A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA
Disciplina: Patologia Docente: Ana Claudia

2 DEFINIÇÃO: PIGMENTO  é a designação dada para a substância que tem cor própria e que têm origem, composição química e significado biológico diversos. PIGMENTAÇÃO  é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo.

3 As pigmentações são divididas em duas classes:
PIGMENTAÇÕES EXÓGENAS:  É a pigmentação que causará a patologia. PIGMENTAÇÕES ENDÓGENAS:  A patologia é que causará a pigmentação. Sendo ainda divididas em HEMÁTICAS e MELÂNICAS.

4 PIGMENTOS EXÓGENOS ADVINDOS DO EXTERIOR E QUE ALCANÇAM O INTERIOR DOS TECIDOS POR VIA RESPIRATÓRIA, DIGESTIVA OU POR INOCULAÇÃO

5 EXÓGENOS 1. ANTRACOSE: Sais de carbono - PIGMENTO DE CARVÃO ORIGEM: INALAÇÃO DE FUMAÇAS, FUMO, POLUIÇÃO AMBIENTAL

6 MACRÓFAGOS: VISTOS NO CITOPATOLÓGICO DE ESCARRO.
MECANISMO E DESTINO: INALAÇÃO DE PARTÍCULAS SÓLIDAS VÃO PARA: ALVÉOLOS, MACRÓFAGOS, VASOS LINFÁTICOS, MANCHAS PRETAS. MACRÓFAGOS: VISTOS NO CITOPATOLÓGICO DE ESCARRO. OBS.: MINEIROS DE MINAS DE CARVÃO EXIBEM PNEUMOCONIOSE (FIBROSE PULMONAR OCUPACIONAL)

7 Pulmão - Antracose

8 2. TATUAGEM: DESTINO: AO LONGO DE FIBRAS COLÁGENAS E EM MACRÓFAGOS
GRÂNULOS CORADOS INOCULADOS NA PELE (DESENHOS/FIGURAS). DESTINO: AO LONGO DE FIBRAS COLÁGENAS E EM MACRÓFAGOS FIXOS. UTILIDADE: IDENTIFICAÇÃO POS MORTEM.

9 TATUAGEM

10 3. SIDEROSE: DESTINO: ALVÉOLOS PULMONARES
INALAÇÃO DE ÓXIDO DE FERRO (PARTICULAS FERRUGINOSAS) DESTINO: ALVÉOLOS PULMONARES NÃO CAUSA ALTERAÇÕES DAS FUNÇÕES PULMONARES

11 4. PIGMENTAÇÃO POR USO DE MEDICAMENTO:
PIGMENTOS INGERIDOS USO CRÔNICO: FENACETINA (analgésico/antitérmico) – PIGMENTAÇÃO AMARELA NOS HEPATÓCITOS / ANTIMALÁRICOS – PIGMENTAÇÃO ACINZENTADA EM PELES E MUCOSAS

12 PIGMENTAÇÃO POR USO DE MEDICAMENTOS

13 5. CHUMBO SATURNISMO INTOXICAÇÃO: FORMAÇÃO DE LINHA AZUL AO REDOR DAS GENGIVAS, DECORRENTE DA DEPOSIÇÃO DE CHUMBO

14 CHUMBO

15 6. TATUAGEM POR AMÁLGAMA Áreas de coloração azulada na mucosa bucal, decorrente da introdução de partículas de amálgama na mucosa.

16 PIGMENTOS ENDÓGENOS PRODUZIDOS POR MEIO DE ATIVIDADE METABÓLICA DAS PRÓPRIAS CÉLULAS DO ORGANISMO

17 DIVISÃO DE DOIS GRUPOS PIGMENTOS HEMÁTICOS, produzidos a partir da degradação da hemoglobina PIGMENTOS MELÂNICOS, oriundos da melanina.

18 MELÂNICOS Produzido por melanoblasto (epitelial), a melanina tem cor castanho-enegrecida, sendo responsável pela coloração das mucosas, pele, globo ocular, neurônios, cabelos, etc.

19 O processo de síntese da melanina é controlado por hormônios, principalmente da hipófise e da supra renal e pelos hormônios sexuais. Caso haja uma disfunção nessas glândulas pode gerar uma alteração na produção de melanina causando um aumento generalizado ou diminuição (perigo UV).

20 CAUSAS DE: AUMENTO: AÇÃO ACTÍNICA (SOL), “SINAIS” CUTÂNEOS (MELANOMAS), SARDAS, MANCHA MONGÓLICA. DIMINUIÇÃO: CICATRIZES, HANSENÍASE, VITILIGO (diminuição de melanócitos), ALBINISMO (tem melanócitos, mas não produz pigmento).

21

22 ALTERAÇÕES NOS MELANÓCITOS (DC)
Levam a: ACÚMULOS PATOLÓGICOS ALTERAÇÕES SENSORIAIS NEOPLASIAS Fatores ambientais: radiação UV / fatores químicos / alterações genéticas

23 Funções fisiológicas dos melanócitos
Fotoproteção (proteção a raios ultravioletas)

24 MELANINA

25 LIPOFUSCINA: DEFINIÇÃO: PIGMENTO DO DESGASTE CELULAR (ENVELHECIMENTO) COMPOSIÇÃO: LIPOPROTEÍNA DERIVADA DE LIPÍDIOS DA MEMBRANA CELULAR. ÓRGÃOS VISADOS: FÍGADO, CORAÇÃO, CÉREBRO

26 Lipofuscina é um pigmento que serve para detectar o tempo de vida celular.
Normalmente, quanto mais lipofuscina presente, mais velha é a célula.

