A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Professora : Simone de Paula Rodrigues

2 Sequência Didática - SEE
Multiplicação Cursistas : Erika Cristina Ribeiro Abrantes Kenya Alecrins Carneiro Atuação : 3º ano

3 Apresentação da proposta
Esta sequência didática trabalhará multiplicação de uma forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras. A leitura e interpretação serão exploradas por meio do poema de Bastos Tigre: Multiplicação Objetivos : Desenvolver habilidades de leitura/ interpretação; Reconhecer as rimas, as estrofes e os versos de um poema; Compreender as ideias da multiplicação (adição de quantidades iguais, disposição retangular); Resolver situações-problema que envolvam ideias de multiplicação;

4 Levantamento dos conhecimentos prévios - (1º aula)
Turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem acerca da multiplicação; Registro em uma folha de papel sulfite com palavras chaves que resumam suas ideias; Momento de descontração e apresentação em data show do poema: Multiplicação- do poeta Bastos Tigre; Sobre o poema: Explique com suas palavras que ideia o poema transmite sobre a multiplicação. O que significa somar parcelas iguais? Por que usamos a multiplicação, ao invés de apenas somar? Em que situações em nosso dia a dia utilizamos a multiplicação?

5 Poema: Multiplicação Bastos Tigre Os dois fatores escrevo
Sou a Multiplicação. Faço do “mais”, muito mais. Numa espécie de adição Tendo parcelas iguais. Se o dinheiro eu multiplico, Muito bem isso me faz; Mas não adianta ser rico Faltando a saúde e a paz. Os dois fatores escrevo E multiplicando os dois Tenho os produtos e devo A soma achar-lhes depois.

6 Gênero textual : poema Retomar a leitura do poema “ Multiplicação”, em cartaz, enfatizando ritmo, entonação e pontuação; Indagar: este texto que estamos lendo é um .... Quem sabe dizer o que é um poema? Alguém conhece algum poema de cor? Falar sobre a estrutura do poema recortando uma estrofe do poema e colando-a a parte no quadro, para explicar o que é uma estrofe. Em seguida recortar outra estrofe do poema e fatiá-la em versos, colando-os no quadro para explicar o que são versos.

7 Recorte de estrofes e versos

8 Destacar com cores diferentes as rimas presentes no texto.
Pedir que os alunos construam algumas frases com rimas. Quantas estrofes tem o poema ? E se tivesse o dobro de estrofes, quantas teriam? Quantos versos ?

9 MULTIPLICANDO NO DIA A DIA
Para fazer um pudim, Dona Candinha utiliza 3 ovos. Para fazer 3 pudins, quantos ovos ela utilizará? 2 X 3= 6 = 6

10

11 Uma dúzia de bananas contém 12 bananas
Uma dúzia de bananas contém 12 bananas. E três dúzias, quantas bananas tem?

12 Para fazer uma camisa, a costureira usou 9 botões
Para fazer uma camisa, a costureira usou 9 botões.Para fazer 3 camisas iguais, quantos botões usará ?

13 Ampliação do conhecimento
Multiplicando no dia a dia Distribuir 3 copinhos com material de contagem que poderá ser botões ou sementes. Cada dupla receberá 3 copinhos com a mesma quantidade de material. O total de botões irá variar entre as duplas. Ao final cada dupla apresentará para a turma. Os alunos contarão os botões ou sementes de cada copinho e etiquetará com o número correspondente.

14 Ficha de registro: Dupla: ______________________ e ______________________ Nossa dupla recebeu _____ copinhos. Em cada copinho havia _____ botões. Ao todo, havia _____ botões. Em Matemática: _____ + _____ + _____ = _____   ou  _____  x _____ = _____

15 Multiplicando no dia a dia

16 Vídeo

17 Sistematização do conhecimento ( 2ª aula)
vídeo: A turma da tabuada- Viva a formação MKoruPMBz8 Bate papo sobre o vídeo

18 Sistematização do conhecimento
Dominó humano

19 Propor situações problema para a turma resolver, permitindo que utilizem vários caminhos para chegar a resposta a) Leonardo é colecionador de miniaturas de carrinhos. Ele guarda e organiza seus carrinhos dentro de caixas. Sabendo-se que ele tem ao todo 6 caixas com 4 carrinhos cada uma. Quantas miniaturas de carrinhos Leonardo possui? b) Uma sala de aula tem 5 fileiras de carteiras. Cada fileira tem 6 carteiras. Quantas carteiras tem nesta sala de aula? c) Adelaide comprou um ramalhete de flores. Ao chegar em casa ela colocou 8 flores em cada um dos 5 jarros da sala. Quantas flores Adelaide comprou?         

20

21 Boliche da multiplicação
AVALIAÇÃO – ( 3ª aula) Boliche da multiplicação Material : 1 jogo de boliche com garrafas pet Folha Lápis para anotar os resultados Desenvolvimento 10 garrafas com a mesma pontuação, 4 pontos; Equipe com 4 alunos; Cada equipe organizará seu jogo de boliche e a forma como irá marcar os pontos( desenhos de garrafas, pauzinhos, etc). Em cada rodada, um jogador tem três chances para derrubar o máximo de garrafas. Quando encerrar suas três chances, independente do número de garrafas derrubadas,dá a vez ao próximo, que reorganizará as garrafas ao seu modo e conta seus pontos marcando-os. Ganha a equipe que tiver maior número de pontos ao final A avaliação foi feita por meio da observação das estratégias usadas pelos alunos, para calcularem sua pontuação.

22 Boliche da multiplicação (vídeos)

23


Carregar ppt "ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google