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Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian1 THINK TANK E A TRANSDISCIPLINARIDADE: PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE.

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1 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian1 THINK TANK E A TRANSDISCIPLINARIDADE: PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE

2 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian2 O que é o T T GRANJA VIANA O Think Tank Pensar e Agir Granja Viana, uma empresa social de planejamento e ação, reúne profissionais liberais, cientistas, empresários, estudantes, políticos e filósofos da região de Cotia e municípios vizinhos. Visando a pensar a solução de problemas que envolvem a comunidade, relacionados à política, à cidadania, à administração pública, às ciências e ao bem viver. O Think Tank Pensar e Agir Granja Viana, uma empresa social de planejamento e ação, reúne profissionais liberais, cientistas, empresários, estudantes, políticos e filósofos da região de Cotia e municípios vizinhos. Visando a pensar a solução de problemas que envolvem a comunidade, relacionados à política, à cidadania, à administração pública, às ciências e ao bem viver.

3 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian3 O que é o T T Granja Viana Acredita o Think Tank que os problemas são de natureza complexa o que exige várias visões sobre o mesmo assunto, sob vários ângulos, e advindos de variados saberes profissionais. Esta visão multiangular torna possível uma visão global inédita para problemas ainda não resolvidos. A idéia básica, não é somente pensar uma solução, mas agir, num segundo momento, procurando implementar a solução transdisciplinar encontrada, tudo dentro das possibilidades efetivas do Think Tank. Acredita o Think Tank que os problemas são de natureza complexa o que exige várias visões sobre o mesmo assunto, sob vários ângulos, e advindos de variados saberes profissionais. Esta visão multiangular torna possível uma visão global inédita para problemas ainda não resolvidos. A idéia básica, não é somente pensar uma solução, mas agir, num segundo momento, procurando implementar a solução transdisciplinar encontrada, tudo dentro das possibilidades efetivas do Think Tank.

4 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian4 Problemática Para solucionar velhos problemas temos que ter soluções inovadoras e criativas; Para solucionar velhos problemas temos que ter soluções inovadoras e criativas; Como os problemas são de natureza complexa, exige-se uma visão plurifacetada; Como os problemas são de natureza complexa, exige-se uma visão plurifacetada; O T T é formado por profissionais vindos de várias áreas do conhecimento; O T T é formado por profissionais vindos de várias áreas do conhecimento; Somente a atitude transdisciplinar poderá nos auxiliar a resolver as questões que envolve toda a sociedade. Somente a atitude transdisciplinar poderá nos auxiliar a resolver as questões que envolve toda a sociedade.

5 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian5 Justificativa Inscrição na entrada do oráculo de Delfos atribuída aos Sete Sábios: Inscrição na entrada do oráculo de Delfos atribuída aos Sete Sábios: Advirto, seja quem fores! Ó tu, que desejas sondar os arcanos da natureza; se não achares dentro de ti aquilo que procuras, também não poderás encontrar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Advirto, seja quem fores! Ó tu, que desejas sondar os arcanos da natureza; se não achares dentro de ti aquilo que procuras, também não poderás encontrar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo. Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. Sócrates Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. Sócrates

6 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian6

7 7

8 8 O aprendizado da vida deve dar consciência de que a verdadeira vida não está tanto nas necessidades utilitárias – às quais ninguém consegue escapar -, mas na plenitude de si e na qualidade poética da existência, porque viver exige, de cada um, lucidez e compreensão ao mesmo tempo, e, mais amplamente, a mobilização de todas as aptidões humanas. Edgar Morin

9 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian9 Novos paradigmas para o século XXI : Novos paradigmas para o século XXI : Abordagem relacional sistêmica Abordagem relacional sistêmica Interdisciplinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Transdisciplinaridade Complexidade Complexidade Sustentabilidade Sustentabilidade

10 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian10 DIVISÃO DIDÁTICA ABORDAGEM SISTÊMICA Interd/transdisciplinaridade crítico ecológico complexo SUSTENTABILIDADE SOCIAL NATURAL ECONÔMICO

