A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas na África atual.

4 A diversidade sociolingüística africana versus a partilha européia da África.

5  Antropólogo, historiador químico e físico nuclear senegalês, estudo na França.  Traduziu a teoria da relatividade de Einstein para o Wolof, sua língua nativa.

6  No livro “Nações negras e cultura”, 1954, demonstra que o Antigo Egito foi desenvolvido por negro-africanos.

7 1951, apresenta sua tese de doutoramento na Universidade de Paris, sobre a civilização egípcia negro-africana como a primeira da humanidade. 1960, graduo-se com distinção.

8 1966, fundou o primeiro laboratório africano de datação arqueológico e fóssil na Universidade de Dakar. 1970, participou do projeto científico da UNESCO para escrever uma História Geral da África.

9 Em oposição a academia européia que se empenhava em afirmar que a civilização egípcia tinha sido desenvolvida por árabes que desceram do complexo cultural mediterrâneo até a desembocadura do Nilo. Mar Mediterrâneo Egito

10 Esta cidade demonstra a ancestralidade do Egito no sul. Conhecida como Vale dos Reis foi o Cemitério dos Faraós. Segundo Diop, fez parte da prática de retornar os mortos à sua origem.

11 Da região egípcia, várias sociedades migraram a outras regiões do continente. Posteriormente, esses povos constituíram diversas formações sociais do norte da África.

12 Que importância tem para a auto- estima dos povos africanos a descoberta do Egito enquanto uma civilização negro-africana? Existiu o racismo na antiguidade? Porque, segundo Diop, não podemos falar “nos mesmos termos” do racismo na Antiguidade e na Modernidade?

13 Qual o papel e o dever dos negros na sociedade contemporânea? Por que é importante a organização da África numa confederação de três áreas no continente? O que Diop opina sobre a divisão de países fruto da colonização européia?

14 Cada tonalidade corresponde a uma língua. Cada língua corresponde a uma cultura. Línguas da África Afro-asiática Nigercongo Nilo Saariana Bantu Khoisan Astronésias Indoeuropéias

15 Britânicos Franceses Alemães Portugueses Italianos Belgas Espanhóis Independentes Partilha da África entre os europeus Conferência de Berlim 1885

16 Identifique as conseqüências decorrentes da imposição de fronteiras políticas e governos estrangeiros, sobre povos com culturas e línguas cujas divisões são milenares.

17 Analise os aspectos sociais, políticos, religiosos e econômicos da dominação européia na África.

18 O texto deverá ser socializado no fórum do AVA. Elabore um texto, no máximo, 30 linhas, apresentando as suas conclusões sobre os temas tratados na tutoria.

19 “Considero a cultura um baluarte que protege um povo, uma coletividade. A cultura deve acima de tudo desempenhar uma função protetora; ela deve garantir a coesão do grupo.” Cheikh Anta Diop

20


Carregar ppt "Analisar as propostas teóricas do pesquisador Cheikh Anta Diop acerca da origem e diversidade cultural, o problema das fronteiras e das políticas administrativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google