27 MORFOLOGIA: MICROSCOPIA: GRÂNULOS PARDOS CITOPLASMÁTICOS. Acúmulo patológico está associado a mal de Alzheimer, mal de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, acromegalia

28 LIPOFUSCINA

29 HEMÁTICOS Se originam da hemoglobina
Sua porção protéica é chamada de globina. A lise dessa estrutura origina os pigmentos denominados hemossiderina e bilirrubina.

30 HEMOGLOBINA PIGMENTO QUE DÁ COR VERMELHA ÀS HEMÁCIAS – TRANSPORTE DE O2 DURAÇÃO MÉDIA 120 DIAS

31 PIGMENTO GRANULAR, MARROM-AMARELADO (PARDO) - HEMOSSIDEROSE
HEMOSSIDERINA: ORIGEM: PIGMENTO HEMOGLOBÍNICO FORMADO NA PRESENÇA DE OXIGÊNIO, OBRIGATORIAMENTE INTRACELULAR (EXTRACELULAR – É DISSOLVIDO). Esse se acumula nas células, principalmente no retículo endotelial. É originado da lise das hemácias e representa uma das duas principais formas de armazenamento intracelular de ferro PIGMENTO GRANULAR, MARROM-AMARELADO (PARDO) - HEMOSSIDEROSE

32 HEMOSSIDEROSE (pigmentação)
acúmulo de hemossiderina nos tecidos

33 Hemólise excessiva A) ANEMIAS HEMOLÍTICAS B) TRANSFUSÕES REPETIDAS
CAUSAS SISTÊMICAS –HEMOSSIDEROSE A) ANEMIAS HEMOLÍTICAS B) TRANSFUSÕES REPETIDAS Hemólise excessiva

34 EXEMPLO DE HEMOSSIDEROSE: HEMATOMA
Logo após um traumatismo, a hemorragia é vista como uma área vermelho azulada, ou negro-azulada, devido a presença de hemoglobina desoxigenada. Com o início da degradação da hemoglobina e a formação de biliverdina (quebra do heme – precursor da bilirrubina) e bilirrubina, a pele adquire tonalidade verde-azulada a amarelada Finalmente com a formação de hemossiderina, cor ferruginosa ou amarelo-dourado.

35 HEMOSSIDERINA

36 HEMOCROMATOSE Distúrbio raro do metabolismo do ferro no qual uma quantidade excessiva de ferro é absorvida pelo intestino ou entra no organismo via transfusão, levando á deposição , ao longo dos anos, de hemossiderina, no interstício, nos macrófagos, e mesmo em células epiteliais da pele, fígado, rins, pâncreas e glândulas salivares.

37 HEMOCROMATOSE

38 APRESENTAÇÃO: VÔMITOS EM “BORRA-DE-CAFÉ” (PIGMENTO PRETO DE HEMATINA).
PIGMENTO DERIVADO DA HEMOGLOBINA, FORMADO NA PRESENÇA DE ÁCIDOS OU BASES FORTES. CAUSA: SANGRAMENTO DIGESTIVO ALTO (GASTRITE AGUDA EROSIVA, ÚLCERAS, EROSÕES). APRESENTAÇÃO: VÔMITOS EM “BORRA-DE-CAFÉ” (PIGMENTO PRETO DE HEMATINA).

39 HEMATINA

40 BILIRRUBINA: Substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar

41 CAUSAS: AUMENTO DE BILIRRUBINA
PIGMENTO DA ICTERÍCIA ICTERÍCIA: PIGMENTAÇÃO AMARELA DA PELE, CONJUNTIVA DO OLHO E ÓRGÃOS INTERNOS. CAUSAS: AUMENTO DE BILIRRUBINA .

42 BILIRRUBINA: A bilirrubina eleva-se no soro na presença de lesões hepáticas, obstrução biliar ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada O aumento da bilirrubina indireta é observado na síndrome hemolítica, na icterícia neonatal A bilirrubina está aumentada nas hepatites agudas e crônicas, nas reações tóxicas a várias drogas e nas obstruções do trato biliar.

43 DISTÚRBIOS RELACIONADOS À BILIRRUBINA
1 - Icterícia pré-hepática - pode ocorrer devido a hemólise (destruição de hemácias). 2 - Icterícia hepática - pode ocorrer devido uma lesão no fígado como, por exemplo: cirrose. 3 - Icterícia pós-hepática - ocorre geralmente por alguma obstrução no momento da excreção da bilirrubina.

44 ICTERÍCIA PRÉ-HEPÁTICA
Pode ser decorrente de doença auto-imune, onde são produzidos anticorpos contra a membrana de eritrócitos, ocorrendo hemólise.  Independente do motivo, a hemólise vai levar a uma superprodução de bilirrubina que excede a capacidade do fígado de removê-la. Parte reflui para o sangue a partir dos próprios hepatócitos, aumentando os níveis séricos de bilirrubina.

45 ICTERÍCIA HEPÁTICA Ocorre devido uma lesão no fígado, como por exemplo nos casos de hepatites e cirroses. Em uma hepatite por vírus há lesão dos hepatócitos, em conseqüência, grande quantidade de bilirrubina entra no sangue.

46 ICTERÍCIA PÓS-HEPÁTICA
As principais causas são cálculos biliares e tumores que comprimem as vias biliares Também é comum ocorrer compressão dos ductos biliares devido neoplasia no fígado.

47 BILIRRUBINA - Icterícia


Carregar ppt "PIGMENTAÇÃO PATOLÓGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google