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Planejamento e Controle Financeiro

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Apresentação em tema: "Planejamento e Controle Financeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Controle Financeiro
CUSTOS VARIÁVEIS Na sua opinião, empresas de comércio tem custos variáveis? Quais são? Os custos variáveis de uma empresa do comércio são os custos de aquisição das mercadorias junto aos fornecedores Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

2 Planejamento e Controle Financeiro
CUSTOS VARIÁVEIS E para empresas que prestam serviços, quais são os custos variáveis? O custo variável de uma empresa de prestação de serviços costuma ser o custo das horas de trabalho do prestador do serviço somado ao custo de materiais que sejam utilizados. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

3 CUSTOS FIXOS OU INDIRETOS
Planejamento e Controle Financeiro CUSTOS FIXOS OU INDIRETOS São aqueles que permanecem constantes independente de aumentos ou diminuições no volume de produção, prestação de serviços ou vendas, em um período de tempo. Estão na estrutura permanente de gastos da empresa. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

4 DESPESAS OU CUSTOS FIXAS
Despesas de Administração. Independem das vendas. Determinantes nos resultados. Controle rígido e constante – inclusive provisões. Recuperáveis com as vendas. Devem ser adequadas às necessidades da empresa. Cuidado com as despesas pessoais.

5 CUSTOS FIXOS OU INDIRETOS
Planejamento e Controle Financeiro CUSTOS FIXOS OU INDIRETOS Salários e enc. sociais do pessoal da mão de obra indireta   Aluguel  Contas de telefone, água e energia elétrica   Correios   Retiradas do empresário   Honorários do contador   Gastos com propaganda   Despesas com viagens e transporte   Serviços de manutenção   Juros sobre empréstimos   Despesas com lanches e refeições   Despesas com limpeza da empresa   Material de escritório   Contribuições a sindicatos e entidades de classes   Depreciação Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

6 Planejamento e Controle Financeiro
CUSTOS TOTAIS Se você fizer a SOMA DOS CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS (ou dos Custos Diretos e Indiretos) terá o CUSTO TOTAL de sua empresa. CUSTO TOTAL = CUSTOS FIXOS TOTAIS + CUSTOS VARIÁVEIS TOTAIS Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

7 Planejamento e Controle Financeiro
CUSTOS TOTAIS Para calcular o preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria, você precisará saber qual é o custo total para produzir e/ou vender cada unidade de produto ou serviço. CUSTO TOTAL UNITÁRIO = CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO + CUSTO FIXO UNITÁRIO. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

8 Planejamento e Controle Financeiro
PREÇO DE VENDA PASSOS PARA O CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA: Calculando o Custo Variável Unitário Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

9 Planejamento e Controle Financeiro Custo Variável Unitário
PREÇO DE VENDA Para obter o custo unitário de um produto ou serviço é preciso SOMAR OS VALORES DAS QUANTIDADES DE MATÉRIA-PRIMA E MATERIAIS DE EMBALAGEM que entram no produto ou serviço e os DO PAGAMENTO DE MÃO DE OBRA (principalmente, se for paga por produção), para a produção de uma unidade de produto ou prestação de uma unidade de serviço. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

10 Planejamento e Controle Financeiro Custo variável Unitário
PREÇO DE VENDA Em alguns casos, é preciso acrescentar aos custos variáveis de um produto, aquela quantidade de matéria-prima que é desperdiçada na produção - aqueles restos de leite condensado ou chocolate granulado que são perdidos na produção de “brigadeiros”, por exemplo. Em empresas bem administradas, margens de desperdício são mínimas e menores que as dos concorrentes Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

11 Planejamento e Controle Financeiro Custo Variável Unitário
“Brigadeiro” Seria preciso somar os gastos com a quantidade de leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado necessário para uma unidade. Também seriam somados o custo da forminha de papel, da embalagem, e o custo do gás de fogão. E ao valor da matéria-prima e materiais, se somaria o valor do pagamento da doceira, considerando o tempo que ela trabalha para produzir um “brigadeiro”. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

