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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO-UNIESP 5º SEMESTRE Prof. Mba Aldemir Almeida.

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO-UNIESP 5º SEMESTRE Prof. Mba Aldemir Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO-UNIESP 5º SEMESTRE Prof. Mba Aldemir Almeida

2 Conceito de Planejamento Planejamento: ato ou efeito de planejar Planejar: fazer um plano ou planta de; projetar;traçar; fazer o planejamento de; elaborar um plano ou roteiro de; programar. Fonte: Dicionário Aurélio

3 Planejamento Estratégico Estratégia: do grego “strategós” - a arte do general Estabelece caminhos, cursos, programas de ação que devem ser seguidos para ser alcançados os objetivos e desafios estabelecidos. Fonte: Dicionário Aurélio Fonte: Dicionário Aurélio

4 Planejamento Estratégico Importância do Planejamento Estratégico Crises econômicas, marcadas pelas turbulências e instabilidades ( Crise EUA) Substitui a cultura do planejamento ocasional, ao adotar o planejamento como um exercício permanente e sistemático Com o PE cria-se o futuro visando o impacto positivo do desempenho e dos resultados organizacionais

5 Planejamento Estratégico Resultados positivos do Planejamento Estratégico A compreensão clara do propósito, dos negócios, dos valores, da visão e da missão organizacionais por todos os colaboradores de uma organização: funcionários e gestores, bem como pelos membros externos com os quais a organização interage; Maior comprometimento de todos esses atores para com a concretização da missão, visão e dos objetivos e metas organizacionais; Melhor coordenação e alinhamento de prioridades, práticas e uso de recursos, conduzindo a melhores decisões;

6 Planejamento Estratégico Estabelecimento das bases para um pensamento voltado para o futuro, que se constitui no suporte para a mudança; Elevação das competências dos indivíduos para trabalhar de forma mais autônoma, na direção de objetivos e metas comuns, compreendendo o valor de sua contribuição para a organização como um todo; Melhoria da definição de estratégias, baseadas em informações mais consistentes e atualizadas sobre o ambiente externo, bem como sobre as capacidades e potencialidades internas;

7 Planejamento Estratégico Resultados positivos do Planejamento Estratégico Oportunidades para socializar a um maior número de pessoas e informações sobre como moldar o futuro de uma organização; Fornecimento de um mapa de ação,que ajuda a guiar os gestores e os funcionários na realização de seus trabalhos; Indicação dos marcos importantes (datas, eventos, etapas) para o monitoramento do processo e dos resultados, permitindo as correções de curso que se fizerem necessárias; Fortalecimento do espírito de equipe e conseqüente melhoria da eficiência.

8 Planejamento Estratégico Diferentes enfoques do Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Tradicional Planejamento Estratégico Participativo Planejamento Estratégico Situacional Planejamento Estratégico orientado para o Mercado Mercado

9 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Tradicional Normalmente utilizado nas empresas com base na estrutura piramidal convencional – A análise e tomada de decisões é centrada nos cargos “mais altos”. Normalmente utilizado nas empresas com base na estrutura piramidal convencional – A análise e tomada de decisões é centrada nos cargos “mais altos”.

10 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Participativo O corpo funcional da organização deve atuar de forma significativa no processo de elaboração do planejamento estratégico – o principal benefício do planejamento participativo não é seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. O corpo funcional da organização deve atuar de forma significativa no processo de elaboração do planejamento estratégico – o principal benefício do planejamento participativo não é seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido.

11 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Situacional A proposta do planejamento situacional é conceber um plano de ação para cada problema, e atuar sobre a realidade cambiante, na mesma velocidade desta transformação. A proposta do planejamento situacional é conceber um plano de ação para cada problema, e atuar sobre a realidade cambiante, na mesma velocidade desta transformação.

12 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico orientado para o Mercado É o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado continuamente mutante. Planejar: no sentido de fazer as coisas acontecerem; Estratégico: no sentido de realocação de nossos recursos básicos (não necessariamente a longo prazo)

13 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico orientado para o Mercado Mercado: porque os subsídios vêm do nosso mercado – o objetivo final é entender o que os nossos clientes querem e então posicionarmos a organização da melhor maneira possível para atendê-los, em detrimento de nossos concorrentes.

14 Preparando-se para planejar Esclareça os propósitos e os resultados desejados do processo de planejamento Obtenha concordância sobre o tempo para o plano, incluindo estratégias e metas de curto e longo prazo, e para a Visão Decida quem deve ser envolvido e quais os papéis que devem desempenhar Determine se há necessidade de um facilitador externo

15 Preparando-se para planejar Crie um plano para coleta de informações e distribua responsabilidades (entrevistas com stakeholder, exame do ambiente interno e externo). Determine uma estrutura ou esboço geral: cronograma, o número de reuniões, o que será realizado, em quanto tempo e por quem. Determine os recursos necessários, incluindo o tempo das pessoas, as instalações, o equipamento, os suprimentos, a alimentação, hospedagem etc.

