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ENCONTRO DE ABERTURA DO Plano Regional de Educação Rodoviária 8ª Edição Funchal, 17 de outubro de 2014.

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1 ENCONTRO DE ABERTURA DO Plano Regional de Educação Rodoviária 8ª Edição Funchal, 17 de outubro de 2014

2 ESTRUTURA DESTA AÇÃO DE INFORMAÇÃO, ESCLARECIMENTO E SENSIBILIZAÇÃO 1. Breve apresentação e análise da génese e estrutura do Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER) e; 2. Apresentação e análise do funcionamento do PRER.

3 1. BREVE APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA GÉNESE E ESTRUTURA DO PRER

4 O QUE É O PRER? Projeto de enriquecimento e complemento curricular coordenado pela Direção Regional de Educação (DRE), que se enquadra numa dimensão humanista da educação … alínea h do Despacho nº 116/2014, de 9 de julho. Desenvolvido na Região Autónoma da Madeira (RAM) desde 2007/2008, e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação rodoviária e ou educação para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a redução da sinistralidade rodoviária, suas consequências e custos, assim como para a qualidade de vida dos cidadãos.

5 COMO PARTICIPAR NO PRER? Pode ser adotado por qualquer escola, pública ou privada, independentemente da sua tipologia, que se inscreva e que siga a sua metodologia. São por isso condições de participação: Adesão ao PRER e consequente integração na Rede de Escolas do PRER (Rede) e; Desenhar, desenvolver e avaliar um plano de ação específico, tendo em conta a matriz de atividades nucleares definidas pela DRE, bem como as atividades concebidas, organizadas e avaliadas pela Equipa de Coordenação do PRER (Coordenação), os recursos próprios da escola e a sua envolvente rodoviária.

6 COMO SE DESENVOLVE O PRER? Antes da adesão ao PRER, todas as escolas da RAM recebem um esboço da matriz de atividades nucleares (quadro provisório); Adesão ao PRER e consequente integração na Rede de Escolas do PRER; Depois de inscritas, as escolas da Rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Plano (Guia para professores e educadores dinamizadores); Desenhar, desenvolver e avaliar um plano de ação específico, tendo em conta a matriz de atividades nucleares definidas pela DRE, bem como as atividades concebidas, organizadas e avaliadas pela Coordenação, os recursos próprios da escola e a sua envolvente rodoviária; A Coordenação organiza atividades de formação; Os aplicadores do Projeto são o ponto focal no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta e; Uma escola reconhecida com a bandeira Escola Modelo no Trânsito, demonstrou ter seguido a metodologia proposta e cumprido com os critérios estabelecidos, em prol da segurança rodoviária e da qualidade de vida das pessoas.

7 Quais os contextos de aplicação do PRER? Jardins de Infância, Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Desenvolve-se quer nas atividades de enriquecimento e complemento curricular, designadamente Ocupação de Tempos Livres (OTL), Biblioteca, Educação Física, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) quer através de intervenção curricular, em regime de coadjuvância. 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico E Ensino Secundário Desenvolve-se quer nas atividades de enriquecimento e complemento curricular quer através de intervenção curricular, em regime de coadjuvância, sobretudo em Formação Pessoal e Social.

8 COORDENAÇÃO, PARCERIAS, PATROCÍNIOS E APOIOS O Plano é coordenado a nível regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam no entanto a especificidade de cada escola relativamente aos seus atores, desde alunos a professores, passando pelo pessoal não docente e caraterísticas do meio envolvente. O PRER beneficia do estabelecimento de parcerias e conta ainda com patrocínios e apoios diversos e pontual e especificamente de alguns mecenas, tendo em vista o desenvolvimento das suas atividades.

