A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATERIAL DIDÁTICO Simone Aparecida Tiziotto Doutoranda e Mestra em Gestão do Conhecimento – EESC-USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATERIAL DIDÁTICO Simone Aparecida Tiziotto Doutoranda e Mestra em Gestão do Conhecimento – EESC-USP."— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAL DIDÁTICO Simone Aparecida Tiziotto Doutoranda e Mestra em Gestão do Conhecimento – EESC-USP

2 Começando o assunto... Século XIX Século XXI

3 Começando o assunto...

4

5

6

7

8

9

10

11 “Material didático - todo material que serve de apoio/recurso para o processo de ensino e aprendizagem. O êxito no uso do material dependerá da intencionalidade e articulação com a prática pedagógica” (GLOSSÁRIO GERAL - MEC, s/d.) MATERIAL DIDÁTICO: O QUE É?  Várias definições (consenso): importante recurso de apoio para a mediação do conhecimento.  Ancora uma parte significativa do processo de ensino-aprendizagem.

12 Começando o assunto...

13

14 MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÃO Educação Formal Educação Informal Educação Não Formal

15 MATERIAL DIDÁTICO: QUEM FAZ? & Autor (a)Autores (as) + Equipe Multidisciplinar Aprendiz

16 MATERIAL DIDÁTICO – PRECISA TER: Abrangência Densidade Profundidade + Legibilidade e Sustentabilidade

17 MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADE CIENTÍFICA

18 MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADES NORMATIVA, LEGAL E ÉTICA DIREITOS AUTORAIS Lei nº 9.610/98 MEC, SINAES, BIBLIOTECA NACIONAL, ABNT, NORMAS INSTITUCIONAIS ETC. PROCESSOS E FLUXOS INTERNOS DE EDITORAÇÃO CONTEUDISTAS QUALIFICADOS EQUIPE TÉCNICA QUALIFICADA...

19 MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADE EDITORIAL

20

21 EDITORIAL: MATERIAL TEXTO  Elaboração de design gráfico, modelagem e estilo editorial-pedagógico.  Orientação síncrona e/ou assíncrona ao docente/autor.  Contratação e elaboração pelo autor do texto original.  Revisão do texto pelo autor sempre após a finalização de cada uma das etapas.  Validação do texto, em geral, pelo modelo blind review.  Validação do texto pela coordenação pedagógica do curso no intuito de assegurar a legibilidade pedagógica.  Preparação do texto e mediação pedagógica.  Criação, captação e tratamento de imagens.  Revisão ortográfica e gramatical (em uma, duas ou três etapas).  Diagramação e emendas.  Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula.  Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo.  Arte-finalização.  Reprodução gráfica, gravação em mídias e/ou disponibilização na web.

22  Elaboração de design gráfico, incluindo as imagens e a máscara-sugestão do roteiro.  Orientação síncrona e/ou assíncrona ao docente/autor.  Elaboração do roteiro.  Validação do roteiro, em geral, pelo modelo blind review.  Validação do roteiro pela coordenação pedagógica do curso para assegurar a legibilidade pedagógica.  Revisão pedagógica do roteiro / Preparação do material.  Produção do roteiro / Produção e tratamento de imagens estáticas.  Gravação (Gravação de áudio).  Tratamento de áudio.  Edição.  Animação e finalização.  Revisão do diretor.  Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula.  Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo.  Finalização: arte-finalização com adequação ou inserção de ajustes que se fizerem necessários.  Legendagem do DVD.  Publicação no ambiente virtual.  Eventuais conversões que se fizerem necessárias.  Duplicação das mídias e/ou disponibilização na web. EDITORIAL: VIDEOAULA STORY BOARDS

23  Agendamento  Elaboração do roteiro-proposta para webconferência.  Confirmação do agendamento e da webconferência.  Validação do texto pela coordenação pedagógica do curso com o intuito de assegurar a legibilidade pedagógica.  Web conferência e gravação. EDITORIAL: WEBCONFERÊNCIA

24  Informações para a criação do ambiente.  Criação dos ambientes.  Inserção de materiais.  Padronização e formatação dos documentos.  Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula.  Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo.  Aprovação final da disciplina no Sistema Gerenciador de Aprendizagem (check list). EDITORIAL: SISTEMA GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM

25 MATERIAL DIDÁTICO: SUSTENTABILIDADE

26

27  Sustentabilidade social.  Sustentabilidade ecológica.  Sustentabilidade econômica.  Sustentabilidade espacial;  Sustentabilidade político-institucional.  Sustentabilidade cultural. MATERIAL DIDÁTICO: SUSTENTABILIDADE

28  Projeto Pedagógico.  Plano de Ensino (Plano de Ensino- Aprendizagem).  Tratamento pedagógico: características autoinstrucionais e linguagem proximal.  Adequação ao público-alvo.  Etc.  Entrelinhas. LEGIBILIDADE PEDAGÓGICA (ANDRAGÓGICA)

29 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS INATISTAS

30 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS AMBIENTALISTAS

31 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS INTERACIONISTAS

32 NA PRÁTICA...

33 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL

34 ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL

35 MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL: CARACTERÍSTICAS  Abordagem inatista.  Alunos : seres passivos, disciplinados e obedientes que seguem conteúdo disponibilizado e da forma como foi proposto pelo professor.  Professor : Centro da Aprendizagem (ditador paternalista) que elabora o material didático.  Foco : Ensino (conteudista).  Alguns elementos educacionais : material escrito ou produzido previamente; tutoria o segue a risca(cartilha); estrutura hierárquica rígida e formal; propostas de atividades avaliativas individualista e competitiva etc.

