A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Transcultural Madeleine Leininger

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Transcultural Madeleine Leininger"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Transcultural Madeleine Leininger
Anabel Santos Elias Camargo Franciele Vedoy Gabriel Moraes

2 Madeleine Leininger Bacharelou em Ciências, 1950 ;
Mestrado em Ciência da Enfermagem, 1953; Doutorado em Antropologia, 1965; Publicou um livro, “Transcultural Nursing”; Primeira enfermeira a ter doutorado em Antropologia.

3 Como começou Trabalhou nos Estados Unidos, num lar para orientação de crianças e pais, na especialidade de Enfermagem Clínica, ela percebeu que as crianças apresentam algumas diferenças nas suas características comportamentais.

4 Madeleine definiu a étnoenfermagem como o estudo de crenças, valores e práticas de cuidados de enfermagem nos anos 1978 e 1979.

5 A teoria tem como foco principal o estudo comparativo e a analise de culturas, com respeito á enfermagem, e as práticas de cuidado, saúde, doença, aos valores e as crenças, visando a eficiência e eficácia na assistência de enfermagem.

6 A teoria do cuidado transcultural citado por Leininger, enfatiza que a diversidade no cuidado humano, com características que são identificáveis e que podem explicar e justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que este se ajuste as crenças, valores e modo das culturas, para que um cuidado benéfico e significativo possa ser oferecido.

7 Conceitos que compõem a teoria de Madeleine.
Cultura; valores, crenças, normas de comportamento e práticas relativas ao estilo de vida, aprendidos, compartilhados e transmitidos por um grupo específico, que orientam o pensamento, as decisões e as ações das pessoas que pertencem ao grupo.

8

9 Conceitos que compõem a teoria de Madeleine.
Visão do mundo; modo como os indivíduos percebem seu mundo e universo, e nele inserem sua perspectiva de vida. Estrutura social; processo dinâmico e de natureza interdependente, compreendendo elementos estruturais ou organizacionais da sociedade e o modo como esses interagem e funcionam. Incluem os sistemas religioso, familiar, politico, econômico, educacional, tecnológico e cultural, delimitado pelo contexto linguístico e ambiental.

10 Interação entre enfermeiro e cliente
Preservação do cuidado cultural: As ações do enfermeiro precisam apoiar, facilitar ou capacitar o cliente para o restabelecimento da saúde ou enfrentamento da morte.

11 Ajustamento do cuidado cultural: A assistência profissional visa à adaptação, ajustamento ou negociação do cliente, visando alcançar um resultado de saúde benéfico ou satisfatório.

12 Repadronização do cuidado cultural Crenças e práticas caminham juntas e a partir de uma crença surgem ações de cuidado, positivas ou não. Estas crenças em si devem ser respeitadas. Contudo, podem ser repadronizadas pela enfermeira.

13 Madeleine descreveu a Teoria Transcultural e defendeu que a enfermagem deve considerar as crenças e os valores culturais das pessoas, dando a elas identificação singular, individual e pessoal.

14

15 Link do vídeo Prática

16 Bibliografia QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira. PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. CONCEITO DE ENFERMAGEM TRANSCULTURAL: ANÁLISE DE SEU DESENVOLVIMENTO EM UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. Disponível em < >


Carregar ppt "Teoria Transcultural Madeleine Leininger"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google