9 PARCERIAS

10 PATROCÍNIOS

11 PATROCÍNIO DA Associação de Karting da Madeira Ações de divulgação e promoção do karting, com ênfase na sensibilização para a segurança rodoviária, mediante contato direto entre a escola e a Associação. Participação das escolas visitadas pela Associação, no biénio 2013-2015, no patrocínio de uma prova a realizar no kartódromo do Faial (Santana) e apadrinhamento dos pilotos respetivos. Contactos úteis: Telefone 1: 291 775 915 Telefone 2: 968 115 230 Fax: 291 762 875 Internet: http://www.akmadeira.com info@akmadeira.com

12 APOIOS (concretizados em 2014/2015)

13 2. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DO PRER

14 Matriz de Atividades Nucleares do PRER (quadro definitivo)

15 ProjetosFases Tipologia das Escolas Datas de Realização Jardins de InfânciaEB1/PEEB123/PEEB23EB23+S Aula de Trânsito RealÚnicaxxxAté 12 de junho A Escola e a Envolvente Rodoviária Única xxx Até 12 de junho A Minha Família e eu no Trânsito Única xxx Até 12 de junho Aventura Rodoviária Única xx Etapa 1 – Novembro Etapa 2 – Dezembro e janeiro Etapa 3 - Fevereiro Etapa 4 – Março e abril Etapa 5 - Maio “Cem” Comentários no Trânsito Escolaxxx Até 20 de março Regionalxxx 24 de abril (sexta-feira) Escolinha de Trânsito Única xxx Até 12 de junho Prova de Orientação Rodoviária Escola xxxAté 20 de março Regional xxx24 de abril Taça Escolar de Educação Rodoviária Escolaxxxx 12 de janeiro a 13 de fevereiro Concelhiaxx 23 de fevereiro a 20 de março Regionalxxxx24 de abril Outras Ações de Intervenção Única xxxxx Até 12 de junho

16 Projeto A – Aula de Trânsito Real Natureza e Objeto A concretização desta ação passa pela realização de um percurso na área próxima à escola, a pé ou numa viatura, explicando-se o significado dos sinais e das regras de trânsito. Destinatários Alunos dos Jardins de Infância e da Educação Pré- Escolar. Calendarização Em data a decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

17 Projeto B – A Escola e a Envolvente Rodoviária Natureza e objeto Aplicação de um questionário para registo online ou manual dos comportamentos dos alunos no trânsito. Quem e como se aplica Delegados de Segurança ao abrigo da parceria entre serviços e projetos: Gabinete do Secretário Regional de Educação e Recursos Humanos – DRE e Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos (ESPR) – PRER, respetivamente. Aplicado alternativamente quer pelos diretores de turma quer pelos dinamizadores do PRER. Link para acesso ao questionário: https://docs.google.com/forms/d/1v34hmabJ_sF5yEGEk7NrLrSsqKu1ggGDHu-A7gf10I0/viewform Destinatários 3º Ciclo do Ensino Básico (8º ano de escolaridade), assim como cursos e percursos equivalentes – Alunos abrangidos pelo projeto ESPR - Tema 3 ou em alternativa a uma amostra estatisticamente significativa de alunos do mesmo ano de escolaridade. Calendarização Em data a decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

18 Projeto C – A Minha Família e eu no Trânsito Natureza e objeto Aplicação de um questionário para registo online ou manual das conceções e práticas dos Pais/Encarregados de Educação no âmbito da Educação Rodoviária. Quem e como se aplica Delegados de Segurança ao abrigo da parceria entre serviços e projetos: Gabinete do Secretário Regional de Educação e Recursos Humanos – DRE e Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos – PRER, respetivamente. Aplicado alternativamente quer pelos diretores de turma quer pelos dinamizadores do PRER. Link para acesso ao questionário: https://docs.google.com/forms/d/1hnsTvSbuFgaWQaOBy0lb5IFqkKaroAkv6UMyg1mJxt4/viewform?usp=send_form Destinatários 2º Ciclo do Ensino Básico (5º ano de escolaridade), assim como cursos e percursos equivalentes – Pais e Encarregados de Educação de alunos abrangidos pelo projeto ESPR - Tema 3 ou em alternativa a uma amostra estatisticamente significativa de Pais e Encarregados de Educação de alunos do mesmo ano de escolaridade. Calendarização Em data a decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