11 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian11 INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COMPLEXIDADE Terceiro elemento incluído Níveis de realidade CRÍTICO SISTÊMICO ECOLÓGICO

12 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian12 Metáfora para exemplificar nossa evolução e este trabalho é o DNA. Uma helicóide, mas lembra também a idéia de origem e ancestralidade. É um movimento infinito de compreensão mútuo e produção de conhecimento humano. Metáfora para exemplificar nossa evolução e este trabalho é o DNA. Uma helicóide, mas lembra também a idéia de origem e ancestralidade. É um movimento infinito de compreensão mútuo e produção de conhecimento humano. A Inte e a transdisciplinaridade são como um colar – belo como um sonho – e nós admirássemos, sobretudo, o fio que une as pedras e se imola anônimo para que todos fossem um... A Inte e a transdisciplinaridade são como um colar – belo como um sonho – e nós admirássemos, sobretudo, o fio que une as pedras e se imola anônimo para que todos fossem um...

13 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian13

14 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian14 Abordagem Relacional Sistêmica Abordagem Relacional Sistêmica Nova maneira de ver e se relacionar com Nova maneira de ver e se relacionar com mundo e com as pessoas mundo e com as pessoas Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade PRINCÍPIOS coerência, humildade, espera PRINCÍPIOS coerência, humildade, espera respeito e desapego respeito e desapego ATRIBUTOS afetividade e ousadia ATRIBUTOS afetividade e ousadia COMPETÊNCIAS intuitiva, intelectiva, prática e COMPETÊNCIAS intuitiva, intelectiva, prática e emocional emocional

15 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian15 Educar-se para a Sustentabilidade Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade 3 PILARES: COMPLEXIDADE LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO NÍVEIS DE REALIDADE

16 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian16 Pensamento ecológico, crítico e complexo Em vez de ser uma máquina, a natureza como um todo se revela, em última análise, mais parecida com a natureza humana – imprevisível, sensível ao mundo circunvizinho, influenciada por pequenas flutuações. Conseqüentemente, a maneira apropriada de nos aproximarmos da natureza para aprender acerca da sua complexidade e da sua beleza não é por meio da dominação e do controle, mas sim, por meio do respeito, da cooperação e do diálogo. Fritjof Capra Em vez de ser uma máquina, a natureza como um todo se revela, em última análise, mais parecida com a natureza humana – imprevisível, sensível ao mundo circunvizinho, influenciada por pequenas flutuações. Conseqüentemente, a maneira apropriada de nos aproximarmos da natureza para aprender acerca da sua complexidade e da sua beleza não é por meio da dominação e do controle, mas sim, por meio do respeito, da cooperação e do diálogo. Fritjof Capra

17 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian17 Pensamento Complexo 1. Complexidade, de origem latina, provém decomplectere, cuja raiz plectere significa trançar, enlaçar, que abraça, amálgama, conjunto. 1. Complexidade, de origem latina, provém decomplectere, cuja raiz plectere significa trançar, enlaçar, que abraça, amálgama, conjunto. À primeira vista, complexidade é um tecido de elementos heterogêneo inseparavelmente associados, que apresentam a relação paradoxal entre o uno e o múltiplo. A complexidade é efetivamente a rede de eventos, ações, interações, retroação, determinações, acasos que constituem nosso mundo fenomênico. (Morin) À primeira vista, complexidade é um tecido de elementos heterogêneo inseparavelmente associados, que apresentam a relação paradoxal entre o uno e o múltiplo. A complexidade é efetivamente a rede de eventos, ações, interações, retroação, determinações, acasos que constituem nosso mundo fenomênico. (Morin)

18 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian18 Características do Pensamento Complexo 1. O discurso sobre a complexidade se generaliza cada vez mais a partir de diferentes vias, já que existem múltiplas vias de entrada à ela. 1. O discurso sobre a complexidade se generaliza cada vez mais a partir de diferentes vias, já que existem múltiplas vias de entrada à ela. 2. A complexidade diz respeito não apenas à Ciência, mas também à sociedade, à ética e à política. É, portanto, um problema de pensamento e de paradigma que envolve uma epistemologia geral. Como modo de pensar, o pensamento complexo se cria no próprio caminhar. 2. A complexidade diz respeito não apenas à Ciência, mas também à sociedade, à ética e à política. É, portanto, um problema de pensamento e de paradigma que envolve uma epistemologia geral. Como modo de pensar, o pensamento complexo se cria no próprio caminhar.

