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SISTEMA DE INFORMAÇÃO Turma ADS 0019.

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1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Turma ADS 0019

2 SISTEMAS DE SUPORTE GERENCIAL
UNIDADE 3 SISTEMAS DE SUPORTE GERENCIAL

3 OBJETIVOS DA UNIDADE 3 Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial; Explicar o conceito de sistema de apoio à decisão e como ele difere dos sistemas tradicionais de informação gerencial; Exemplificar como os sistemas especialistas podem ser usados nas situações de tomada de decisões nos negócios; Profº Ricardo luiz

4 OBJETIVOS DA UNIDADE 3 Conhecer as características dos sistemas de suporte gerencial; Descrever os sistemas de suporte à decisão individual e em grupo. Profº Ricardo luiz

5 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL
TÓPICO 1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

6 As diversas aplicações da tecnologia da informação resultam em transformação em todas as atividades existentes. Por isso, a tecnologia da informação é considerada uma ferramenta para o desenvolvimento de várias áreas de conhecimento. Profº Ricardo luiz

7 O efeito da globalização introduziu nas organizações preocupações de como superar a distâncias entre os países, rompendo fronteiras físicas existentes, aproximando culturas e gerando negócios. Profº Ricardo luiz

8 Essa característica é importante para as organizações que têm como objetivo a ampliação de seus mercados. Muitas vezes para atingir outros mercados é preciso adequar os produtos ou serviços a novas realidades, ou seja, a regionalização do produto. Profº Ricardo luiz

9 A globalização impõe um dinamismo aos processos de negócio, uma vez que pequenas flutuações da economia em qualquer parte do mundo podem afetar outro país. Profº Ricardo luiz

10 Esse quadro de interdependência econômica traz à organização a necessidade de obter mais informações desse mercado antes de uma tomada de decisão. Profº Ricardo luiz

11 Para isso, a organização precisa manipular grande quantidade de informação para definição de um bom planejamento estratégico e operacional. Profº Ricardo luiz

12 Essas necessidades podem ser supridas com ferramentas de tecnologia para controlar de maneira eficaz todas as informações internas e externas da organização. Deste modo, a organização busca a eficiência e a eficácia dos negócios. Profº Ricardo luiz

13 SISTEMAS ESPECIALISTAS
TÓPICO 1 SISTEMAS ESPECIALISTAS

14 Os sistemas especialistas são aplicações de software relativamente recentes que buscam capturar conhecimento em domínios limitados do saber e experiência humanos, aplicando esse conhecimento na solução de problemas. Ou em outras palavras, são sistemas que tentam substituir os especialistas. Profº Ricardo luiz

15 A atenção da mídia talvez tenha se focalizado mais em sistemas especialistas do que qualquer outro membro de técnicas de inteligência artificial. Profº Ricardo luiz

16 CARACTERISTICAS DOS SISTEMAS ESPECIALISTAS
Explicar seu raciocínio; Exibir um comportamento inteligente; Delinear conclusões de relacionamentos complexos; Fornecer conhecimento portátil; Lidar com incertezas; Profº Ricardo luiz

17 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL
TÓPICO 1 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL

18 o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP - Enterprise Resource Planning) é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informação entre todas as funções dentro de uma organização, tais como logística, finanças e recursos humanos. Profº Ricardo luiz

19 O objetivo do ERP é eliminar interfaces complexas entre sistemas em um mesmo ambiente. Com isso, elimina-se a redundância de informações, já que todos os usuários analisam uma única fonte de dados. Profº Ricardo luiz

20 A fase inicial para implantação de ERP refere-se ao planejamento do projeto. Nesta etapa são definidos o software, a consultoria e a equipe, bem como, os processos que serão inclusos no ERP. A última etapa de planejamento é o estabelecimento do cronograma. Profº Ricardo luiz

21 TÓPICO 2 DATA WAREHOUSE

22 Crecimento de volume de dados e informação dentro e em muitas vezes fora da organização, trouxe grande preocupação de como organizar e aproveitar de forma mais eficiente estes dados no prol da decições. Profº Ricardo luiz