19 Projeto D – Aventura Rodoviária Natureza e objeto Compreende um conjunto de situações/problemas sequenciais, relacionados com a educação rodoviária, transformando-se numa aventura ilustrada online, apresentada através da página web do PRER (http://projectos.madeira-edu.pt/prer/PaacuteginaInicial/tabid/436/Default.aspx), no campo NOTÍCIAS e na página web do projeto Aventura Rodoviária (http://davidfazendeiro.wix.com/aventurarodoviaria).http://projectos.madeira-edu.pt/prer/PaacuteginaInicial/tabid/436/Default.aspxhttp://davidfazendeiro.wix.com/aventurarodoviaria Como participar Através do envio das soluções dos problemas formulados, por turma, até ao último dia do mês único ou final da etapa correspondente (para o email: aventurarodoviaria@hotmail.com).aventurarodoviaria@hotmail.com Destinatários Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Calendarização Entre novembro de 2014 e maio de 2015 serão organizadas 5 etapas sequenciais, divulgadas no 1º dia do mês único ou inicial de cada etapa: Etapa 1: novembro; Etapa 2: dezembro e janeiro; Etapa 3: fevereiro; Etapa 4: março e abril e; Etapa 5: maio. Distinção aos participantes Em cada etapa, as turmas participantes são distinguidas com um troféu virtual ou parte dele, até completarem a coleção completa.

20 Projeto E – “Cem” Comentários no Trânsito Natureza e objeto Registo fotográfico de situações, quer adequadas quer desadequadas, relacionadas com o trânsito diário de veículos e peões na via pública. Como participar/ Recomendações A Participação individual ou em pares de alunos pertencentes ao mesmo ciclo de ensino, é materializada no envio, à Coordenação, de uma fotografia por ciclo de ensino, original, inédita, não editada e comentada (legendada) ou não, selecionada de entre as participantes na Fase Escola, quer em formato digital (para: prer.dre@hotmail.com), de tipo JPG quer em suporte físico (para: DRE, Rua D. João, nº 57, Quinta Olinda, 9054-510, Funchal, Madeira, Portugal, A/C da Divisão de Gestão de Projetos), com as dimensões 20x30cm.prer.dre@hotmail.com Apenas se admite a edição (mudança, seja de que natureza for) das imagens fotografadas, para salvaguardar a proteção de dados pessoais, quer de pessoas singulares quer de bens. Destinatários Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, assim como de cursos e percursos equivalentes. Calendarização Fase Escola – Impreterivelmente até 20 de março de 2015. Final Regional – 24 de abril de 2015, sexta-feira. Apuramento dos vencedores Após votação das escolas participantes na Final Regional, quer da Prova de Orientação Rodoviária quer da Taça Escolar de Educação Rodoviária, em 24 de abril, precedida de votação online na página de facebook do PRER, entre as 00h00 do dia 12 e as 00h00 do dia 18 de abril de 2015, será distinguida a fotografia de cada ciclo, sobre a qual recair cumulativamente maior número de votos. Prémios É atribuído um prémio não pecuniário ao(s) autor(es) da fotografia mais votada em cada ciclo de ensino.

21 “Cem” Comentários no Trânsito – Exemplo 1

22 “Cem” Comentários no Trânsito – Exemplo 2

23 “Cem” Comentários no Trânsito – Exemplo 3

24 “Cem” Comentários no Trânsito – Exemplo 4

25 Projeto F – Escolinha de Trânsito Natureza e objeto Circulação numa pista de educação rodoviária, especialmente montada para o efeito, com "veículos" próprios (carrinhos de cana, triciclos, trotinetas, patins, bicicletas, entre outros), no cumprimento dos sinais e regras de trânsito. Destinatários Alunos dos Jardins de Infância e da educação pré-escolar. Calendarização Em data a decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

26 Projeto G – Prova de Orientação Rodoviária Natureza e objeto Os dois alunos de cada equipa, pertencentes ao mesmo ciclo de ensino, efetuam um percurso, em corrida ou a passo, assinalado num mapa. Nesse percurso cada equipa terá de passar obrigatoriamente por determinados pontos assinalados (postos de controlo), onde existem perguntas sobre educação rodoviária, cujas respostas são assinaladas nos cartões de registo próprio. Destinatários Alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, assim como de cursos e percursos equivalentes. Calendarização Fase Escola – Impreterivelmente até 20 de março de 2015. Final Regional – 24 de abril de 2015. Prémios É atribuído um prémio não pecuniário à equipa classificada em 1º lugar, em cada ciclo de ensino, na Final Regional.