12 Planejamento e Controle Financeiro Custo Variável Unitário
No caso do comércio, o custo variável unitário é o valor que o comerciante paga ao seu fornecedor para adquirir uma unidade de mercadoria. Se for o caso, ele deve acrescentar o valor gasto com o transporte da mercadoria, do fornecedor para a sua loja. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

13 Planejamento e Controle Financeiro Custo Variável Unitário
No caso das prestadoras de serviço, o custo variável unitário será o custo do serviço, de acordo com o tipo de medida adotada para a empresa em questão. Geralmente, a unidade de medida usada para apurar o custo variável na prestação de serviço é o valor da hora do profissional que presta o serviço somada a alguns gastos com materiais Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

14 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário Se os custos fixos totais são o total gasto com aluguéis, salários de mão de obra indireta, taxas fixas, etc... como calcular o custo fixo unitário, ou seja, o custo fixo que deve ser atribuído à uma unidade de produto ou serviço? Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

15 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário Fazer um rateio é distribuir uma “fatia” desses custos em cada produto ou serviço vendido. Se você pagar R$200,00 por mês com aluguel e vender 100 produtos ou mercadorias no mês, no preço de cada um deles deverá estar embutido R$2,00 para que, ao final do mês, você tenha dinheiro para pagar o aluguel. Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

16 CUSTO FIXO UNITÁRIO = CUSTOS FIXOS TOTAIS
Planejamento e Controle Financeiro Calculando o Custo Fixo Unitário CUSTO FIXO UNITÁRIO = CUSTOS FIXOS TOTAIS Nº DE PRODUTOS PRODUZIDOS/VENDIDOS Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

17 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário    CUSTOS FIXOS: VALOR MENSAL: Salários fixos e encargos sociais R$1.200,00 Aluguel R$150,00 Contas de telefone, água e energia elétrica R$ 60,00 Correios e telegráfos R$ 3,50 Retiradas do empresário R$800,00 Honorários do contador R$ 45,00 Despesas com transporte R$ 40,00 Serviços de manutenção R$ 25,00 Despesas com Lanches R$ 5,00 Depreciação R$ 15,00 OBS: Para 300 unidades de camisas produzidas Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

18 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário Exemplo: Custo Fixo Total Custo Fixo Unitário p/ 300 unidades? Custo Fixo Unitário p/ 400 unidades? Custo Fixo Unitário p/ 200 unidades? O que ocorre com a variação da produção?    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

19 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário Exemplo: Custo Fixo Total= 2.343,50 Custo Fixo Unitário p/ 300 unidades? CFU= 7,82 Custo Fixo Unitário p/ 400 unidades? CFU= 5,86 Custo Fixo Unitário p/ 200 unidades? CFU= 11,72    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

20 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário QUANTO MAIOR A PRODUÇÃO E VENDA, MENOR SERÁ O CUSTO FIXO DE UMA UNIDADE DE PRODUTO.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

21 Planejamento e Controle Financeiro
Calculando o Custo Fixo Unitário  Então,   FIQUE ALERTA. Se o número de produtos ou serviços produzidos e comercializados for pequeno os custos fixos se tornarão “pesados” e você terá que cobrar mais caro por cada produto, para cobri-los. Custos fixos numerosos e altos obrigam a empresa a produzir e vender grandes quantidades para não ter que cobrar caro por cada produto.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

22 Calculando o Custo Fixo Unitário
Planejamento e Controle Financeiro Calculando o Custo Fixo Unitário  Mas, novamente  FIQUE ALERTA. Cuidado para que a diminuição dos custos fixos não implique em perda de qualidade do produto, do serviço ou do atendimento ou gere problemas para a administração de sua empresa.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

23 Planejamento e Controle Financeiro
Custo Fixo Unitário RATEIO A forma de rateio que apresentamos é a mais simples e não pode ser utilizada para qualquer situação. Na verdade, essa forma só é boa quando a empresa produz um só tipo de produto ou realiza um só tipo de processo ou produtos e processos bastante similares.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