16 Preparando-se para planejar Esclareça os propósitos e os resultados desejados do processo de planejamento Obtenha concordância sobre o tempo para o plano, incluindo estratégias e metas de curto e longo prazo, e para a Visão Decida quem deve ser envolvido e quais os papéis que devem desempenhar Determine se há necessidade de um facilitador externo

17 Fases do Planejamento Estratégico Fase 1 – Levantamento e análise de dados no contexto interno e externo da organização Fase 2 - Definição de Visão e Missão Fase 3 – Orientação e Direcionamento Fase 4 - Plano de Ação Fase 5 - Avaliação

18 Fase 1 – Levantamento e análise de dados no contexto interno e externo da organização Identifique todos os aspectos relevantes do caso 1- Organize as informações em forma de tópicos; tópicos; 2- Separe o que é aspecto interno (Ong Mães Atuantes ) e externo (Bairro) Atuantes ) e externo (Bairro)

19 Análise SWOT -FOFA OPORTUNIDADES

20 Ameaças Eliminar Fraquezas ForçasOportunidades

21 F. O. F. A Forças : são recursos que ajudam a organização cumprir sua missão, são os pontos fortes e internos da organização. Ex: diversas fontes de captação de recursos. Fraquezas: são as deficiências que atrapalham a organização no cumprimento de sua missão, são os pontos fracos e internos da organização. Ex: poucos voluntários.

22 Oportunidades: são os fatores externos à organização e que podem afetá-la de forma positiva. Ex: novas fontes de financiamento. Ameaças: são fatores externos à organização e que podem afetá-la de forma negativa. Ex: perda de financiamento governamental.

23 Fase 2 - Definição de Visão e Missão Visão Pode ser entendida como um objeto claro e abrangente, que fornece uma idéia nítida do que se quer ser ou fazer. Visão sempre é um elemento do futuro, algo ainda a ser realizado. É onde quero chegar É onde quero chegar

24 Fase 2 - Definição de Visão e Missão “A visão não consiste em adivinhar o futuro, mas em criar o futuro atuando no presente”. Collins – sem data Cuidado na hora de elaborar sua visão ela irá determinar sua missão

25 Exemplos de visão Avon “Ser a empresa que melhor entende e satisfaz globalmente as necessidades de produto, serviço e globalmente as necessidades de produto, serviço e auto-realização da Mulher” auto-realização da Mulher”Disney: “Criar um mundo onde todos possam ser crianças” Universidade Federal de Santa Maria “Ser reconhecida como referência de excelência no ensino, pesquisa e extensão pela comunidade ensino, pesquisa e extensão pela comunidade científica e pela sociedade em geral” científica e pela sociedade em geral”

26 Algumas perguntas que podem ajudar a definir a VISÃO Como será o mundo daqui a cinco anos? Como será o país daqui a cinco anos? Como será a cidade daqui a cinco anos? Como será a comunidade daqui a cinco anos? Como será a nossa organização daqui a cinco anos? Como estará cada programa/projeto daqui a cinco anos? Como estará cada um daqui a cinco anos?

27 Fase 2 - Definição de Visão e Missão Missão: Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo, incumbência, obrigação, compromisso, dever a cumprir. Missão: Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo, incumbência, obrigação, compromisso, dever a cumprir. “A que foi enviado”

28 Missão Organizacional É a razão de ser da organização Implica conhecer seu público-alvo Implica saber o que se quer Fortalece a organização Faz parte do cotidiano da organização É compartilhada Precisa ser construída

29 O que é uma boa missão? Laurie Jones, em seu livro The Path, coloca três qualidades necessárias a uma boa missão: 1. Nunca ser maior do que uma sentença 2. Ser entendida facilmente por um jovem de 12 anos jovem de 12 anos 3. Ser recitada de cabeça mesmo sob pressão pressão

30 Missão Deve responder três questões: O que? Como? Para quem?

31 Exemplo de missão FIAT “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio” “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio” O que? Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços Como? garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio Para quem? Pessoas que prefiram comprar e tenham orgulho de possuir

32 Exemplo de Missão Alcoólicos Anônimos “ Manter-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade”. O que? Manter-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos Como? Nós e outros alcoólicos Para quem? Não diz

33 VRIO (Matriz de valor) ValiosoRaro Difícil imitação Organizável


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