23 Neste sentido foi surgindo a estrutura de Data warehouse e Data mart para facilitar o aproveitamento destes dados. Profº Ricardo luiz

24 Data Warehouse é considerado uma coleção de dados, organizados por assunto, integrados, não voláteis e históricos. O objetivo é fornecer suporte à tomada de decisão nas organizações. Profº Ricardo luiz

25 Esta tecnologia surgiu da necessidade de integrar dados corporativos localizados em diferentes máquinas e sistemas operacionais, para que o gerente possa tomar a decisão adequada. Profº Ricardo luiz

26 Vantagens: Possibilidade de sistemas mais antigos continuarem em operação; Integração entre informações oriundas das operações correntes com informações antigas armazenadas no BD e facilita o planejamento e arquitetura de novos sistemas de cunho operacional. Profº Ricardo luiz

27 TÓPICO 3 COMÉRCIO ELETRÔNICO

28 Uma das novidades em relação aos sistemas de informação é a elaboração de um novo padrão de intercâmbio de dados usando os padrões da internet. Profº Ricardo luiz

29 Esse padrão, denominado XML, permite a troca de informação transacional entre organizações que usarão estruturas simples para minimizar gastos com determinadas operações. Profº Ricardo luiz

30 A multimídia é considerada outra aliada no uso e atratividade da Web
A multimídia é considerada outra aliada no uso e atratividade da Web. (textos, gráficos, sons, voz, vídeo). Essa tecnologia ajuda no tráfego de dados, usando os mesmos padrões da Internet. Profº Ricardo luiz

31 Uma videoconferência é uma ferramenta para gerentes e diretores que não podem estar em um determinado lugar para uma tomada de decisão. Profº Ricardo luiz

32 Profº Ricardo luiz

33 TÓPICO 3 E-BUSINESS

34 O e-business é o planejamento da imersão da organização na internet com o objetivo de automatizar suas diversas atividades, como a comunicação interna e externa, a transmissão de dados, o contato com clientes e fornecedores, o treinamento pessoal. Profº Ricardo luiz

35 E-business é uma estratégia de posicionamento da organização na internet, e o e-commerce é um dos componentes do e-business com o intuito de controlar a atividade de vendas pelo uso de meios eletrônicos. Profº Ricardo luiz

36 O crescimento exponencial da internet permitiu que novos modos de fazer negócio entre as empresas surgissem para tirar proveito das tecnologias inovadoras. Profº Ricardo luiz

37 Aplicações do e-business: Banco eletrônico. Ensino a distância.
Comércio eletrônico. Banco eletrônico. Ensino a distância. Leilões. Mercado eletrônico Profº Ricardo luiz

38 BUSINESS TO BUSINESS (B2B)
TÓPICO 3 BUSINESS TO BUSINESS (B2B)

39 O B2B, ou negócio a negócio, corresponde às aplicações da internet voltadas para as transações entre empresas. Profº Ricardo luiz

40 Portanto, a modalidade de comércio eletrônico compreende um mercado seguro que possibilita o desenvolvimento de transações comerciais entre parceiros verticais ou transversais de uma indústria ou negócios. Profº Ricardo luiz

41 BUSINESS TO CONSUMER (B2C)
TÓPICO 3 BUSINESS TO CONSUMER (B2C)

42 Modalidade de comércio eletrônico para venda direcionada ou cruzada e para a formação de comunidades de interesses comuns, que são formadas por grandes organizações. Profº Ricardo luiz

43 Essa modalidade pode ser comparada como um grande varejo eletrônico
Essa modalidade pode ser comparada como um grande varejo eletrônico. Há shopping centers eletrônicos (portais) com uma grande variedade de produtos, desde produtos alimentares até equipamentos eletrônicos. Profº Ricardo luiz

44 O comércio eletrônico B2C permite que a organização diminua a quantidade de intermediários, possibilitando a redução de preços. Além de oferecer a oportunidade de disponibilizar novos produtos ou serviços. Profº Ricardo luiz

