A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia e Pesquisa Este Material conta com a participação dos Professores / Pesquisadores: Profa. Cynthia Morgana Boos de Quadros Prof. Michael Samir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia e Pesquisa Este Material conta com a participação dos Professores / Pesquisadores: Profa. Cynthia Morgana Boos de Quadros Prof. Michael Samir."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Pesquisa Este Material conta com a participação dos Professores / Pesquisadores: Profa. Cynthia Morgana Boos de Quadros Prof. Michael Samir Dalfovo Prof. Oscar Dalfovo

2 PESQUISA DE MERCADO: O consumidor é o início e o fim do marketing, pois uma empresa de sucesso elabora sua estratégia a partir das necessidades do consumidor, satisfazendo-as e tornando-o fiel. Para entender as necessidades do consumidor, o fabricante pode dispor da Pesquisa de Mercado.

3 O QUE É? As pesquisas de mercado coletam informações sobre uma população, previamente definida, entrevistando somente um número limitado de indivíduos desta população. As informações pesquisadas podem ser Qualitativas ou Quantitativas.

4 QUESTIONÁRIO Um questionário pode ser composto de perguntas abertas e fechadas. Pergunta Fechada: são objetivas, podendo ser única ou múltipla escolha. Pergunta Aberta: é feito um questionamento, e o entrevistado responde espontaneamente conforme sua opinião.

5 CUIDADOS C/ PERGUNTA ABERTA Antes de tudo, letra legível, e questionário “limpo” (sem rasuras). Responder exatamente o que pede a pergunta. Jamais induzir o entrevistado nas suas respostas.

6 CUIDADOS C/ PERGUNTA ABERTA Ser claro e objetivo nas respostas, mas nem por isso, sucinto. Evitar respostas vagas. Seja conclusivo em suas respostas para que quem estiver lendo saiba exatamente o que você quis dizer, não deixe que suas respostas dêem margens para interpretações errôneas.

7 CUIDADOS C/ PERGUNTA ABERTA Todos os adjetivos devem ser explicados. Ex.: Qualidade: Da costura? Da cor que não desbota? Do tecido (não amassa? Não lacera? Não encolhe?) Beleza: Dos modelos? Das cores?

8 EXEMPLO QUESTÃO ABERTA Ex.: Por que usa tal marca de roupa? Por que eu gosto. Por que sim. Por que tem qualidade e beleza. Explorar a questão. Perguntar como assim? Qualidade como?

9 VERIFICAÇÃO Consiste em ligar para algumas pessoas para confirmar as respostas e saber se o entrevistador fez o trabalho corretamente. São verificadas 30% das pesquisas de cada entrevistador. Para isso, todas as pesquisas devem constar um telefone, mesmo que seja para contato.

10 VERIFICAÇÃO São nas verificações que se descobrem possíveis fraudes. Se houver uma única fraude nos 30% verificados, 100% das pesquisas daquele entrevistador serão verificadas e, conseqüentemente, descontados os valores proporcionais para cada pesquisa verificada. Será CANCELADA a pesquisa fraudada, sem que o entrevistador receba qualquer pagamento dessas pesquisas.

11 PAPEL DO ENTREVISTADOR Os dados da pesquisa, se coletados corretamente, darão informações valiosas, que irão orientar as decisões de uma empresa. Grande parte do êxito de uma pesquisa de mercado depende das atitudes e do zelo e honestidade do pessoal encarregado de executar a pesquisa.

12 POSTURA DO ENTREVISTADOR O entrevistador deve, antes de tudo, estudar atentamente todas as instruções do questionário. O entrevistador não deve ter um ar muito medroso e humilde, como se perguntasse algo que não devesse. Deve estar convencido de que a pesquisa é importante, mesmo para a pessoa interrogada.

13 POSTURA DO ENTREVISTADOR Deve estar trajado de maneira simples, porém decente. Ser simpático e educado. Fazer a pergunta como está escrita. Explicar que não interessa o nome da pessoa, só a sua opinião; que a pessoa permanecerá anônima.

