer escolhas sem procedimento sistemático.

22 7 – Condução inadequada de um grupo: por contar com muitas pessoas capazes envolvidas, escolhas boas serão inevitáveis. 8 – Auto-engano sobre o feedback: Incapacidade de interpretar as evidências de acontecimento passados, geralmente para proteger o ego. 9 – Não acompanhar os resultados da decisão: Falhar na analise dos resultados em pontos que revelariam lições importantes.

23 10 – Falta de auditoria do processo decisório: Não organizar e compreender suas próprias decisões.

24 Decisões pouco estruturáveis
São decisões complexas, porém repletas de riscos, que exigem um processo decisório flexível e intuitivo. A estrutura é menor e a incerteza maior.

25 Na escolha das alternativas são usados geralmente dois tipos de treinamento: o profissional que é baseado nos princípios básicos de administração e o feito pela experiência que é baseado no aprendizado e rotação nas funções que a organização pode proporcionar. Também se aprende a tomar decisões de modo formal, por meio de curso ou de programas especializados da empresa.

26 A Intuição È o modo de raciocinar baseado principalmente na experiência, por meio da qual a avaliação e julgamento são feitos de forma inconsciente. Podemos dizer que a intuição está vinculada ao conhecimento tácito e não ao explicito.

27 Impossibilidade de avaliação totalmente objetiva
Aspectos psicológicos das decisões Impossibilidade de avaliação totalmente objetiva As pessoas que tomam as decisões têm sua historia, seu passado, seus vícios, suas virtudes e seus preconceitos, conscientes ou não.

28 As necessidades de defesa atuam em todos os estágios do processo de solução do problema, podendo impedir ou desviar a analise do problema e a avaliação das conseqüências. Os mecanismos de defesa atuam até na percepção da informação: fatos ameaçadores e desagradáveis muitas vezes são negados, ignorados ou distorcidos.

29 As pessoas aprendem a evitar a percepção de aspectos ameaçadores, perigosos ou que provoquem ansiedade, levando a distorção na analise das alternativas. Alem disso, um processo decisório complexo requer a participação de muitas pessoas, podendo-se chegar a visões contraditórias do mesmo problema.

30 As variáveis envolvidas são, às vezes, tão numerosas e complexas que o executivo é obrigado a simplificar o problema, concentrando-se nos aspectos fundamentais e descartando em muita analise algumas alternativas.

31 A pressão para decisões rápidas também pode levar a simplificações subjetivas, deixando de lado uma analise meticulosa e objetiva de alternativas viáveis.

32 Decidir Decidir é ao mesmo tempo a atividade mais importante de um executivo e a mais difícil e arriscada que podem estragar um negocio e uma carreira. Decisões erradas podem ter danos, às vezes, irreparáveis.

33 Em muitos casos, as decisões erradas podem ser descobertas pelo próprio processo decisório utilizado: as alternativas não foram bem definidas, as informações corretas não foram coletadas, os custos e benefícios não foram precisamente apurados.

34 As principais Armadilhas
◊ A armadilha da fixação ◊ A armadilha do status quo

35 ◊ A armadilha dos custos já despendidos
◊ A armadilha da confirmação da evidência

36 ◊ A armadilha da estruturação
◊ As armadilhas de projeção e estimativas

37 A importância da informação
Apesar das influências psicológicas, a informação é o insumo mais importante para as decisões.

38 Mesmo os aspectos psicológicos são conseqüências, em grande parte, de informações passadas, reinterpretadas de alguma forma, consciente ou inconsciente, pelo tomador de decisões.

39 Se tudo acontece por meio das decisões das pessoas e se a informação é o insumo básico para as decisões, o gerenciamento das informações e do conhecimento por elas gerado tem importância vital para qualquer informação.

40 Aspecto importante Um aspecto importante da informação é a facilidade de sua recuperação. É impossível possuir todas as informações de que precisamos.

41 O aumento de quantidade e da qualidade das informações, bem como a maior facilidade de acessá-la foi o principal fator de aumento acelerado da produtividade econômica na década de 1990 nos países mais desenvolvidos.