45 BUSINESS TO EMPLOYEE (B2E)
TÓPICO 3 BUSINESS TO EMPLOYEE (B2E)

46 Novo tipo de transação de comércio eletrônico que pode ser considerado uma linha intermediária entre B2B e B2C. Profº Ricardo luiz

47 Quando as organizações iniciaram a construção de suas intranets, esses sites internos eram mais usados para facilitar a comunicação e a transmissão de instruções administrativas. Profº Ricardo luiz

48 Agora, à medida que a organizações avançam em seus negócios on-line, as linhas se confundem entre a comunicação da organização com seus empregados e suas atividades de comércio eletrônico. Profº Ricardo luiz

49 BUSINESS TO MANAGEMENT (B2M ou e-government)
TÓPICO 3 BUSINESS TO MANAGEMENT (B2M ou e-government)

50 Esta modalidade cobre todas as transações entre as empresas e organizações governamentais. Essa categoria é muito atual, no entanto possui grande possibilidade de expansão devido à perspectiva do governo utilizar suas operações para despertar o crescimento do comércio eletrônico. Profº Ricardo luiz

51 Nesse caso, o fornecedor cadastra seus produtos e preços no portal do governo, que abre licitações eletrônicas e efetua todo o processo de compra no formato eletrônico. Profº Ricardo luiz

52 CONSUMER TO MANAGEMENT (C2M)
TÓPICO 3 CONSUMER TO MANAGEMENT (C2M)

53 Esta categoria engloba todo tipo de transação eletrônica entre pessoas físicas e jurídicas com os departamentos do governo. Profº Ricardo luiz

54 No Brasil, temos como exemplo desta modalidade:
Receita Federal. Detran. Ministério do Trabalho. Correios. Profº Ricardo luiz

55 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP)
TÓPICO 3 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP)

56 Um sistema ERP, corresponde ao Planejamento dos Recursos Empresariais, sendo uma arquitetura de sistema de informação que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa. Profº Ricardo luiz

57 Fabricação. Logística. Finanças. Recursos humanos. Profº Ricardo luiz

58 CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM)
TÓPICO 3 CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT (CRM)

59 O CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente) é uma arquitetura que relaciona os processos de negócio e tecnologias para atender aos clientes com relação a quem são, o que fazem e do que gostam. Profº Ricardo luiz

60 Essa fase de administração voltada ao intuito de cativar o cliente tem estabelecido uma nova definição de empresas denominada empresa do relacionamento que valoriza a interação com o cliente. Profº Ricardo luiz

61 O objetivo principal do CRM é proporcionar vendas casadas e mensagens direcionadas a cada cliente, e, com isso aumentar o faturamento da organização por meio da melhor satisfação e retenção do cliente. Profº Ricardo luiz

62 Conquistar um cliente chega a custar até 10 vezes mais do que mantê-lo fiel usando campanhas de marketing individual e do ciclo de vida do cliente, e reconquistá-lo chega a ser 25 vezes mais caro do que mantê-lo. Profº Ricardo luiz

63 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS
TÓPICO 4 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS

64 É considerada um esforço para desenvolver sistemas que se comportem similares a seres humanos.
Sistemas que simulam a, exibir a lógica, raciocínio, intuição e qualidade de bom senso, que associados com seres humanos. Profº Ricardo luiz

65 Profº Ricardo luiz

66 A inteligência humana é muito complexa e mais ampla do que a inteligência de um computador. Um fator que diferencia os seres humanos de outros seres vivos é a capacidade de desenvolver associações e usar metáforas e analogias. Profº Ricardo luiz

67 TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS
TÓPICO 4 TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS

68 A inteligência artificial é considerada o estudo e a elaboração de máquinas que exibam qualidades semelhantes às humanas, incluindo a capacidade de raciocinar. Profº Ricardo luiz

69 Para isso, a inteligência artificial é baseada nas disciplinas de informática, biologia, psicologia, linguística, matemática e engenharia. Profº Ricardo luiz