24 RATEIO Planejamento e Controle Financeiro Custo Fixo Unitário
Conforme a variedade de produtos ou serviços que sua empresa trabalhar, você precisará aplicar outras formas de rateio, como: ¨   Fazer o rateio proporcionalmente ao tempo gasto para produzir cada tipo de produto ou prestar cada tipo de serviço, atribuindo um custo fixo unitário maior para aqueles que consomem um tempo maior;    Ratear proporcionalmente pelo percentual de produção de cada produto/serviços; atribuindo um custo fixo unitário maior para aqueles de maior produção.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

25 Planejamento e Controle Financeiro Preço de Venda
Quando já se conhece o custo total de uma unidade de produto, serviço ou mercadoria, basta acrescentar a margem de lucro para se definir o preço de venda. Mas, a sua empresa ainda deverá ter mais um tipo de gasto: as DESPESAS DE COMERCIALIZAÇÃO, que ocorrem após a venda.    Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

26 DESPESAS DE COMERCIALIZAÇÃO
Planejamento e Controle Financeiro Preço de Venda    DESPESAS DE COMERCIALIZAÇÃO São pagamentos que a empresa faz em relação ao valor das vendas realizadas. São os impostos sobre as vendas, comissões pagas sobre o valor das vendas e despesas com fretes, quando calculados sobre o valor das vendas Objetivo: - esclarecer o conceito e os objetivos das palestras gerenciais para que possíveis expectativas construídas possam ser alocadas dentro da proposta das palestras; evitando assim que os participantes esperem algum outro resultado que a palestra não vá gerar. Conteúdo: Ler o Manual do Palestrante Dica: Procurar deixar muito claro o conceito e os objetivos das palestras gerenciais, e os desta palestra, lembrando que as mesmas não tratam temas com profundidade; e já fazer a ligação para os outros produtos e serviços SEBRAE que tratam o conteúdo com profundidade: consultoria, treinamentos, tecnologia, etc.

27 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Custo Unitário Preço de Venda = 100% - ( % D.V. + % D.F. + % M.L.) * D.V. – Despesas Variáveis D.F. – Despesas Fixas M.L. – Margem de Lucro * Fator de Formação do Preço de Venda ( Mark-up ) 100% - ( % D.V. + % D.F. + % M.L.)

28 PASSO A PASSO 1º Passo Somar os percentuais das despesas de comercialização. Veja um exemplo. Se um empresário paga 12% de ICMS, 5% de COFINS e e 3% de comissões aos seus vendedores sobre o faturamento da empresa, terá um total de despesas de comercialização de 20%.

29 PASSO A PASSO 2º Passo Definir a margem de lucro e somar às despesas de comercialização. Suponha que o mesmo empresário decidiu-se por uma margem de 15%. Somando essa margem às despesas de comercialização (de 20%), ele terá 35%.

30 PASSO A PASSO 3º Passo Veja que na fórmula, esse total da soma dos percentuais das despesas de comercialização e do lucro deve ser dividido por 100. Isso significa transformar o valor em percentagem em um valor decimal. Então, 35% se transformará em 0,35 (35 dividido por 100)

31 1- Desp. de Comerc. + Margem de Lucro
PASSO A PASSO 4º Passo - Agora é só calcular o resultado do denominador, que é: 1- Desp. de Comerc. + Margem de Lucro 100 Em nosso exemplo, a conta a ser feita é: 1- 0,35, que é igual à 0,65 Então, o valor do denominador é 0,65.

32 PASSO A PASSO 5º Passo Por último, divide-se o valor do numerador ( que é o valor do custo total unitário do produto) pelo valor obtido no denominador. Suponha que o custo unitário do produto daquele empresário seja R$10,00. O preço de venda de seu produto será: PREÇO DE VENDA= R$10,00 0,65 PREÇO DE VENDA = R$15,38

33 PASSO A PASSO   Cobrando o preço de R$15,38 o empresário do exemplo teria um lucro de 15% em cada produto. E isso seria um lucro real, lucro limpo, já que ele embutiu nesse preço todos os custos do produto, inclusive a remuneração pelo seu trabalho (um dos custos fixos) e impostos a serem recolhidos sobre a venda. É importante apurar os custos direitinho e calcular o preço de venda, a partir do custo total apurado. Mas há ainda um outro aspecto na definição de venda que é fundamental.

