A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E INDICADORES DE AVALIAÇÃO EM LEITURA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA / FUNDAMENTAL I Brasilian Immersion Conference - for educators.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E INDICADORES DE AVALIAÇÃO EM LEITURA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA / FUNDAMENTAL I Brasilian Immersion Conference - for educators."— Transcrição da apresentação:

1 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E INDICADORES DE AVALIAÇÃO EM LEITURA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA / FUNDAMENTAL I Brasilian Immersion Conference - for educators São São Paulo,Brasil

2 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM IDENTIFICAM E DESCREVEM O GRAU DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE OS ALUNOS DEVEM ADQUIRIR, DEMONSTRAR E APLICAR NO COTIDIANO ESCOLAR, EM TESTES OU EM OUTRAS ATIVIDADES EXTRA-ESCOLARES.

3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, SELECIONAM-SE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE VÃO, A CADA ANO OU CICLO, APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM E O DOMÍNIO DE HABILIDADES, ATRAVÉS DO TRABALHO COM A DIVERSIDADE DE GÊNEROS E DA AMPLIAÇÃO DA COMPLEXIDADE DOS TEXTOS SELECIONADOS E DAS TAREFAS PROPOSTAS.

4 UM EXEMPLO: 1 EXPECTATIVAS GERAIS 2 EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

5 1 EXPECTATIVA GERAL: LER E DEMONSTRAR A COMPREENSÃO DE UMA VARIEDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS, FAZENDO USO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO. 2 EXPECTATIVA ESPECÍFICA: DEMONSTRAR A COMPREENSÃO DE UM TEXTO LIDO, RESUMINDO OS TÓPICOS MAIS IMPORTANTES. 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: (GÊNERO SELECIONADO: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA) HIERARQUIZAÇÃO DOS TÓPICOS E SUBTÓPICOS LÉXICO

6 EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM 2º ANO3º ANO4º ANO5º ANO LER EM VOZ ALTA Pronunciar cada palavra com precisão (mesmo com autocorreção). Ler sem deter-se em cada palavra. Ler de maneira fluente, pronunciando cada palavra com precisão. Respeitar a pontuação durante a leitura. Ler de maneira fluente. Respeitar os sinais de pontuação. Ler com entonação adequada. Ler com velocidade adequada. Ler de maneira fluente textos variados apropriados para sua idade. Respeitar a prosódia sugerida pelos sinais de pontuação. Variar o ritmo para obter efeitos expressivos.

7 DOMÍNIOS DA LEITURA COMPREENSÃO AMPLA E GERAL COMPREENSÃO AMPLA E GERAL: HABILIDADES QUE ENVOLVEM DEPREENSÃO DO ASSUNTO, DA IDEIA PRINCIPAL E DA SÍNTESE TEMÁTICA IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO: HABILIDADES QUE ENVOLVEM RECONHECIMENTO LITERAL LER NAS LINHAS COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO: HABILIDADES QUE ENVOLVEM INFERÊNCIA E INTEGRAÇÃO DE SEGMENTOS DO TEXTO LER ENTRE AS LINHAS REFLEXÃO REFLEXÃO: HABILIDADES QUE ENVOLVEM AVALIAÇÃO E JULGAMENTO LER POR TRÁS DAS LINHAS

8 Os Apinajé entendem a família nuclear, composta por pai, mãe e filhos imaturos, como um corpo único, dentro do qual circulam substâncias comuns. (...) Os Apinajé explicam a gestação a partir do encontro do esperma masculino com o sangue feminino. Após a gestação, o desenvolvimento do feto depende ainda de outras muitas relações sexuais, pois o homem tem de contribuir com o esperma para a produção do bebê.

9 Assim, o corpo da criança é entendido como um produto de uma mistura de substâncias corporais do pai e da mãe. Por isso, tudo o que os pais ingerem ou aquilo que praticam com seu corpo pode afetar o corpo da criança em formação. Ela é vista como um ser incompleto até atingir sete ou oito anos. (...) Após o nascimento, os esposos deixam de comer quati (que defeca demais), cutia (que grita muito), macaco (que fica acordado à noite), seriema (que move a cabeça como louca), para que essas características não sejam transmitidas ao bebê. Antonio Pedro e Lizânias de Souza Lima. História por eixos temáticos - 8a. série.São Paulo: FTD, 2002, p. 241 e 242.

10 COMPREENSÃO AMPLA E GERAL QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO? A resposta exige a construção de uma síntese semântica

11 IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO IDENTIFICAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO: ATÉ QUE IDADE OS APINAJÉ ACREDITAM QUE UMA CRIANÇA É IMATURA? A resposta exige a identificação da informação de que a criança é considerada pelos Apinajé como imatura até sete ou oito anos.

12 COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO POR QUE OS APINAJÉ ACREDITAM QUE O COMPORTAMENTO DOS BEBÊS É AFETADO POR AQUILO QUE SEUS PAIS COMEM? A resposta exige relacionar os exemplos apresentados (o fato dos pais evitarem comer bichos que tenham hábitos indesejados para impedir que os filhos os adquiram) à maneira com que concebem a família, ou seja, como um corpo físico único (pai, mãe e filhos imaturos), em que circulam substâncias comuns.

13 REFLEXÃO REFLEXÃO: CITE UMA SEMELHANÇA E UMA DIFERENÇA ENTRE A CRENÇA DOS APINAJÉ SOBRE A INTERFERÊNCIA DOS HÁBITOS DOS PAIS NA VIDA DOS BEBÊS E O QUE VOCÊ SABE SOBRE O MESMO ASSUNTO. Para responder, o leitor deve dialogar com o texto, identificando as crenças dos Apinajé e recuperando seu repertório e seus conhecimentos sobre o mesmo tema.

14 Ribeiros correm pro rio, Os rios correm pro mar. Quem nasceu para ser pobre Não lhe vale trabalhar.

15 Questões Compreensão ampla Recuperação de informação Compreensão e interpretação Reflexão Identifique a gradação presente nos dois primeiros versos da trova. O que acontece a quem nasceu para ser pobre? O texto relaciona fenômenos da natureza a fenômenos de ordem social. Que visão de mundo essa associação revela? Para onde correm os ribeiros? Para onde correm os rios? Que relação há entre os dois primeiros versos da trova e os dois últimos?

16 Questões Compreensão ampla Recuperação de informação Compreensão e interpretação Reflexão Identifique a gradação presente nos dois primeiros versos da trova. X O que acontece a quem nasceu para ser pobre? X O texto relaciona fenômenos da natureza a fenômenos de ordem social. Que visão de mundo essa associação revela? X Para onde correm os ribeiros? X Para onde correm os rios? X Que relação há entre os dois primeiros versos da trova e os dois últimos? X


Carregar ppt "EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E INDICADORES DE AVALIAÇÃO EM LEITURA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA / FUNDAMENTAL I Brasilian Immersion Conference - for educators."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google