70 Alan Turing pioneiro da IA; Em 1950;
Propôs um teste para determinar se a maquina poderia pensar; Profº Ricardo luiz

71 TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
TÓPICO 4 TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

72 As organizações estão utilizando inúmeras técnicas inteligentes da computação para ampliar sua base de conhecimento antes de fornecer soluções de problemas que são complexos para serem manipulados por pessoas. Profº Ricardo luiz

73 Profº Ricardo luiz

74 TÓPICO 4 SISTEMA ESPECIALISTA

75 Sistemas especialistas são considerados programas de computador de conhecimento intensivo que auxiliam na tomada de decisão levantando soluções relevantes e explicando as razões para adotar determinadas ações. Profº Ricardo luiz

76 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
TÓPICO 4 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

77 Redes neurais artificiais são consideradas hardware ou software que tentam imitar o modelo de processamento do sistema nervoso humano. Seu amplo uso destaca cada vez mais área conexionista da inteligência artificial. Profº Ricardo luiz

78 À medida que as redes neurais começam a reconhecer padrões, elas podem começar a se programar para resolver esses problemas por si mesmos. Profº Ricardo luiz

79 Verificação de assinaturas em cheques.
Reconhecimento de voz. Verificação de assinaturas em cheques. Controle de qualidade na fabricação. Processamento de imagens. Avaliação de riscos no crédito. Previsão de investimentos. Data mining. Profº Ricardo luiz

80 São técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma grande rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento, já o cérebro de um mamífero pode ter muitos bilhões de neurônios. Profº Ricardo luiz

81 TREINAMENTO Profº Ricardo luiz

82 TREINANDO O CÉREBRO

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87 TÓPICO 4 LÓGICA DIFUZA

88 Lógica difusa é um método de raciocínio que se assemelha ao raciocínio humano já que ele dá margem para valores e inferências aproximados (lógica difusa) e dados incompletos ou ambíguos (dados difusos) em lugar de recorrer apenas a dados claros, tais como os das escolhas binárias (sim/não). Profº Ricardo luiz

89 TÓPICO 4 ALGORITMO GENÉTICOS

90 O uso de algoritmos genéticos é uma aplicação crescente da inteligência artificial. O software de algoritmo genético utiliza a randomização darwiniana e outras metodologias matemáticas para simular um processo evolutivo que pode proporcionar soluções progressivamente melhores para um problema. Profº Ricardo luiz

91 Os algoritmos genéticos foram utilizados inicialmente para simular milhões de anos na evolução biológica, geológica e de ecossistemas em apenas alguns minutos em um computador. Profº Ricardo luiz

92 Agora, o software de algoritmo genético está sendo utilizado para construir modelos de uma multiplicidade de processos científicos, técnicos e empresariais. Profº Ricardo luiz

93 OS NEGÓCIOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
TÓPICO 4 OS NEGÓCIOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

94 As organizações estão utilizando inúmeras técnicas inteligentes da computação para ampliar sua base de conhecimento antes de fornecer soluções de problemas que são complexos para serem manipulados por pessoas. Profº Ricardo luiz

95 São produtos e programas que colocam a disposição do tomador de decisão, de forma prática, toda a potencialidade da tecnologia da IA, compatível com quase todos os equipamentos de processamento de dados encontrados atualmente no mercado. Profº Ricardo luiz

96 Profº Ricardo luiz

97 São produtos e programas que colocam a disposição do tomador de decisão, de forma prática, toda a potencialidade da tecnologia da IA, compatível com quase todos os equipamentos de processamento de dados encontrados atualmente no mercado. Profº Ricardo luiz

98 Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI) refere-se de um conjunto de conceitos e técnicas que, fazendo uso de dados transacionais e sistemas baseados nos mesmos, suporta a tomada de decisões em negócios com o objetivo de transformar informação em valor agregado ao negócio. Profº Ricardo luiz

99 Um dos grandes objetivos dos atuais Administradores está relacionado à concepção da palavra “tomada de decisão”. Profº Ricardo luiz


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