34 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Os clientes de sua empresa irão querer pagar o preço definido? Empresas sempre estão em um mercado onde haverá concorrentes e atendem clientes de um determinado poder aquisitivo e com determinadas exigências. Então, é preciso conhecer o mercado, sabendo quanto os clientes estão dispostos a pagar e quais são os preços da concorrência.

35 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Em sua opinião, o que um empresário pode fazer para diminuir preços que sejam altos, em comparação com a concorrência?   ¨  Diminuir os custos fixos totais; ¨Considerar um volume maior de produção (e vendas) para diminuir o custo fixo unitário; ¨Diminuir o custo variável, buscando fornecedores com melhores preços, evitando desperdícios de matéria-prima, aumentando a produtividade da mão de obra direta; ¨ Diminuir a margem de lucro.

36 Quais custos estarão mais altos e por que?
CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA Se, ao calcular os preços de venda para sua empresa, você chegar a preços maiores que o da concorrência, você deverá se perguntar se os custos de sua empresa não estão mais altos que os da concorrência? Quais custos estarão mais altos e por que?

37 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Pode ocorrer que os seus custos serão mais altos mas, por outro lado, a qualidade do seu produto (do serviço ou do atendimento) será maior que a da concorrência e, portanto, valerá a pena para o consumidor pagar mais caro. Talvez a localização de seu negócio permita cobrar mais caro.

38 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
As decisões relativas à definição de preços estão ligadas às decisões de marketing da empresa. Você deverá tomar decisões financeiras sempre de olho nas características de seu segmento de mercado.

39 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
Preço de Venda para Empresas do Comércio: Para empresas do comércio, os especialistas recomendam uma fórmula diferente para cálculo de preço. PREÇO DE = CUSTO DA MERCADORIA VENDA 1- (%CUSTOS FIXOS+ %DESP. COM.+%MARGEM DE LUCRO) 100

40 PREÇO DE VENDA - COMÉRCIO
Quais as diferenças que você percebe nessa fórmula?   Na parte de cima da fração, considera-se o custo da aquisição de uma unidade da mercadoria junto ao fornecedor, portanto, o Custo Variável Unitário e não o Custo Unitário Total. Os custos fixos da empresa passam a ser considerados na parte debaixo da fração, e não o custos fixos unitário de um produto, mas os custos fixos totais da loja.

41 PREÇO DE VENDA - COMÉRCIO
O valor dos custos fixos totais deve ser obtido em percentagem, como a margem de lucro e as despesas de comercialização. Para obter esse valor, você deverá:  estimar uma média de venda mensal da empresa por mês  somar os custos fixos de um mês (aluguel, salários fixos, etc...)  calcular a porcentagem do faturamento do mês que é necessário para cobrir os custos fixos mensais

42 PREÇO DE VENDA - COMÉRCIO
Veja um exemplo. Uma mercearia tem um faturamento médio de R$ 3.100,00. Suponha que o total de custos fixos mensais da mercearia gire em torno de R$1.240,00. Esse valor é 40% do total do faturamento médio mensal. Isso quer dizer que 40% do faturamento da empresa é gasto para cobrir os custos fixos do mês. Então, o valor a ser somado às despesas de comercialização e à margem de lucro seria 40%.

43 PREÇO DE VENDA - serviços
Preço de Venda para Empresas de Prestação de Serviços:     PV = _____ CUSTO DO SERVIÇO_________________ 1- (%CUSTOS FIXOS + %LUCRO + %DESP. COMERC. O Custo do Serviço é o valor da unidade de medida, adotado para o tipo de serviço em questão, multiplicado pela quantidade de unidades de medida necessárias para a execução do serviço.