19 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian19 Características do Pensamento Complexo 3. Um pensamento complexo nunca é um pensamento completo, porque é articulante e multidimensional. Ele é animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não parcelado, não dividido, não reducionista e o reconhecimento do inacabado e incompleto de todo conhecimento. É algo que nunca termina. 3. Um pensamento complexo nunca é um pensamento completo, porque é articulante e multidimensional. Ele é animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não parcelado, não dividido, não reducionista e o reconhecimento do inacabado e incompleto de todo conhecimento. É algo que nunca termina.

20 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian20 Características do Pensamento Complexo 4. O pensamento complexo pretende enfatizar a humanidade do conhecimento em sua radicalidade. Do conhece-te a ti mesmo socrático, passamos ao conhece-te a ti mesmo conhecendo. Neste sentido, método implica reaprender a aprender num caminhar sem meta definida de antemão e por isso traz a marca da incerteza. 4. O pensamento complexo pretende enfatizar a humanidade do conhecimento em sua radicalidade. Do conhece-te a ti mesmo socrático, passamos ao conhece-te a ti mesmo conhecendo. Neste sentido, método implica reaprender a aprender num caminhar sem meta definida de antemão e por isso traz a marca da incerteza. 5. O pensamento complexo não despreza o simples, mas critica a simplificação. 5. O pensamento complexo não despreza o simples, mas critica a simplificação.

21 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian21 Pensamento Crítico é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação; experiência expressão verbal ou escrita; ou argumentos. é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação; experiência expressão verbal ou escrita; ou argumentos. Fisher e Scriven definem o pensamento crítico como uma habilidosa e ativa interpretação e avaliação de observações, comunicações, informação e argumentação." Fisher e Scriven definem o pensamento crítico como uma habilidosa e ativa interpretação e avaliação de observações, comunicações, informação e argumentação." Parker & Moore o definem mais precisamente como sendo a determinação cuidadosa e deliberada sobre aceitar, rejeitar ou suspender o julgamento acerca de uma dada afirmação e o grau de confiança que alguém deve aceitar ou rejeitá-lo Parker & Moore o definem mais precisamente como sendo a determinação cuidadosa e deliberada sobre aceitar, rejeitar ou suspender o julgamento acerca de uma dada afirmação e o grau de confiança que alguém deve aceitar ou rejeitá-lo

22 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian22 Pensamento Ecológico Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir. James Lovelok.

23 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian23 Pensamento Ecológico Pensamento ecológico: é termos clareza do que precisa ser mudado em nós a fim de conseguirmos uma relação mais harmônica da espécie humana com as outras espécies e o próprio planeta. Pensamento ecológico: é termos clareza do que precisa ser mudado em nós a fim de conseguirmos uma relação mais harmônica da espécie humana com as outras espécies e o próprio planeta. Reflexões críticas sobre: Reflexões críticas sobre: meio ambiente, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento sustentável e responsabilidade social é de fundamental importância para o nosso tempo como, por exemplo, educação ambiental, cidadania ambiental, problemas ambientais, entre outros. responsabilidade social é de fundamental importância para o nosso tempo como, por exemplo, educação ambiental, cidadania ambiental, problemas ambientais, entre outros.

