A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUMORES RENAIS BENIGNOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUMORES RENAIS BENIGNOS"— Transcrição da apresentação:

1 TUMORES RENAIS BENIGNOS
dr. BERNARDO SCHNEIDER FRANCIO R3 urologia   23/06/16

2 TIPOS Cistos renais. Adenoma Cortical Renal. Adenoma Metanéfrico.
Oncocitoma. Angiomiolipoma. Leiomioma. Outros. Tratamento extremamente variável, desde acompanhamento até embolização e nefrectomia.

3 CISTO RENAL Formação elucidada através da análise genética de síndromes císticas familiares. = perda de genes específicos = perda de canais de íons = formação cística por perda de cálcio intracelular. Crescimento médio de 1.9mm/ano. Taxa de crescimento médio decresce com a idade.

4 CISTO RENAL Lesão renal benigna mais comum.
70% das massas renais assintomáticas FATORES DE RISCO Aumento de idade. Masculino. HAS. IR. Doença renal dialítica.

5 CISTO RENAL - BOSNIAK

6

7 CISTO RENAL - BOSNIAK

8 CISTO RENAL - BOSNIAK I e II: conservador. Cirúrgico se: sintomático, compressão de estruturas, crescimento progressivo. III e IV: maior associação com malignidade = tratamento cirúrgico – excisão cirúrgica. Opções: terapias ablativas, como crioterapia ou ablação por radiofrequência.

9 ADENOMA RENAL CORTICAL
Lesão pequena e sólida que supostamente tem curso benigno. Incidência em autópsias de 7-23%. Estudos recentes de imunohistoquímica sugerem que podem estar ligadas ao desenvolvimento ao CCR papilar e representam um precursor. 542 nefrectomias em 8 anos: 7% tinham adenoma, e desses, 47% tinham associação com CCR papilar.

10 ADENOMA RENAL CORTICAL
QUADRO CLÍNICO Maioria assintomático e <1cm e não requer tratamento. DIAGNÓSTICO Controverso. Muitos acreditam que todas as massas derivadas de epitélio de aspecto sólido são potencialmente malignas e devem ser tratadas.

11 ADENOMA METANÉFRICO Raro, recentemente descrito.
Apresentação como incidentaloma é a mais comum. Pico de incidência na 5ª década de vida. 10% apresentam policitemia (aumento de eritropoietina pelo tumor). Apenas 1 caso relatado de metástase para LN regional. Tratamento: a maioria requer excisão cirúrgica pela preocupação com malignidade...

12 METANÉFRICO X CCR Radiograficamente indistinguível do CCR.
Imagem: calcificações centrais e periféricas e hipovasculares à TC contrastada e hiperecóicas à USG.

13 ADENOMA METANÉFRICO

14 ONCOCITOMA Tumor benigno, mas presumivelmente CCR até o diagnóstico após extirpação. 3-7% dos tumores renais. Raros casos de metástase. Geralmente homogêneos, bem circunscritos com uma pseudocápsula e uma cicatriz estrelada central. Dificuldade em distinguir histologicamente a característica eosinofílica (mitocôndrias) do oncocitoma com a célula do CCR de células claras e cromófobas. Também há dificuldade em distinção em imagem.

15 ONCOCITOMA OPÇÕES DE TRATAMENTO: Observação (geralmente é a opção).
Ablação térmica (requer observação com exames de imagem periódicos). Nefrectomia (se alta suspeição, nefrectomia parcial, em função da benignidade do tumor).

16 ONCOCITOMA Pontos-Chave:
Tumor renal benigno clinicamente e radiologicamente indistinguivel do CCR. Derivado dos túbulos distais (similar ao CCR cromófobo).

17 ANGIOMIOLIPOMA Menos de 10% dos tumores renais.
Conjunto de estruturas vasculares, lipomatosas e musculares circunscritas por parede espessa. Sugere influência hormonal com receptor beta-estrogênico e androgênico. Raro antes da puberdade, mais comum em mulheres. Geralmente único e assintomático, de crescimento lento e descoberto incidentalmente. É o tumor renal mais associado a hemorragia perirrenal espontânea (Sd. de Wunderlich – 10%), seguido do CCR.

18 ANGIOMIOLIPOMA Geralmente esporádico.
Único tumor renal benigno cujo diagnóstico é confiável com exame de imagem. Presença de gordura dentro da lesão é marcante da lesão. Ainda assim, pode ser confundido com: Lipossarcoma. RCC com conteúdo lipomatoso pobre (mas o RCC contém calcificações, que o angiomiolipoma não contém). O tamanho do aneurisma está associado à ruptura.

19 V D.

20 ANGIOMIOLIPOMA TRATAMENTO Individualizado.
Considerar: tamanho, sintomas e fatores do paciente. “ponto de corte = 4cm” (se <4cm, menores riscos de sangramento e sintomas). Portanto: Assintomático e <4cm = observação + imagem de 6/6 meses ou 12/12 meses. Preferencialmente, se cirúrgico: nephron-sparing approach. Melhor nefrectomia parcial do que embolização seletiva (requer menos follow-up).

21 V D.

22

23 ANGIOMIOLIPOMA PONTOS-CHAVE
Único tumor benigno diagnosticado com imagem. O mais associado a hemorragia espontânea. Tratamento é individualizado. Tratamento de escolha em caso de hemorragia é a angioembolização seletiva.

24 LEIOMIOMA Pode se originar de células musculares lisas de qualquer região do trato genitourinário. 1,5% dos tumores renais. Assim como a maioria dos outros tumores benignos, a diferenciação por imagem do CCR não é possível. Tratamento: “nephron-sparing”.

25 OUTROS Fibroma. Lipoma. Linfangioma. Hemangioma.
Reninoma (hipertensão e hipocalemia). Exames atuais não permitem a diferenciação desses tumores de CCR. Excisão cirúrgica é geralmente preconizada.

26

27


Carregar ppt "TUMORES RENAIS BENIGNOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google