44 PREÇO DE VENDA Preço de venda ideal é aquele que cobre os Custos Diretos, as Despesas Variáveis, as Despesas Fixas e ainda sobra o Lucro Líquido. Preço de venda ideal tem que ser competitivo. ser melhor do que o preço da concorrência. Será determinante para os resultados da empresa - Estratégias x Volume

45 ESTRUTURA DO PREÇO DE VENDA
- Custos Diretos % Produto/Mercadoria/Serviço - Despesas Variáveis % - Despesas Fixas % = Lucro Liquido % Considerar: Preço de venda mínimo ( custos + despesas) Estratégias competitivas(enfrentar concorrência) Diferenciais oferecidos ( mix de produtos) Recuperação do capital investido

46 CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA
- EXEMPLO: Informações: Custos Produto = R$ 10,00 Despesas Variáveis = 12% Despesas Fixas = 20 % Valor das Despesas Fixas / Valor das Vendas Totais R$ 4.000,00 / R$ ,00 Margem de Lucro = 8 % 10,00 Preço de Venda = = R$ 16,66 100% - ( 12 % + 20 % + 8 %)

47 PONTO DE EQUILÍBRIO É quanto a Empresa precisa vender para cobrir todos os custos diretos, despesas variáveis e despesas fixas. A empresa atinge o Ponto de Equilíbrio quando as vendas igualam-se com os custos e despesas totais. No Ponto de Equilíbrio Empresa não tem lucro e nem prejuízo.

48 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Para calcular o ponto de equilíbrio, há duas fórmulas:  Uma fórmula para sabermos a quantidade de produtos ou serviços que devem ser produzidos e vendidos, chamado de PONTO DE EQULÍBRIO OPERACIONAL outra fórmula para sabermos o valor de faturamento mensal que deve ser alcançado, chamado de PONTO DE EQUILIBRIO FINANCEIRO

49 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Unidades produzidas/ Vendida Custo Variável R$ Custo Fixo Custo Total Receita Lucro/ Prejuizo 0,00 60,00 - 60,00 1 3,00 63,00 15,00 - 48,00 2 6,00 66,00 30,00 - 36,00 3 9,00 69,00 45,00 - 24,00 4 12,00 72,00 - 12,00 5 75,00 6 18,00 78,00 90,00 + 12,00 7 21,00 81,00 105,00 + 24,00 8 24,00 84,00 120,00 + 36,00

50 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
PONTO DE CUSTOS FIXOS TOTAIS DA EMPRESA EQUILÍBRIO = OPERACIONAL PREÇO DE VENDA - CUSTO VARIÁVEL UNIT. Então, para a empresa do quadro apresentado: Ponto de R$60, P.E.= R$60, P.E. = 5 produtos Equilibrio = R$15,00 - R$3, R$12,00 Operacional

51 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
PONTO DE CUSTOS FIXOS TOTAIS DA EMPRESA EQUILÍBRIO = FINANCEIRO CUSTOS VARIÁVEIS TOTAIS DA EMPRESA RECEITA TOTAL DA EMPRESA Para o Exemplo do Quadro:  Ponto de R$60,00 __ P.E.= R$60, P.E.= R$ 75,00 Equilibrio = (24,00/120,00) ,2 Financeiro

52 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Em sua opinião, porque é útil calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa? Saber qual deverá ser o nível mínimo de produção ou prestação de serviços ou o nível mínimo de faturamento que você deverá ultrapassar para garantir o lucro. Determinado esse nível, você poderá planejar e executar as ações necessárias de compras, produção e marketing, visando ultrapassá-lo.

53 CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
O que é possível fazer para diminuir um ponto de equilíbrio muito alto? O empresário poderá aumentar o preço de venda do produto ou diminuir os custos fixos totais e o custo total unitário.

54 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO é a quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após a retirada do valor do Custo Variável Unitário. Esta quantia é que irá garantir a cobertura dos custos fixos e o lucro.

