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PublicouSérgio Fonseca Leão Alterado mais de 7 anos atrás
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MATERIAL DIDÁTICO Simone Aparecida Tiziotto Doutoranda e Mestra em Gestão do Conhecimento – EESC-USP
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Começando o assunto... Século XIX Século XXI
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Começando o assunto...
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“Material didático - todo material que serve de apoio/recurso para o processo de ensino e aprendizagem. O êxito no uso do material dependerá da intencionalidade e articulação com a prática pedagógica” (GLOSSÁRIO GERAL - MEC, s/d.) MATERIAL DIDÁTICO: O QUE É? Várias definições (consenso): importante recurso de apoio para a mediação do conhecimento. Ancora uma parte significativa do processo de ensino-aprendizagem.
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Começando o assunto...
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MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÃO Educação Formal Educação Informal Educação Não Formal
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MATERIAL DIDÁTICO: QUEM FAZ? & Autor (a)Autores (as) + Equipe Multidisciplinar Aprendiz
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MATERIAL DIDÁTICO – PRECISA TER: Abrangência Densidade Profundidade + Legibilidade e Sustentabilidade
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MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADE CIENTÍFICA
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MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADES NORMATIVA, LEGAL E ÉTICA DIREITOS AUTORAIS Lei nº 9.610/98 MEC, SINAES, BIBLIOTECA NACIONAL, ABNT, NORMAS INSTITUCIONAIS ETC. PROCESSOS E FLUXOS INTERNOS DE EDITORAÇÃO CONTEUDISTAS QUALIFICADOS EQUIPE TÉCNICA QUALIFICADA...
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MATERIAL DIDÁTICO: LEGIBILIDADE EDITORIAL
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EDITORIAL: MATERIAL TEXTO Elaboração de design gráfico, modelagem e estilo editorial-pedagógico. Orientação síncrona e/ou assíncrona ao docente/autor. Contratação e elaboração pelo autor do texto original. Revisão do texto pelo autor sempre após a finalização de cada uma das etapas. Validação do texto, em geral, pelo modelo blind review. Validação do texto pela coordenação pedagógica do curso no intuito de assegurar a legibilidade pedagógica. Preparação do texto e mediação pedagógica. Criação, captação e tratamento de imagens. Revisão ortográfica e gramatical (em uma, duas ou três etapas). Diagramação e emendas. Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula. Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo. Arte-finalização. Reprodução gráfica, gravação em mídias e/ou disponibilização na web.
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Elaboração de design gráfico, incluindo as imagens e a máscara-sugestão do roteiro. Orientação síncrona e/ou assíncrona ao docente/autor. Elaboração do roteiro. Validação do roteiro, em geral, pelo modelo blind review. Validação do roteiro pela coordenação pedagógica do curso para assegurar a legibilidade pedagógica. Revisão pedagógica do roteiro / Preparação do material. Produção do roteiro / Produção e tratamento de imagens estáticas. Gravação (Gravação de áudio). Tratamento de áudio. Edição. Animação e finalização. Revisão do diretor. Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula. Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo. Finalização: arte-finalização com adequação ou inserção de ajustes que se fizerem necessários. Legendagem do DVD. Publicação no ambiente virtual. Eventuais conversões que se fizerem necessárias. Duplicação das mídias e/ou disponibilização na web. EDITORIAL: VIDEOAULA STORY BOARDS
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Agendamento Elaboração do roteiro-proposta para webconferência. Confirmação do agendamento e da webconferência. Validação do texto pela coordenação pedagógica do curso com o intuito de assegurar a legibilidade pedagógica. Web conferência e gravação. EDITORIAL: WEBCONFERÊNCIA
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Informações para a criação do ambiente. Criação dos ambientes. Inserção de materiais. Padronização e formatação dos documentos. Validação do texto pelos tutores que acompanharão os alunos na sala de aula. Validação da aplicabilidade do texto ao público-alvo. Aprovação final da disciplina no Sistema Gerenciador de Aprendizagem (check list). EDITORIAL: SISTEMA GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM
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MATERIAL DIDÁTICO: SUSTENTABILIDADE
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Sustentabilidade social. Sustentabilidade ecológica. Sustentabilidade econômica. Sustentabilidade espacial; Sustentabilidade político-institucional. Sustentabilidade cultural. MATERIAL DIDÁTICO: SUSTENTABILIDADE
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Projeto Pedagógico. Plano de Ensino (Plano de Ensino- Aprendizagem). Tratamento pedagógico: características autoinstrucionais e linguagem proximal. Adequação ao público-alvo. Etc. Entrelinhas. LEGIBILIDADE PEDAGÓGICA (ANDRAGÓGICA)
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS INATISTAS
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS AMBIENTALISTAS
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS: INTELIGÊNCIA & MATERIAL DIDÁTICO...... OS INTERACIONISTAS
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NA PRÁTICA...
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL
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MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL: CARACTERÍSTICAS Abordagem inatista. Alunos : seres passivos, disciplinados e obedientes que seguem conteúdo disponibilizado e da forma como foi proposto pelo professor. Professor : Centro da Aprendizagem (ditador paternalista) que elabora o material didático. Foco : Ensino (conteudista). Alguns elementos educacionais : material escrito ou produzido previamente; tutoria o segue a risca(cartilha); estrutura hierárquica rígida e formal; propostas de atividades avaliativas individualista e competitiva etc.