42 Tipos e objetivos dos sistemas de informação
São utilizados nas empresas apenas três tipos de sistema de informação: Os sistemas de informação gerencial (SIG). Os sistemas de Apoio à Decisão. Os sistemas de informação para executivos.

43 Destinam-se a grande número de usuários.
Os sistemas de informação gerencial Destinam-se a grande número de usuários. O sistema é organizado e integrado de geração, processamento, armazenamento de dados e informação aos diversos níveis da administração para a efetivação da função gerencial.

44 Sua ênfase é na geração, armazenamento e processamento de informações estruturadas, consistentes e integradas e sua apresentação sob forma de relatórios.

45 SISTEMA DE APOIO A DECISÃO
É um sistema interativo que proporciona um acesso fácil ao usuário a modelos decisórios e a tomada de decisão.O sistema de apoio a decisão estabelece uma simbiose entre a mente humana e o computador que permite um alto grau entre o homem e a máquina.

46 Objetivo O objetivo do (SAD) é servir de apoio ao processo decisório entre decisões não-estruturadas e semi-estruturadas.O SAD é montado em rede de computadores e também e possível monta-lo sem o processamento eletrônico.Não ha necessidade dos assistentes para organizar os dados enviados.

47 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS
Destinam-se a um pequeno número de pessoas.Eles diferem do sistema de apoio a decisão pois não são interativos, e não alteram rapidamente o programa.Enquanto que os sistemas de informações gerenciais são bastantes abrangentes.

48 IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES EXTERNAS A ORGANIZAÇÃO
A maioria dos sistemas de informações trata das informações internas da organização, enquanto que também deve incluir os fatos relevantes externos da organização.Que  um dos grandes desafios para a empresa é organizar um suprimento sistemático e significativo de informações externas a organização.

49 (LACOMBE e HEILBORN (2003, p. 441))
“O sucesso de uma tomada de decisão está nas informações que chegam para o gestor, portanto, uma empresa que possua um sistema de informações gerenciais confiável, ágil, e eficiente, está em uma posição mais elevada que muitos dos seus concorrentes.” (LACOMBE e HEILBORN (2003, p. 441))

50 QUEM PARTICIPA DAS DECISÕES
Participa-se das decisões todos os envolvidos no processo, ou qualquer pessoa em ambiente externo. “lembrando-se que para cada tipo de decisão tem atores diferentes”. ( Herbert Simon)

51 Técnicas para Tomada de Decisão
Árvore de Decisão A Árvore de Decisão é uma ferramenta bastante conhecida e simples de utilizar no processo de tomada de decisão. É especialmente eficaz para problemas do dia-a-dia, onde se quer escolher rapidamente a melhor alternativa.

52 As pessoas que vão decidir devem ser
Para que uma Árvore de Decisão seja instrumento eficaz de auxílio ao gestor, alguns cuidados devem ser tomados: A árvore deve ser simples Para permitir uma comunicação fácil e completa. Ela funciona como uma lousa para desenvolver e documentar a compreensão sobre o problema. As pessoas que vão decidir devem ser envolvidas no processo de Análise De forma a assegurar que estejam presentes todas as estratégias que devem ser analisadas, que o nível de modelagem seja correto, sem simplificações ou complicações desnecessárias e que os resultados obtidos sejam bem compreendidos e discutidos.

53 Os elementos da árvore são:
Pontos de decisão Representados por quadrados, são variáveis ou ações que o tomador de decisão controla. Terminais de eventos incertos Representados por círculos, são variáveis ou eventos que não podem ser controlados pelo tomador de decisão. Terminais finais Representados por ramos sem conexão, representam os aos quais os possíveis valores de resultados estão ligados. Anotações da árvore Compostos de probabilidades, valores esperados do resultado.

54 Elaborada por Miguel (2006).

55 A principal vantagem que a árvore de
decisão tem sobre as outras técnicas é a facilidade com que ela transmite os resultados possíveis, o assunto que está sendo tratado, as alternativas que podem ser consideradas e qual a probabilidade de cada solução, apresentando-se fácil até mesmo para leigos.

56 "A derrota é passageira, mas a vitória é eterna.”
Mensagem Final "A derrota é passageira, mas a vitória é eterna.” (Diego Abrantes)


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