55 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
É a diferença entre o preço de venda e os gastos variáveis (custos diretos e despesas variáveis). Fórmula : MC= Preço de Venda – (Cv – Dv) CV = Custos variável unitário Dv = Despesa variável unitária Representa quanto cada produto / mercadoria / serviço vendido, contribui para cobrir as despesas fixas e formar o lucro da empresa.

56 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Veja um exemplo. Suponha que, para uma determinada empresa, uma camisa tem um custo com matéria-prima e mão de obra de produção (custo variável unitário) de R$10,00 e é vendida pelo preço de R$22,00. Se você subtrair o valor de R10,00 do preço de venda, chegará ao valor de R$12,00. Essa quantia será usada para contribuir para a cobertura de todos os custos fixos da empresa e para gerar um excedente, que é o lucro. Então, a margem de contribuição desse modelo de camisa, para a empresa em questão, é de R$12,00.

57 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Outro Exemplo: Refrigerantes em lata vendidos a R$1,00 a lata, que tenham um custo variável de R$0,50 por lata (custo de aquisição junto ao fornecedor), contribuem com uma margem de contribuição de R$0,50, para a empresa de comércio em questão.

58 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Mas, atenção. Produtos com preços altos não tem, necessariamente, uma maior margem de contribuição que produtos de preço baixo. Isto porque, um produto pode, por exemplo, ter um preço alto mas contribuir pouco para a empresa em função de ter um custo variável igualmente alto.

59 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Suponha que a mesma lanchonete que vende os refrigerantes em lata, com uma margem de contribuição de R$0,50, venda uma determinada marca de cigarros a R$2,00 o maço, cujo custo variável, por maço, seja de R$1,60. Qual seria o valor de margem de contribuição de cada maço de cigarros? O valor da margem de contribuição do maço de cigarros seria de R$0,40, ou seja, menor que a margem da lata de refrigerante, que tem um preço de venda duas vezes menor.

60 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Calcule agora a percentagem do preço de venda que sobra para a cobertura de custos fixos totais e lucro, da lata de refrigerante e do maço de cigarros. A margem de contribuição do refrigerante é de 50%, enquanto a margem de contribuição do maço de cigarro é de apenas 20%. Isso quer dizer que 50% do faturamento arrecado com os refrigerantes em lata pode ser usado para cobrir custos fixos e gerar lucro, enquanto somente 20% do que é arrecadado na venda de maços de cigarros, contribuem para a cobertura dos custos fixos e para garantir o lucro.

61 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Agora, em função desses diferentes valores em percentagens, você pode afirmar que os refrigerantes contribuem mais para a cobertura dos custos fixos e para o lucro da empresa? Depende. Depende do volume de vendas de cada um desses produtos. Alguns produtos possuem margens de contribuição percentuais baixas , porém o volume de vendas é alto e, dessa forma, acabam contribuindo mais que outros que tem margens altas mas tem pouca saída.

62 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Se a lanchonete vendesse 20 latas de refrigerante por semana enquanto vendesse 50 maços de cigarro por semana, o que isso acarretaria para a empresa? Essa lanchonete estaria arrecadando R$10,00 a mais, por semana, para pagamento de seus custos fixos totais e geração de lucro, com as vendas dos maços de cigarro, apesar desse produto ter uma margem de contribuição menor.

63 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO LÍQUIDA é a quantia de dinheiro que sobra do preço de venda, para a cobertura dos custos fixos totais e para o lucro, após a subtração do custo variável unitário e a subtração das despesas de comercialização (os impostos e comissões pagos sobre o preço de venda) Se a lanchonete do nosso exemplo pagar R$0,10 de impostos sobre cada lata de refrigerante vendida, a margem de contribuição bruta é de R$0,50, como já calculado anteriormente, mas a margem de contribuição líquida será de R$0,40. O percentual de margem de contribuição bruta é de 50% e o percentual de margem líquida é de 40%.

64 100% VOCÊS PELA PACIÊNCIA OBERIGADO A TODOS PELA OPORTUNIDADE.
SUCESSO PARA TODOS. CONTATOS: Erivan Araújo dos Santos


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