A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji."— Transcrição da apresentação:

1 NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji

2 RELATO DE MEMÓRIA Carlos Drummond de Andrade o Como comecei a escrever o Infância  Quais são os elementos biográficos do poeta encontrados nos textos?  Elenque as marcas de tempo e de espaço presentes nos textos.  É possível identificar expressões que revelem características da “memória”, da “lembrança” e das “ações evocativas”? Se sim, quais seriam?  A digressão na literatura.

3 CRÍTERIOS AUTORAIS Escrita e reescrita Leitura e “leitura de autor” Gramática: entre a língua viva e a norma culta Consciência e inconsciência do discurso Análise e interpretação Intenção do autor X Compreensão do leitor Lapidação: escolhas, ajustes e adequação Repetição: entre a redundância e a progressão Estruturas típicas da memória: digressão, formas verbais do passado, marcadores de tempo, marcadores de espaço, narração de fatos e eventos, reflexões e opiniões, apropriação de vozes, construções relativas... Coesão e coerência

4 REVISÃO E CORREÇÃO Adequação ao gênero textual (contexto de enunciação) Escolha das ideias e dos argumentos (articulação lógica) Organização do conteúdo e paragrafação (unidade e todo) Sintaxe e correção gramatical (pronomes, preposições e ortografia) Vocabulário: escolha e pertinência (uso de sinônimos) Apropriação de vozes (individual e coletiva) Uso dos tempos verbais do passado Cuidado com frases de efeito e algumas frases assertivas Explicações e justificativas (metalinguagem) Conceituação de expressões (construções relativas e afirmações) Clareza e legibilidade Paralelismo Oralidade e escrita Pontuação e uso de outros recursos gráficos e expressivos

5 MEMÓRIA DE LIVROS E DE LEITURAS João Ubaldo Ribeiro Observe:  Quais são as características em comum entre os textos lidos até agora?  Qual é a especificidade do texto de João Ubaldo Ribeiro? Evidencie sua diferença em relação aos outros textos lidos.  Quais são os principais temas presentes nesse texto de João Ubaldo?  Classifique as partes do texto: como os parágrafos se organizam?  Como as vozes dos outros aparecem no texto? Que vozes são essas?  Como podemos compreender a formação e experiência do autor enquanto leitor?


Carregar ppt "NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google