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CONTABILIDADE DE CUSTOS

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Apresentação em tema: "CONTABILIDADE DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE DE CUSTOS
– Margem de Contribuição – Análise Custo/Volume/Lucro PROFA SOLANGE GARCIA FEARP/USP 2º.sem 2014

2 PAUTA Análise Custo-Volume-Lucro Ponto de Equilíbrio
Alavancagem Operacional Mix de Vendas Margem de Segurança

3 Exemplo: Acústica Ltda
A Acústica Ltda foi fundada por Pedro Naro, engenheiro, para comercializar o alto falante que ele projetou para sistemas de som de automóveis. O alto falante Raios, utiliza um avançado chip para intensificar a ampliação a níveis impressionantes. Pedro fechou acordo para produção com um fabricante de componentes eletrônicos de Manaus. Com o capital inicial obtido por empréstimo de sua família, Pedro encomendou componentes ao fabricante e fez publicidade em lojas de acessórios para automóveis. O alto falantes Raios foi um sucesso de imediato e as vendas cresceram tanto que Pedro teve que alugar um imóvel para as instalações e contratar uma recepcionista, um contador, um gerente de vendas e um pequeno quadro de vendedores.

4 Modelo de Contribuição
Acústica Ltda Modelo de Demonstração de Resultado por Contribuição - Mês Junho Total Por Unidade Vendas (400 alto-falantes) $ $250 Menos despesas variáveis 60.000 150 Margem de Contribuição 40.000 $100 Menos despesas fixas 35.000 Lucro Líquido $5.000

5 Conceitos Margem de contribuição unitária $100
Contribuição ao lucro por 01 unidade a mais produzida. Ponto de Equilíbrio Quantidade que gera margem para cobertura dos custos fixos 350un Margem de Contribuição Percentual Evidencia como a margem de contribuição será afetada pelas vendas totais MC MC percentual = Vendas

6 Modelo de Contribuição
Acústica Ltda Volume de Vendas - Mês Julho Atual Previsto Aumento % Vendas Vendas $ $ $30.000 100% Menos Despesas variáveis 60.000 78.000 18.000 60% Margem de Contribuição 40.000 52.000 12.000 40% Menos despesas fixas 35.000 Lucro Líquido $5.000 $17.000 $12.000

7 Ponto de Equilíbrio Método da Equação
Lucro = Vendas – (despesas variáveis + despesas fixas) Vendas = despesas variáveis + despesas fixas + Lucro No ponto de equilíbrio: Lucro = 0 Cunit x Q = DVunit x Q + despesas fixas Q x Punit = Vendas Método da Margem de Contribuição Q = despesas fixas = Despesas fixas (Cunit - Dvunit) MC Unitária Vendas = Despesas fixas MC Percentual

8 Aplicações Variação no custo fixo e no volume de vendas
Aumento de $ de gastos com propaganda projeta aumento de $ nas vendas mensais. (Análise do demonstrativo, análise percentual e análise incremental) Alteração no custo variável e no volume de vendas Aquisição de componente de melhor qualidade, aumentando o custo em $10 por alto-falante. Estima-se aumento de vendas para 480 alto falantes. Alteração no custo fixo, no preço e no volume de vendas. Redução de $20 por alto-falante e aumento de gasto com propaganda em $ por mês. Estima-se aumento de 50% nas vendas – de 400 para 600 alto falantes.

9 Aplicações Alteração no custo variável, no custo fixo e no volume de vendas Aumento de comissão de vendas de $15 por alto- falante, em vez de salários, que atualmente somam $6.000 mensais. Estima-se aumento de vendas em 15% alto falantes mensais. Variação no Preço regular de venda Oportunidade de venda de 150 alto-falantes para atacadista com preço menor. Não afeta as vendas regulares. Qual o preço a ser estabelecido para aumento de $3.000 nos lucros mensais?

10 Margem de Segurança Excesso de vendas orçadas (ou reais) acima do volume de vendas no ponto de equilíbrio. Total Por Unidade Vendas (400 alto-falantes) $ $250 Vendas pto equilíbrio (350) $ Margem de Segurança $ 12.500 Margem de Segurança % 12,5% Margem de Segurança Q 50 unid

11 Estrutura de Custo Proporção de custos fixos e variáveis de uma empresa Valores % Vendas $ 100% Menos Despesas variáveis 60.000 60% 30.000 30% Margem de Contribuição 40.000 40% 70.000 70% Menos despesas fixas Lucro Líquido $10.000 Fazenda Bogside Fazenda Sterling

12 Análise Para cada empresa faça os seguintes cálculos:
Lucro com aumento de 10% nas vendas Ponto de equilíbrio Margem de segurança E compare os efeitos em cada uma nos seguintes cenários: Aumento de vendas nos próximos anos Queda nas vendas nos próximos anos

13 Alavancagem Operacional
Medida do grau de sensibilidade do lucro líquido às variações percentuais das vendas (quanto o lucro cresce mais rapidamente que a receita) GAO = Margem Contribuição Lucro líquido Aumento % nas vendas GAO Aumento % no Lucro Líquido Fazenda Bogside 10% 4 40% Fazenda Sterling 7 70% Conclusão: Quanto maior o custo fixo maior a alavancagem - Qto mais próximo do pto de equilíbrio maior é o grau de alavancagem

14 Mix de Vendas Proporção de vendas de cada produto de uma empresa em relação às vendas totais. CD Le Louvre CD Le Vin Quant % Quant. Vendas $20.000 100% $80.000 $ Menos despesas variáveis 15.000 75% 40.000 50% 55.000 55% Margem de Contribuição $ 25% $40.000 $ 45% Menos despesas fixas $ Lucro Líquido $ Total


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