A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CASO DA SEMANA Maira Cardoso Lopes Webimagem. CASO CLÍNICO Paciente B.O.R., feninino, 14 anos, em acompanhamento pré natal, vem para ultrassom obstétrico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CASO DA SEMANA Maira Cardoso Lopes Webimagem. CASO CLÍNICO Paciente B.O.R., feninino, 14 anos, em acompanhamento pré natal, vem para ultrassom obstétrico."— Transcrição da apresentação:

1 CASO DA SEMANA Maira Cardoso Lopes Webimagem

2 CASO CLÍNICO Paciente B.O.R., feninino, 14 anos, em acompanhamento pré natal, vem para ultrassom obstétrico de rotina.

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13 ?

14 HIPÓTESE DIAGNÓSTICA: SÍNDROME DO CORDÃO CURTO (Body-Stalk).

15 Nas imagens ao ultrassom temos uma gestação com feto único e vivo com idade estimada em 16 semanas e 5 dias, onde nota- se malformação de parede abdominal com exteriorização de alças intestinais, fígado e demais estruturas do TGI, além de cordão umbilical curto, acentuada escoliose, pé torto e membro superior esquerdo hipoplásico.

16 A Síndrome de Body Stalk ou cordão umbilical curto é a manifestação mais grave da ruptura precoce do âmnio e uma das anomalias fetais mais severa. Pode ocorrer falha no fechamento da parede ventral (tórax, abdome ou ambos) com evisceração dos órgãos abdominais para o saco amnioperitoneal, ausência ou encurtamento do cordão umbilical, anormalidades da coluna vertebral (principalmente a cifoescoliose) e redução ou ausência dos membros superiores e/ou inferiores. Uma falha na fusão do âmnio e córion pode ser observada.

17 É um defeito congênito raro, sem caráter de herança genética ou associação com anormalidades cromossômicas. Tem incidência de 1: nascidos vivos e prognóstico letal. É de etiologia desconhecida e patogênese incerta.


Carregar ppt "CASO DA SEMANA Maira Cardoso Lopes Webimagem. CASO CLÍNICO Paciente B.O.R., feninino, 14 anos, em acompanhamento pré natal, vem para ultrassom obstétrico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google