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JEAN PIAGET (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça;

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1 JEAN PIAGET (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça;
Desde criança, Piaget interessou-se pela história natural, escrevendo seu primeiro ensaio, sobre um pardal albino, aos 11 anos. Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Recebeu seu Doutorado em Biologia, em 1918, aos 22 anos de idade.

2 Após formar-se foi para Zurique, trabalhando como psicólogo experimental;
Lá, frequentou aulas lecionadas por Jung, passando a trabalhar como psiquiatra; Em 1919, foi para a França, atuando no laboratório de Alfred Binet, famoso psicólogo infantil; Nesse ano, iniciou o estudo do desenvolvimento das habilidades cognitivas;

3 Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J
Em 1921, voltou à Suíça, tornando-se diretor do Instituto J. J. Rosseau, da Universidade de Genebra, onde desenvolveu a maior parte de suas pesquisas. - Piaget lecionou em diversas universidades europeias, como a Sorbonne, em Paris, de 1952 a 1963. - Escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

4 PRINCIPAIS LIVROS O nascimento da inteligência na criança;
A construção do real na criança; A formação do símbolo na criança; Da lógica da criança à lógica do adolescente; O juízo moral na criança; A psicologia da criança;

5 O NASCIMENTO DA INTELIGÊNCIA
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. A mente só é desenvolvida a partir da interação do sujeito com o objeto a conhecer.

6 Fatores que influenciam o desenvolvimento
humano FATORES INVARIANTES – ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas) que permanecem constantes ao longo da sua vida. FATORES VARIANTES – elemento que se transforma no processo de interação com o meio, visando a adaptação do indivíduo ao real que o circunda.

7 Fatores que influenciam o desenvolvimento
humano Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do individuo, que pode ou não desenvolver-se. Crescimento orgânico – aspecto físico. O aumento da altura e a estabilização do esqueleto. Possibilidades de descobertas de uma criança. Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças depende dessa maturação.

8 Equilíbrio Para Piaget o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes equilibrações e desquilibrações. A Criança portanto, procura manter um estado de equilíbrio com seu meio, agindo de forma a superar perturbações na relação que estabelece com o mesmo.

9 A ruptura da harmonia entre o organismo e o meio, causa o desequilíbrio, e para alcançar o equilíbrio, são acionados dois mecanismos: ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO Assimilação (da experiencia da mente) Acomodação (da mente à nova experiencia ) Equilibração (estados de equilíbrio de adaptação cada vez mais estáveis)

10 Jean Piaget - Sobre a Pedagogia
Alberto Munari Coleções Educadores -2010

11 Desenvolvimento Moral
Formação moral da criança: normas e regras impostas. Alberto Munari Sociólogo - Durkheim – reflexo da sociedade Psicólogo e escritora – Magali Bovet – conselho do adulto e obediência da criança. Pai com filho e professor com aluno. Filosofo - Kant – resultados das leis Respeito – aquisição das noções morais

12 O respeito é dividido em dois tipos:
Unilateral: desigualdade dos indivíduos, respeito do maior para o menor. Relação de coação Professor com aluno Pais com filhos

13 Mútuo: igualdade dos indivíduos
Relação de cooperação Entre crianças Entre adolescentes

14 Piaget denomina esse desenvolvimento moral em três fases:
Na infância essas duas morais são bem distintas e se reconciliam mais tarde na adolescência. Piaget denomina esse desenvolvimento moral em três fases: ANOMIA (até os 5 anos): fase pré-moral (egocentrismo), não existe regras e normas.

15 HETERONOMIA (9 a 10 anos): o certo é cumprimento de regras, corresponde ao respeito unilateral. Idade escolar. AUTONOMIA: o respeito das regras é gerado por meios de acordos mútuos em uma relação de cooperação

16 Pedagogia Durkheim – Educação Moral – ele pretende formar personalidades livres e autônomas. Moral da cooperação por meio da autoridade Três elementos principais constituem a moralidade: Espírito de disciplina: a moral é um sistema de regras que se impõem a consciência de deve-se habituar a criança a respeitá-la. Grupos sociais: a moral implica o elo social e deve-se cultivar a solidariedade nas crianças Autonomia da vontade: ser autônomo significa não liberta-se de uma pressão, mas compreender sua necessidade de aceitá-la.

17 Pedagogia Espírito de disciplina: autoridade do professor e castigos com sistema de punições. Sociedade: o próprio ambiente da escola é uma sociedade, a família , cidade, pais e o mundo. Autonomia: se adquire graças a um ensino que faz a criança compreender a natureza da sociedade e o porquê das regras morais.