27 Projeto H – Taça Escolar de Educação Rodoviária Natureza e objeto Categoria A – 1º Ciclo do Ensino Básico: compreende a execução de um Teste de avaliação (escrito) e a realização de uma Prova de Maneabilidade (pista de educação rodoviária). Categoria B – 2º Ciclo do Ensino Básico: compreende a realização de uma Prova de Maneabilidade (pista de educação rodoviária), precedida da Aplicação de um pequeno questionário (questões selecionadas aleatoriamente de um banco elaborado previamente). Destinatários Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, assim como de cursos e percursos equivalentes. Calendarização Categoria A Fase Escola – 12 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015. Fase Concelhia - 23 de fevereiro a 20 de março de 2015 NOTA - Quando num determinado Concelho, apenas um estabelecimento de ensino tiver desenvolvido a Fase Escola desta Ação/Projeto, os respetivos alunos apurados, participam na Fase Concelhia desta Ação/Projeto, no Município menos distante dos alunos selecionados, verificando-se, no entanto, o apuramento de 2 alunos de cada Concelho participante. Final Regional – 24 de abril de 2015. Categoria B Fase Escola – 12 de janeiro a 20 de março de 2015. Final Regional – 24 de abril de 2015. Prémios É atribuído um prémio não pecuniário ao 1º classificado de cada ciclo de ensino, na Final Regional.

28 Projeto I – Outras Ações de Intervenção Natureza e objeto Compreende a realização de atividades que se distingam das demais definidas pela Coordenação, hipoteticamente: - 15ª Edição do concurso Segurança para todos (www.segurancaparatodos.com): - Conceção e disseminação de folhetos de segurança quando da realização de provas, a contar para o Troféu Europeu de Ralis, Campeonato Nacional de Ralis e ou Campeonato de Ralis “Coral” da Madeira; -Ações de (In)formação/Sensibilização/Esclarecimento; - Campanhas e; - Etc. Destinatários A decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, de entre Alunos, Professores, Pessoal Não Docente, Pais e Encarregados de Educação, Sociedade Civil, entre outros, a realizar por todas as escolas independentemente da tipologia respetiva. Calendarização Em data a decidir pelo(s) dinamizador(es) do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

29 ENVIO DE RESULTADOS O envio de resultados à Coordenação, no que se refere à identificação dos alunos e das escolas, após a conclusão da Fase Escola do Projeto G (Prova de Orientação Rodoviária), bem como após a conclusão da Fase Concelhia do Projeto H (Taça Escolar de Educação Rodoviária) é feito online, através do preenchimento do FORMULÁRIO correspondente, alojado na página web do PRER e com a oportunidade definida no regulamento dessas ações/projetos nucleares.

30 Rede de Escolas Modelo no Trânsito À exceção do ano da génese do PRER, de há seis anos para cá é atribuída uma bandeira Escola Modelo no Trânsito, como reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido anualmente pelos Estabelecimentos de Ensino/Educação, em prol da segurança rodoviária e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Relativamente ao ano letivo em curso, a obtenção deste galardão é condicionada pelo cumprimento dos critérios estabelecidos na tabela integrante do diapositivo seguinte, diferenciados consoante a tipologia das escolas. Assim, os projetos assinalados com o símbolo  devem ser desenvolvidos obrigatoriamente; os assinalados com o símbolo , sem prejuízo de poderem ser concretizados na totalidade, podem ser desenvolvidos em alternativa um do outro e no caso das EB23+S, se o Projeto E (“Cem” Comentários no Trânsito) for desenvolvido no 3º Ciclo do Ensino Básico, pode não o ser no Ensino Secundário ou vice-versa e os que se encontram assinalados com o símbolo , ainda que possam ser desenvolvidos na totalidade, não são considerados como condição indispensável para atribuição do galardão.

