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PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.

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1 PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing

2 Ciclo de vida do produto

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18 Ferramentas para auxiliar na ACVP
MATRIZES DE AVALIAÇÃO

19 Matriz BSC (Balanced Scorecard)

20 Matriz BCG (Boston Consulting Group)

21 Matriz de Ansoff

22 Matriz GC / McKinsey

23 Matriz de Análise SWOT

24 Matriz SWOT (aplicação prática)

25 A Conquista de Mercados: Planejamento estratégico orientado para o mercado

26 A Conquista de Mercados
Como o planejamento estratégico é realizado nos níveis corporativos e de divisão? Como o planejamento é realizado no nível da unidade de negócio? Quais as principais etapas do processo de marketing?

27 A Conquista de Mercados
Quais as principais etapas do processo de marketing? Como o planejamento é realizado no nível do produto? De que se constitui um plano de marketing?

28 Philip Kotler É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato.

29 O planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
Em âmbito corporativo, são realizadas quatro atividades de planejamento: Definição da missão corporativa Estabelecimento das unidades estratégicas de negócios (UENs) Alocação de recursos a cada UEN Planejamento de novos negócios e a redução de negócios superados.

30 O planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
Definição da missão corporativa As organizações desenvolvem declarações de missão que devem ser compartilhadas com gerentes, funcionários e (em muitos casos) clientes. Uma declaração de missão bem formulada dá aos funcionários um senso compartilhado de propósito, direção e oportunidade.

31 O planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
Estabelecimento de unidades estratégicas de negócios O objetivo da identificação das unidades estratégicas de negócios da empresa é o desenvolvimento de estratégias esperadas e a alocação de recursos adequadas.

32 Estratégias: Força do negócio
Forte Média Fraca

33 O planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
Planejamento de novos negócios, redução de negócios superados Os planos da empresa para seus negócios lhe permitem projetar as vendas totais e os lucros.

34 O planejamento estratégico de negócios
Consiste em oito etapas Análise de amiente externo (oportunidades e ameaças) Missão do negócio Formulação de metas Formulação de estratégias Formulação de programas Implemen- tação Feedback e Controle Análise SWOT Análise de amiente interno (forças e fraquezas)

35 O planejamento estratégico de negócios
A missão do negócio Qual é o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será o nosso negócio? Como deveria ser o nosso negócio?

36 Processos de Planejamento Estratégico
Implementação Controle Planejamento corporativo Mensuração dos resultados Organização Planejamento de divisão Diagnóstico dos resultados Implementação Planejamento de negócios Adoção de ações corretivas Planejamento de produto

37 O planejamento estratégico de negócios
A análise SWOT A avaliação global das forças fraquezas, oportunidades e ameaças (strenghs, weaknesses, opportunities, threats).

38 Análise SWOT Probabilidade de sucesso (a) Matriz de oportunidades
1. A empresa desenvolve um sistema de iluminação mais poderoso. 2. A empresa desenvolve um dispositivo para medir a eficiência energética de qualquer sistema de iluminação 3. A empresa desenvolve um dispositivo para medir níveis de iluminação 4. A empresa desenvolve um software para ensinar fundamentos de iluminação para o pessoal dos estúdios de televisão Atratividade Probabilidade de ocorrência (b) Matriz de ameaças Ameaças Um concorrente desenvolve um sistema de iluminação superior 2. Depressão econômica forte e prolongada Altos custos Legislação reduz o número de licenças para estúdios de televisão Gravidade

39 Resultados da análise Um negócio ideal apresenta muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes Um negócio especulativo tem grandes oportunidades e ameaças importantes Um negócio maduro apresenta poucas oportunidades e poucas ameaças Um negócio com problemas apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças

40 O planejamento estratégico de negócios
Formulação de metas Os gerentes utilizam o termo metas para descrever objetivos em termos de magnitude e prazo. A transformação de objetivos em metas mensuráveis facilita o planejamento, a implementação e o controle.

41 O planejamento estratégico de negócios
Formulação estratégica As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.

42 O planejamento estratégico de negócios
Todos os negócios devem preparar estratégias para atingir suas metas: Estratégia de marketing Estratégia de tecnologia Estratégia de busca de recursos

43 O planejamento estratégico de negócios
Segundo Porter, existem três tipos básicos de estratégia que devem ser considerados: Liderança total em custos Diferenciação Foco

44 O planejamento estratégico de negócios
Formulação de programas A UN depois de desenvolver suas principais estratégias, deve elaborar programas detalhados de apoio.

45 O planejamento estratégico de negócios
Implementação Uma estratégia clara e programas de apoio bem arquitetados podem ser inúteis se a empresa não conseguir implementa-los com cuidado.

46 O planejamento estratégico de negócios
Implementação Na realidade, a estratégia é apenas um de sete elementos, de acordo com a McKinsey, com os quais as empresas mais bem administradas contam.

47 A estrutura 7s da McKinsey
Estratégia Sistemas Valores Compartilhados Habilidades Estilo Equipe

48 O planejamento estratégico de negócios
Feedback e controle À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar novos acontecimentos nos ambientes interno e externo.

49 O processo de Marketing
O planejamento nos níveis corporativo, de divisão e de negócios é parte integrante do processo de marketing. Para compreender plenamente esse processo, devemos examinar como uma empresa define o seu negócio.

50 O processo de Marketing
A tarefa de qualquer negócio é fornecer valor ao mercado mediante um lucro.

51 O processo de Marketing
A seqüência de entrega de valor Esta crença está no âmago da nova visão dos processos de negócios, que coloca o marketing no início do processo de planejamento.

52 A seqüência de entrega de valor
(a) Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Vender o produto Projetar o produto Determinar o preço Anunciar promover Prestar assistência Suprir Fabricar Vender Distribuir (b) Seqüência de criação e entrega de valor Selecionar o valor Fornecer o valor Comunicar o valor Seleção / Foco no mercado Posiciona- mento do valor Determina- ção de preço Busca de fontes fabricação Segmentação dos clientes Desenv. produto Desenv. serviço Distrib. Assistência Força vendas Promoção vendas Propaganda Marketing Estratégico Marketing Tático

53 O processo de Marketing
Etapas do processo de planejamento O processo de marketing consiste em analisar oportunidades de marketing, pesquisando e selecionando mercados-alvo, delineando estratégias, planejando programas e organizando, implementando e controlando o esforço de marketing


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