18 Procedimentos verbais da educação moral
Relação de coação do adulto – um estudo apenas verbal das instruções. Escola tradicional - Durkheim Relação de cooperação – um método “ativo” uma forma mais direta e próxima da criança. Escola ativa - Piaget

19 Pedagogia de Piaget Escola ativa
A ideia de que as materiais a serem ensinados a criança não deve ser imposta de fora, mas redescoberta pela criança por meio de um verdadeira investigação e de uma atividade espontânea. Trabalho – ativamente - Trabalho em grupo: ação, participação, socialismo, interação, iniciativa, raciocínio. Condena a punição (castigos) e as recompensas no ambiente escolar. Trabalhos extra-escolares: Escotismo – educação do caráter

20 Psicologia e Pedagogia
Corpo docente e a pesquisa Falhas da Pedagogia Tradicional Qual o objetivo desse ensino? Escolhidos esses objetivos, resta ainda determinar quais os ramos necessários para atingi-los. Conhecer os métodos mais adequados ao tipo de formação educativa desejada. A pedagogia experimental

21 A didática das Matemáticas
Aptidão para matemática Lógica-Matemática Dificuldade para matemática O ensino da matemática convida as pessoas a uma reflexão sobre as estruturas por meio de uma linguagem particular, a chamada aptidão para a matemática pode incidir sobre a compreensão da própria linguagem.

22 Métodos de Ensino Método ativo de ensino
O método ativo de ensino-aprendizagem, de forma a possibilitar a ação do aluno sobre o objeto do conhecimento. O professor é orientado para ministrar os conteúdos específicos da disciplina que leciona atribuindo especial importância à solução de problemas, à pesquisa, à experimentação, às atividades de manipulação e construção e ao trabalho em grupo, jogos.

23 Métodos de Ensino Método intuitivo de ensino
O método intuitivo - centrado na percepção e não na imaginação, logo é menos egocêntrico, mas pouco flexível, preso aos acontecimentos particulares, às impressões sensíveis.

24 O Jogo Segundo Karl Gross o jogo é um exercício preparatório para o desenvolvimento físico do organismo. O Jogo portanto, é uma assimilação real da atividade própria, ou seja, uma interpretação real da atividade humana.

25 A Inteligência Para Piaget a inteligência deve ser definida enquanto função e enquanto estrutura. Enquanto função é uma adaptação. Enquanto estrutural é uma organização.

26 ESTRUTURALISMO 1- Definições  O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações. O estruturalismo é um método, não uma doutrina.

27 2- A totalidade:    O caráter de totalidade próprio às estruturas é evidente, uma vez que a única posição sobre a qual todos os estruturalistas estão de acordo é aquela das estruturas e dos agregados ou compostos a partir de elementos independentes do todo .

28 3- As transformações  É preciso distinguir, numa estrutura, seus elementos, que são submetidos a tais transformações, e as leis próprias que regem estas últimas: tais leis podem ser então facilmente concebidas como imutáveis e, mesmo em estruturalismos não estritamente formais (no sentido das ciências da formalização), encontram-se excelentes espíritos pouco inclinados à psicogênese para, de um salto, pularem da estabilidade das regras da transformação.

29 Inatismo : é o caso, por exemplo, de Noam Chomsky, para o qual as gramáticas geradoras parecem requerer a exigência de leis sintáticas.

30 4- A auto regulação  A razão bem simples disso é que, querendo falar de estruturas em um domínio artificialmente restrito, como o é sempre uma ciência particular, é-se levado, bem depressa, a não mais saber onde situar o “ser” da estrutura, pois, por definição, ela jamais se confunde com o sistema das relações observáveis, as únicas bem delimitadas na ciência considerada.

31 O simbolismo secundário:
O sonho e o simbolismo inconsciente. Se o jogo de ficção é a manifestação mais importante na criança do “pensamento simbólico”, no sentido estrito do termo, ele não o exaure de modo algum e, para completar nossa pesquisa sobre a gênese do símbolo e da imagem mental, convém naturalmente examinar ainda as questões do símbolo dito “inconsciente”, isto é do sonho infantil, assim como de uma certa forma de simbolismo lúdico, ao qual chamaremos de “simbolismo secundário.

32 A epistemologia genética
 Todo conhecimento comporta um aspecto de elaboração nova, e o grande problema da epistemologia é o de conciliar esta criação de novidades com o duplo fato de que, no terreno formal, elas se acompanham de necessidade tão logo elaboradas e de que, no plano do real, elas permitem (e são mesmo as únicas a permitir) a conquista da objetividade .

33  De modo geral, toda percepção chega a conferir significações relativas à ação aos elementos percebidos.

34 Estádios de desenvolvimento
1º sensório-motor 2º pré-operacional 3º operações concretas 4º operações formais Até os 2 anos Antes da linguagem e do pensamento 2 a 7 anos 7 a 12 anos Acima de 12 anos Reflexos, mecanismos hereditários e primeiras nutrições Inteligência intuitiva, sentimentos interindividuais espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto 1ª infância Começo da lógica dos sentimentos morais e sociais de cooperação Operações intelectuais abstratas Formação da personalidade Inserção afetiva e intelectual na sociedade dos adultos Primeiro os hábitos motores e percepções organizadas e sentimentos organizados Inteligência prática regulações afetivas elementares e as primeiras fixações exteriores da afetividade

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