31 ProjetosFases Tipologia das Escolas Datas de Realização Jardins de InfânciaEB1/PEEB123/PEEB23EB23+S Aula de Trânsito RealÚnica  Até 12 de junho A Escola e a Envolvente Rodoviária Única  Até 12 de junho A Minha Família e eu no Trânsito Única  Até 12 de junho Aventura Rodoviária Única  Etapa 1 – Novembro Etapa 2 – Dezembro e janeiro Etapa 3 - Fevereiro Etapa 4 – Março e abril Etapa 5 - Maio “Cem” Comentários no Trânsito Escola  Até 20 de março Regional  24 de abril (sexta-feira) Escolinha de Trânsito Única  Até 12 de junho Prova de Orientação Rodoviária Escola  Até 20 de março Regional  24 de abril Taça Escolar de Educação Rodoviária Escola  12 de janeiro a 13 de fevereiro Concelhia  23 de fevereiro a 20 de março Regional  24 de abril Outras Ações de Intervenção Única  Até 12 de junho

32 ATIVIDADES CONCEBIDAS, ORGANIZADAS E AVALIADAS PELA EQUIPA DE COORDENAÇÃO DO PRER Comemoração do DIA MUNDIAL DAS VÍTIMAS DA ESTRADA (2014/11/16) Operação auto-stop não repressiva, “PRESENTES, TODOS. ACIDENTES, NENHUNS” (Natal de 2014) Comemoração do DIA MUNDIAL DO TRÂNSITO E DA CORTESIA AO VOLANTE (2015/05/05) Patrocínio de uma prova de karting – ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE KARTING (termo do ano letivo 2014/2015)

33 OUTROS RECURSOS DE APOIO A DRE possui, para requisição eventual, um acervo bibliográfico (livros e boletins informativos), de apoio à conceção, desenvolvimento e avaliação dos projetos de intervenção das escolas, cuja relação se encontra na página web do PRER. A DRE possui também um conjunto de recursos materiais, indispensáveis à concretização de algumas ações/projetos nucleares, sediados na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, cuja relação se encontra descrita no Guia para professores e educadores dinamizadores do PRER e que são disponibilizados às escolas interessadas, a título de empréstimo, mediante requisição, por telefone, pelo número 969 394 934 (professora, Carla Jesus, Co-Coordenadora do PRER 2014/2015), com uma antecedência de pelo menos 10 dias úteis em relação à utilização dos materiais. É da inteira responsabilidade das escolas interessadas o levantamento, transporte e devolução dos recursos solicitados. A DRE possui ainda uma mascote representativa do PRER, construída tridimensionalmente, podendo ser usada nas mais variadas ações/projetos desenvolvidos pelas instituições da Rede de Escolas do PRER, dando maior visibilidade ao Plano, sediada também na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e que poderá igualmente ser disponibilizada às escolas interessadas e nas mesmas condições descritas para os recursos indicados anteriormente.

34 RELATÓRIO ANUAL DE PROFESSORES E EDUCADORES DINAMIZADORES DO PRER Preenchimento online do FORMULÁRIO correspondente, alojado na página web do PRER, impreterivelmente até ao dia 12 de junho de 2015.

35 CONTACTEM-NOS E SIGAM-NOS Direção Regional de Educação / Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional / Divisão de Gestão de Projetos: Telefone: 291 705 860 dgp.dre@live-madeira-edu.pt Equipa de Coordenação do PRER 2014/2015: Professora, Carla de Jesus - Escola Básica e Secundária de Santa Cruz - Telefone: 291 520 050 Professora, Cláudia Correia - Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Telefone: 291 942 420 Professora, David Fazendeiro - Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Telefone: 291 570 000 Professora, Nelson Relva - Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol - Telefone: 291 970 130 prer.dre@hotmail.com Páginas web: http://projectos.madeira-edu.pt/prer/PaacuteginaInicial/tabid/436/Default.aspx http://davidfazendeiro.wix.com/aventurarodoviaria Página de facebook: https://www.facebook.com/pages/Plano-Regional-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Rodovi%C3%A1ria/193011590726935?fref=ts

36 Estamos felizes e gratos pelo inestimável acolhimento nesta casa, mas também pela atenção que todos vós nos dispensaram. Bem-haja a todos!


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