36 ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL

37 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA COMPORTAMENTALISTA

38 ABORDAGEM PEDAGÓGICA AMBIENTALISTA = MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTALISTA

39 MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTALISTA: CARACTERÍSTICAS  Abordagem ambientalista.  Alunos : seres passivos de manipulação e controle (professor/tecnologia - ambiente) por meio dos conteúdos disponíveis nos Materiais Didáticos.  Professor : principal responsável por escrever conteúdos capazes de “moldar” o aluno.  Foco : ensino (metodologia/tecnologia).  Principais características educacionais : Material didático elaborado previamente (comportamentos que se pretende moldar); Estrutura hierárquica e formal; Ênfase técnica e comportamental etc.

40 ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTAL Aprendizagem Baseada em Jogos

41 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA HUMANISTA

42 ABORDAGEM PEDAGÓGICA HUMANISTA = MATERIAL DIDÁTICO HUMANISTA

43 MATERIAL DIDÁTICO HUMANISTA: CARACTERÍSTICAS  Abordagem com alguns pressupostos interacionistas (+inatista).  Alunos : principais agentes e referências para elaboração dos materiais didáticos (agente transformador da realidade).  Professor : na elaboração do material didático, propõem conteúdos que ajudam o aluno a aprender.  Foco : aprendizagem e relacionamento (indícios de autoeducação).  Principais características educacionais : Material com propostas não-diretivas (sugestões / dicas); Antiautoritária; Estrutura flexível (sem regras inflexíveis) etc.

44 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA COGNITIVISTA (CONSTRUTIVISTA)

45 ABORDAGEM PEDAGÓGICA COGNITIVISTA = MATERIAL DIDÁTICO COGNITIVISTA (CONSTRUTIVISTA)

46 MATERIAL DIDÁTICO COGNITIVISTA: CARACTERÍSTICAS  Abordagem interacionista (ênfase na maturação biológica – processos centrais da pessoa).  Alunos : principais referenciais para elaboração dos materiais didáticos, pois são vistos como seres ativos e construtores do próprio conhecimento (observa, experimenta, compara, analisa etc.).  Professor : coordenador da produção dos materiais didáticos como um trabalho do grupo (motivador, desafiador e equilibrador/facilitador da aprendizagem).  Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua).  Principais características educacionais: Material didático com propostas democráticas; Estrutura flexível e adaptável etc.

47 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCONSTRUTIVISTA

48 ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCONSTRUTIVISTA = MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCONSTRUTIVISTA

49 MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCONSTRUTIVISTA: CARACTERÍSTICAS  Abordagem interacionista (ênfase nos processos de mediação).  Alunos : principais referenciais e construtores de materiais didáticos, pois são vistos como seres ativos e construtores do próprio conhecimento e capazes de mediar a aprendizagem dos outros.  Professor : mediador da aprendizagem ajuda na elaboração de material didático, pois trata-se de um incentivador da mediação compartilhada.  Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua com ajuda do professor e dos colegas de curso).  Principais características educacionais : Material didático com propostas democráticas; Estrutura flexível, democrática, compartilhada, colaborativa etc.

50 ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCULTURALISTA

51 ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCULTURALISTA = MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCULTURALISTA

52 MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCULTURALISTA: CARACTERÍSTICAS  Abordagem interacionista (ênfase nos processos de mediação).  Alunos : elaboram materiais didáticos, com a ajuda do professor, pois são seres ativos e construtores do próprio conhecimento e capazes de mediar a aprendizagem dos outros para transformar a realidade.  Professor : ajuda e orienta a produção dos recursos didáticos, como mediador da aprendizagem e incentivador do pensamento crítico.  Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua com ajuda do professor e dos colegas de curso para transformar a realidade).  Principais características educacionais : Material didático democrático; Estrutura horizontalizada, compartilhada, colaborativa etc.

53 MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA: Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. Redes de conhecimentos “o quê da aprendizagem” (sentidos) Princípio I

54 UTILIZAR MULTIPLOS MEIOS DE REPRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO Opções para percepção: Opções para a linguagem, expressões matemáticas e símbolos: Opções para a compreensão:

55 Redes Estratégicas “o como da aprendizagem” (Padrões Mentais e Motores) Princípio II Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA:

56 UTILIZAR MULTIPLOS MEIOS DE AÇÃO E EXPRESSÃO: Opções de ação física: Opções de expressão e comunicação: Opções para funções executivas:

57 MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA: Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. Redes Afetivas “o por quê da aprendizagem” (significados emocionais) Princípio III

58 OFERECER DIVERSAS FORMAS DE ENGAJAMENTO: Opções de recrutamento; Opções para sustentar o esforço, a persistência e a dedicação; Opções de autoregulação.

59 MATERIAL DIDÁTICO: SÉCULO XXI TENDÊNCIAS

60

61

62 Muito obrigada pela atenção! Dúvidas, comentários e sugestões: Simone Aparecida Tiziotto E-mail:


Carregar ppt "MATERIAL DIDÁTICO Simone Aparecida Tiziotto Doutoranda e Mestra em Gestão do Conhecimento – EESC-USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google