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PublicouThereza Corte-Real Santana Alterado mais de 7 anos atrás
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J EAN P IAGET S UÍÇA (1896- 1980)
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EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos? O capacidade cognitiva não está relacionada ao acúmulo de conhecimento mas à reorganização das estruturas mentais para interagir com conhecimentos novos. O conhecimento é gerado a partir da interação do sujeito com o meio. o organismo adapta-se ao meio e ao mesmo tempo o assimila de acordo com suas estruturas
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CONCEITOS-CHAVE - Desenvolvimento como processo de adaptação do indivíduo ao meio através da interação. 1- Assimilação: ação de incorporação de elementos do meio com o qual o indivíduo interage. Interpretação. 2- Acomodação: processo de modificação que ocorre no pensamento devido à incorporação de elementos desse meio.
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3- Adaptação: busca de equilíbrio do indivíduo em suas relações com o meio através dos mecanismos de assimilação e acomodação. 4- Esquema: padrão de comportamento ou ação que se desenvolve com uma certa organização e consiste num modo de abordar a realidade e conhecê-la. Esquemas de ação – esquemas mentais 5- Equilibração: processo de auto-regulação intrínseca e constitutiva da vida mental. Propriedade que visa superar conflitos originários da interação com o meio.
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ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - Os estágios sucedem em uma ordem fixa – Universalidade - Cada estágio é caracterizado por maneiras típicas de agir e pensar
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1. P ERÍODO S ENSÓRIO - MOTOR (0-2 ANOS ) Inteligência sem linguagem Inteligência prática (ações e percepções) Desenvolvimento cognitivo associado a reflexos: movimentos não-intencionais Ações com intencionalidade: movimentos cada vez mais complexos Permanência do objeto: formação de imagens mentais
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2 - P ERÍODO P RÉ - OPERATÓRIO (2 - 7 ANOS ) Aquisição da linguagem Função simbólica: imitação, desenho Centramento no seu próprio ponto de vista Considera apenas uma dimensão dos problemas Elementos da natureza praticam ações humanas = animismo Introdução à moralidade = heteronomia
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3 - P ERÍODO O PERATÓRIO - CONCRETO ( 7 - 12 ANOS ) Operações intelectuais - capacidade de constatações e explicações: classificação, seriação, reversibilidade (conservação de volume) Relação do todo com as partes Compreende o ponto de vista de outra pessoa Considera múltiplas dimensões sobre um problema
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4 - P ERÍODO O PERATÓRIO - FORMAL ( A PARTIR DE 12 ANOS ) Pensar abstratamente de forma hipotética e lógica Planejar o futuro, conceitos abstratos.
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M ÉTODO C LÍNICO Método de observação em que a criança é incentivada a agir sobre objetos e solucionar problemas e a falar, explicar suas ações. Anotações sobre a ação e a fala visam compreender o desenvolvimento do pensamento. Não importa se a resposta é certa ou errada; o importante é compreender a maneira como a criança pensa.
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