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Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL

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Apresentação em tema: "Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Elaboração de Projetos: Estudo de Mercado Ivone Junges Elaboração e Análise de Projetos Nucleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas-NUPEM

2 Introdução 1 Principais problemas enfrentados pelas MPE’s
2 Estudo de Mercado

3 Problemas Comuns do Novo Empreendimento
1º ASPECTO Problemas Comuns do Novo Empreendimento

4 Problemas Comuns do Novo Empreendimento
Excesso de burocracia Excesso carga tributária Definição de preços de venda Capital de giro Linha de crédito Relacionamento familiar Contratação pessoal Falta de controle e gerenciamento

5 Problemas Comuns do Novo empreendimento
Falta de relacionamento com fornecedores Falta de relacionamento com clientes Ausência de planejamento estratégico Carência de parcerias interfirmas Desentendimento com sócios Carência de estratégias competitivas

6 2º ASPECTO MERCADO

7 Agentes Microeconômicos
Microeconomia: Análise de mercado Análise das estruturas de mercado

8 Agentes Microeconômicos
Procura: comportamento dos consumidores P = f (p) Elevação nos preços gera uma diminuição da quantidade comprada e diminuição dos preços ocorrerá um aumento na quantidade comprada Fatores: preços dos produtos substitutos, renda do consumidor, preferência, expectativa, necessidade

9 Agentes Microeconômicos
Oferta: comportamento dos produtores O = f (p) Elevação nos preços gera um aumento na quantidade ofertada e diminuição dos preços ocorrerá uma diminuição na quantidade ofertada Fatores: preço e qualidade dos fatores de produção, preço dos produtos e serviços concorrentes e substitutos, fornecedores e preferência dos consumidores

10 Elasticidade Preço Procura
Variação Percentual da Demanda e= Variação Percentual da Renda ou do Preço e  1 elástica e < 1 inelástica e = 1 proporcional

11 Agentes Microeconômicos
Equilíbrio de Mercado Quando as curvas de oferta e procura se econtram ou se cruzam. Preço e quantidade satisfazem consumidores e produtores Interferência governamental: estabelecimento de impostos, política de preços mínimos na agricultura e tabelamento de preços

12 Agentes Microeconômicos
Concorrência entre firmas e recursos produtivos concorrência perfeita concorrência imperfeita: Bens e serviços: monopólio, oligopólio e concorrência monopolística Fatores de Produção: concorrência perfeita, monopsônio,oligopsônio e monopólio bilateral.

13 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Setores empresariais Alternativas Dividir o mercado com a concorrência (segmentação): por tipo de consumidor, categoria de intermediários e pelo tipo de produto. Geográfica, demográfica e psicográfica Criar um novo mercado

14 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Turgeon in Flion, Dolabella e colaboradores (2000), propõe: Para quem vou vender? Como vou vender? Existe alguém que venda um produto similar? Quanto o consumidor estaria disposto a pagar pelo meu produto/serviço? Existem leis que impeçam de oferecer o produto/serviço? Onde irei oferecer ou como poderei distribuir meus produtos/serviços?

15 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Pesquisa de mercado: Informações genéricas do setor Perfil do cliente Produto e Serviço Perfil dos concorrentes Perfil dos fornecedores Canais de distribuição.

16 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Análise da Indústria/Setor Descrição do Segmento de Mercado Análise SWOT do produto/serviço Análise da Concorrência Análise dos Fornecedores

17 Objetivo do Estudo de Mercado
"determinar a quantidade de bens e serviços provenientes de uma nova unidade produtora que, em uma certa área geográfica e sob determinadas condições de venda (preços, prazos, etc.) a comunidade poderá adquirir, bem como conhecer, a disponibilidade dos insumos necessários". (HOLANDA citado por HAWEROTH e JUNGES, 2009)

18 Etapas do Estudo de Mercado
a) Coleta de antecedentes ou informações estatísticas e não estatísticas: a identificação do produto a delimitação da área de mercado o dimensionamento da procura e oferta atual e passada  b) Análise dessas informações e projeção de tendências, para determinar a procura e oferta potencial ou futura e a existência de mercado para o projeto

19 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Classificação dos bens econômicos e serviços: Bens econômicos: Consumo: duráveis e não duráveis Produção: capital e intermediários Serviços

20 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
Variáveis relevantes: a) Nos bens de consumo não duráveis: População e suas características Tendência de consumo per capita do produto Renda e suas características Preço do bem e dos sucedâneos

21 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
b) Nos bens de consumo duráveis: demandas de expansão e de reposição O número de famílias Renda disponível, renda discricionária e concentração de renda Condições de crédito   Preço do produto e de sucedâneos Durabilidade e estoque

22 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
c) Nos bens de produção e serviços intermediários Procura dos bens de consumo final em cuja produção são utilizados os bens intermediários Relação técnica que expresse o número de unidades do bem intermediário para a produção de uma unidade do bem final considerado

23 Pesquisa e análise de mercado: mercado e negócio
d) Nos bens de produção ou de capital A rentabilidade do setor Situação de lucro   Nível de utilização Taxas de juros a longo prazo

24 Ciclo de Vida do Produto ou Serviço
Introdução Crescimento Maturidade Saturação Declínio

25 Fases do Estudo de Mercado
Conceituação e Caracterização do bem ou serviço: A identificação do consumidor: Aos limites geográficos: Ao nível de rendimento (classe social) Ao sexo A faixa etária Ao setor produtivo, etc.

26 Fases do Estudo de Mercado
c) Coleta das Informações: Relativas ao consumo histórico (anterior e atual) do produto Relativas a capacidade de produção nacional do produto Relativas a "população consumidora" Relativas às preferências dos consumidores Relativas ao nível do consumo em função do preço

27 Fases do Estudo de Mercado
Relativas à estrutura do consumo em função do nível de renda Relativas ao mercado internacional do produto Relativas à contabilidade nacional, renda nacional, renda per capita, etc. Relativas a política econômica do governo e às tendências das políticas de governos estrangeiros que possam relacionar-se com o consumo do produto Relativos aos preços, a concorrência e a comercialização

28 Estudo Mercado Análise das informações e definição dos critérios e parâmetros de projeção: a) Identificação do produto, dos consumidores e suas correlações b) Coleta de informações c) Análise das informações coletadas e definição dos critérios e parâmetros de projeção d) Projeção das informações

29 Projeção dos Dados Os métodos e critérios estatísticos mais utilizados referem-se à: Extrapolação da tendência histórica Projeções através da aplicação de coeficientes: de elasticidade, correlação, etc. Projeção através da aplicação de taxas: aritméticas, geométrica, crescimento populacional, etc.

30 Estratégias de Preço 1 Produto/serviço é novo no mercado
Tipologia do produto 1 Produto/serviço é novo no mercado pesquisar preços de produtos similares ou substitutos identificar os custos e tributos e acrescentar margem de lucro realizar teste de preços com amostra selecionada para diagnosticar o teto que os consumidores estariam dispostos a pagar

31 Estratégias de Preço 2 Produto/serviço é mais um no mercado
Otimização de custos Busca por custos variáveis Identificar coeficiente de elasticidade

32 Competitividade Porter – Posicionamento na indústria
Coutinho, Ferraz, et al. – Padrões de concorrência e determinantes empresariais e estruturais (fatores sistêmicos) Mintzberg, Ahlstrand, Lampel, Pralahad - estratégia Teoria Organizacional Competitividade Teoria Econômcia

33 Figura 1 – As Forças competitivas. Fonte: Porter, 1986.

34 Estratégias Competitivas Genéricas
A liderança no custo total A diferenciação O enfoque


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