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Teoria das Relações Humanas

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Apresentação em tema: "Teoria das Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Relações Humanas
Origens da Teoria das Relações Humanas a escola da administração científica se preocupou com o fator material os psicólogos começaram a se preocupar com o fator humano os métodos científicos de Taylor encontraram resistência por parte dos operários levando a uma queda de produção (por volta de 1930) (resistência à mudança) - retira controle e criatividade do trabalhador - torna o trabalhador infeliz, descontente - torna o trabalhador sujeito às greves - gera alto índice de instabilidade profissional - a eficácia desaparece

2 Teoria das Relações Humanas
A Necessidade de Humanizar e Democratizar a Administração O desenvolvimento das ciências humanas As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin As conclusões da experiência de Hawthorne.

3 Teoria das Relações Humanas
Hawthorne é um distrito de Chicargo, onde aconteceu uma pesquisa feita por Elton Mayo e uma equipe de Harvard numa fábrica de funcionários a Western Electric Company. ELTON MAYO - ( ) - Freqüentou o curso de Medicina, fez pesquisas em África e foi professor na Universidade de Queensland

4 Teoria das Relações Humanas
A Experiência de Hawthorne Conclusões da Experiência de Hawthorne : Nível de Produção Resultante de Integração Social Comportamento Social dos empregados Recompensas e Sanções Sociais Grupos Informais Relações Humanas Importância do Conteúdo do Cargo Ênfase nos Aspectos Emocionais

5 Teoria das Relações Humanas
A nova teoria deu ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho, enfatizando a necessidade do trabalhador pertencer a um grupo. Considerou principalmente as expectativas dos trabalhadores, a organização e liderança informais e a rede não convencional de comunicações

6 Teoria das Relações Humanas
Organização formal: organização planejada ou definida no organograma e sacramentada pela Direção, comunicada a todos pelos manuais de organização. Organização informal: é a organização que surge espontaneamente e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal, a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos

7 Teoria das Relações Humanas
A Civilização Industrializada e o Homem O trabalho é uma atividade tipicamente grupal O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar A pessoa humana é motivada pela necessidade de “ estar junto” de “ser reconhecida” A civilização industrializada traz como conseqüência a desintegração dos grupos

8 Teoria das Relações Humanas
Decorrência da Teoria das Relações Humanas Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com quem interagem. O comportamento dos grupos é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros.

9 Teoria das Relações Humanas
Teoria de Campo de Lewin (Kurt Lewin foi um judeu alemão que migrou para os Estados Unidos em 1933, onde ele adotou a cidadania em 1940 ) O conjunto de seus conceitos sobre espaço de movimento livre, espaço de vida, região; forças de campo (motivos que dependem das pressões de grupo), barreiras (obstáculos à ação individual, resultantes de restrições do grupo) ou locomoção (mudança da posição do indivíduo em relação ao grupo); atmosfera, decisão e sentimento de grupo, entre outros, foi denominado de Teoria do Campo.

10 Teoria das Relações Humanas
Necessidades Humanas Básicas Necessidade Fisiológicas Necessidade Psicológicas Necessidades de Auto-realização

11 .Ciclo Motivacional Equilíbrio Estímulo ou Incentivo Satisfação Necessidade Tensão Comportamento ou Ação

12 Frustração e Compensação
Equilíbrio Estímulo ou Incentivo Barreiras Necessidade Tensão Comportamento ou Ação

13 Moral elevado Moral baixo Fanatismo Euforia Atitudes positivas
Satisfação Otimismo Cooperação Coesão Colaboração Aceitação dos objetivos Boa vontade Identificação Atitudes negativas Insatisfação Pessimismo Oposição Negação Rejeição dos objetivos Má vontade Resistência Dispersão Agressão

14 Estilos de Liderança Liderança autocrática
Estilos de Liderança Liderança autocrática . O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo Liderança liberal . O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo Liderança democrática Há liberdade total para decisões grupais ou individuais, e mínima participação do líder.

15 Teoria das Relações Humanas
Comunicação É a troca de informação entre indivíduos, por isso constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.

16 Teoria das Relações Humanas
A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais: a)     Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas. b)     Proporcionar as atitudes necessárias que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

17 Teoria das Relações Humanas
Apreciação Crítica da Teoria das Relações Humanas 1. Oposição Cerrada à teoria Clássica 2. Inadequada Visualização dos Problemas de Relações Industriais 3. Concepção Ingênua e romântica do Operário 4. Limitação do Campo Experimental 5. Parcialidade das Conclusões 6. Ênfase nos Grupos Informais 7. Enfoque Manipulativo das Relações Humanas


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