14 POSTURA DO ENTREVISTADOR Explicar ao entrevistado que a pesquisa é efetuada através de pequenas amostras e as pessoas são sorteadas. Se o entrevistado pedir para ficar com o questionário para auto-preencher, encontre uma razão para não aceitar. Evitar, as palavras “enquete” e semelhantes que possam impressionar as pessoas menos cultas.

15 POSTURA DO ENTREVISTADOR Se o entrevistado pedir sua opinião deverá, gentilmente, fugir da resposta, dizendo por exemplo, que diante de tantas opiniões, não tem idéia precisa. Explicar ao entrevista que você está pedindo seu nome e telefone apenas para a verificação. A entrevista não deve ser feita com pressa, sem dar tempo ao entrevistado para refletir e considerar bem a resposta.

16 REQUISITOS DE UM BOM ENTREVISTADOR 1. Personalidade agradável: deve ser simpático e educado. 2. Habilidade no trato com pessoas: o entrevistador deve estar preparado para tratar com qualquer tipo de pessoa, independente de classe social, cor, etc. 3. Mente investigadora: deve saber colher cada informação dada pelo entrevistado.

17 REQUISITOS DE UM BOM ENTREVISTADOR 4. Precisão: saber transmitir com exatidão as informações colhidas. 5. Espírito de observação: não deixar escapar nada que possa interessar.. 6. Integridade e honestidade no trabalho: Jamais fraudar uma pesquisa, inventando respostas.

18 REQUISITOS DE UM BOM ENTREVISTADOR 7. Boa memória: para poder completar o questionário logo após o término da entrevista. 8. Conhecimento de termos comerciais: para compreender o significado de certas palavras e poder conversar sobre o assunto da pesquisa. 9. Imparcialidade: o entrevistador não deve influenciar, com opiniões pessoais, a pessoa que está sendo entrevistada.

19 REQUISITOS DE UM BOM ENTREVISTADOR 10. Boa apresentação: a ponto de inspirar confiança no entrevistado. 11. Lembrar-se de sempre levar os questionários, cartão resposta, caneta, crachá de identificação e outros. 12. Naturalidade: para abordar o entrevistado e agradecer se receber uma recusa.

20 REQUISITOS DE UM BOM ENTREVISTADOR 13. Obedecer rigorosamente a ordem das perguntas e faze-las exatamente como estão escritas no questionário. 14. Deve-se preencher TODOS os campos corretamente. Se você errar algum campo, faça um risco sobre o erro e anote corretamente o campo escolhido. Em hipótese alguma, utilize corretivo. 15. Utilizar sempre caneta azul.

21 RESPONSABILIDADES DO ENTREVISTADOR A pesquisa é intransferível. O entrevistador jamais poderá dar a pesquisa para outro fazer. Em cada questionário haverá um termo de responsabilidade, que deverá ser assinado pelo entrevistador comprometendo-se c/ a EMPRESA DE PESQUISA, confirmando que todos os dados constantes na pesquisa são verdadeiros.

22 Trabalho 5 equipes. 2 pesquisadores 3 respondentes (Equipe 1 – Classe A, Classe B, Classe C, Classe D, Massa). 1 Questão de RU com cinco variáveis categóricas, 1 questão de múltipla escolha com 10 variáveis categóricas, 1 questão estilo escala lickert, 1 questão de ordem de preferência, 1 questão aberta. (Não precisa ser necessariamente neste ordem).

23 Avaliação Participação Individual no processo de formulação do questionário; Desempenho do papel como pesquisador (A nota dos dois pesquisadores será remetida a toda equipe); Análise do questionário.


Carregar ppt "Metodologia e Pesquisa Este Material conta com a participação dos Professores / Pesquisadores: Profa. Cynthia Morgana Boos de Quadros Prof. Michael Samir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google