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO TRADICIONAL
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA COMPORTAMENTALISTA
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA AMBIENTALISTA = MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTALISTA
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MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTALISTA: CARACTERÍSTICAS Abordagem ambientalista. Alunos : seres passivos de manipulação e controle (professor/tecnologia - ambiente) por meio dos conteúdos disponíveis nos Materiais Didáticos. Professor : principal responsável por escrever conteúdos capazes de “moldar” o aluno. Foco : ensino (metodologia/tecnologia). Principais características educacionais : Material didático elaborado previamente (comportamentos que se pretende moldar); Estrutura hierárquica e formal; Ênfase técnica e comportamental etc.
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA TRADICIONAL = MATERIAL DIDÁTICO COMPORTAMENTAL Aprendizagem Baseada em Jogos
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA HUMANISTA
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA HUMANISTA = MATERIAL DIDÁTICO HUMANISTA
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MATERIAL DIDÁTICO HUMANISTA: CARACTERÍSTICAS Abordagem com alguns pressupostos interacionistas (+inatista). Alunos : principais agentes e referências para elaboração dos materiais didáticos (agente transformador da realidade). Professor : na elaboração do material didático, propõem conteúdos que ajudam o aluno a aprender. Foco : aprendizagem e relacionamento (indícios de autoeducação). Principais características educacionais : Material com propostas não-diretivas (sugestões / dicas); Antiautoritária; Estrutura flexível (sem regras inflexíveis) etc.
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA COGNITIVISTA (CONSTRUTIVISTA)
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA COGNITIVISTA = MATERIAL DIDÁTICO COGNITIVISTA (CONSTRUTIVISTA)
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MATERIAL DIDÁTICO COGNITIVISTA: CARACTERÍSTICAS Abordagem interacionista (ênfase na maturação biológica – processos centrais da pessoa). Alunos : principais referenciais para elaboração dos materiais didáticos, pois são vistos como seres ativos e construtores do próprio conhecimento (observa, experimenta, compara, analisa etc.). Professor : coordenador da produção dos materiais didáticos como um trabalho do grupo (motivador, desafiador e equilibrador/facilitador da aprendizagem). Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua). Principais características educacionais: Material didático com propostas democráticas; Estrutura flexível e adaptável etc.
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCONSTRUTIVISTA
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCONSTRUTIVISTA = MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCONSTRUTIVISTA
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MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCONSTRUTIVISTA: CARACTERÍSTICAS Abordagem interacionista (ênfase nos processos de mediação). Alunos : principais referenciais e construtores de materiais didáticos, pois são vistos como seres ativos e construtores do próprio conhecimento e capazes de mediar a aprendizagem dos outros. Professor : mediador da aprendizagem ajuda na elaboração de material didático, pois trata-se de um incentivador da mediação compartilhada. Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua com ajuda do professor e dos colegas de curso). Principais características educacionais : Material didático com propostas democráticas; Estrutura flexível, democrática, compartilhada, colaborativa etc.
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ENTENDENDO AS ENTRELINHAS ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCULTURALISTA
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ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOCIOCULTURALISTA = MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCULTURALISTA
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MATERIAL DIDÁTICO SOCIOCULTURALISTA: CARACTERÍSTICAS Abordagem interacionista (ênfase nos processos de mediação). Alunos : elaboram materiais didáticos, com a ajuda do professor, pois são seres ativos e construtores do próprio conhecimento e capazes de mediar a aprendizagem dos outros para transformar a realidade. Professor : ajuda e orienta a produção dos recursos didáticos, como mediador da aprendizagem e incentivador do pensamento crítico. Foco : aprendizagem (construção/evolução contínua com ajuda do professor e dos colegas de curso para transformar a realidade). Principais características educacionais : Material didático democrático; Estrutura horizontalizada, compartilhada, colaborativa etc.
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MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA: Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. Redes de conhecimentos “o quê da aprendizagem” (sentidos) Princípio I
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UTILIZAR MULTIPLOS MEIOS DE REPRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO Opções para percepção: Opções para a linguagem, expressões matemáticas e símbolos: Opções para a compreensão:
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Redes Estratégicas “o como da aprendizagem” (Padrões Mentais e Motores) Princípio II Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA:
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UTILIZAR MULTIPLOS MEIOS DE AÇÃO E EXPRESSÃO: Opções de ação física: Opções de expressão e comunicação: Opções para funções executivas:
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MATERIAL DIDÁTICO - LEGIBILIDADE DIDÁTICO- PEDAGÓGICA: Fonte : NATIONAL CENTER ON UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING. Homepage. Disponível em:. Acesso em: 5 dez. 2015. Redes Afetivas “o por quê da aprendizagem” (significados emocionais) Princípio III
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OFERECER DIVERSAS FORMAS DE ENGAJAMENTO: Opções de recrutamento; Opções para sustentar o esforço, a persistência e a dedicação; Opções de autoregulação.
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MATERIAL DIDÁTICO: SÉCULO XXI TENDÊNCIAS
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Muito obrigada pela atenção! Dúvidas, comentários e sugestões: Simone Aparecida Tiziotto E-mail:
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