24 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian24 Sustentabilidade Sustentabilidade: nova forma de pensar e agir em relação aos recursos naturais do planeta e ao futuro da espécie humana. Sustentabilidade: nova forma de pensar e agir em relação aos recursos naturais do planeta e ao futuro da espécie humana. Traz embutida a proposta de um novo modelo de civilização centrado na reorganização dos processos de produção e na revisão das prioridades de consumo da sociedade, buscando assegurar a continuidade da vida. Traz embutida a proposta de um novo modelo de civilização centrado na reorganização dos processos de produção e na revisão das prioridades de consumo da sociedade, buscando assegurar a continuidade da vida.

25 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian25 Educar-se para Sustentabilidade Necessitamos de pessoas capacitadas para conduzir uma mudança nos modelos socioambientais atuais. Necessitamos de pessoas capacitadas para conduzir uma mudança nos modelos socioambientais atuais. Educar as nossas crianças uma Nova ética que redefina a percepção da interdependência das várias formas de vida onde o saber conviver com os outros; a solidariedade; a compaixão; a cooperação; o cuidar da espécie humana de uma forma humana; e o cuidar da natureza como fazendo parte essencial da nossa vida, etc poderemos reverter o triste quadro que se apresenta. Educar as nossas crianças uma Nova ética que redefina a percepção da interdependência das várias formas de vida onde o saber conviver com os outros; a solidariedade; a compaixão; a cooperação; o cuidar da espécie humana de uma forma humana; e o cuidar da natureza como fazendo parte essencial da nossa vida, etc poderemos reverter o triste quadro que se apresenta.

26 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian26 Educar-se para Sustentabilidade Formar jovens dentro deste novo paradigma. Formar jovens dentro deste novo paradigma. Despertar as consciências sobre seu papel na vida. Despertar as consciências sobre seu papel na vida. Preparar lideres para uma nova forma de ser e conduzir seus pares Preparar lideres para uma nova forma de ser e conduzir seus pares Capacitar todos os cidadãos para a construção de uma nova forma de viver no planeta. Capacitar todos os cidadãos para a construção de uma nova forma de viver no planeta.

27 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian27 Educar-se para Sustentabilidade Para isso precisamos de uma educação que saiba lidar com crises das relações sociais; Para isso precisamos de uma educação que saiba lidar com crises das relações sociais; Educar pessoas para que saibam trabalhar a favor da inclusão de todos e contra a desigualdade; Educar pessoas para que saibam trabalhar a favor da inclusão de todos e contra a desigualdade; Educar para o desenvolvimento humano; para a evolução da humanidade e para que esta transformação auxilie a humanidade a ser melhor. Educar para o desenvolvimento humano; para a evolução da humanidade e para que esta transformação auxilie a humanidade a ser melhor. Que a Educação realmente eduque e que seja o centro de todo o desenvolvimento humano. Que a Educação realmente eduque e que seja o centro de todo o desenvolvimento humano.

28 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian28 Educar-se para Sustentabilidade Que a escola seja socializadora de um novo mundo; Que a escola seja socializadora de um novo mundo; Que a educação eduque através de sua prática:a solidariedade, e a autodeterminação,a cooperação, a escuta sensível e olhar amoroso. Que a educação eduque através de sua prática:a solidariedade, e a autodeterminação,a cooperação, a escuta sensível e olhar amoroso. Que a Educação eduque para uma sociedade mundial, para a formação de um ser Cosmopolita e Kosmopolita, Que a Educação eduque para uma sociedade mundial, para a formação de um ser Cosmopolita e Kosmopolita, Educação para um mundo, multi,pluri, inter e transcultural. Educação para um mundo, multi,pluri, inter e transcultural.

29 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian29 Educar-se para Sustentabilidade Para isso temos a proposta dos 4 pilares da Educação: Para isso temos a proposta dos 4 pilares da Educação: Aprender a conhecer; Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos, aprender a viver com outros; Aprender a viver juntos, aprender a viver com outros; Aprender a ser. Aprender a ser.

30 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian30 Educar-se para Sustentabilidade: os sete saberes necessários à educação do futuro 3º Saber - Ensinar a condição humana. Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais - somos psíquicos, físicos, míticos, biológicos, etc. 3º Saber - Ensinar a condição humana. Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais - somos psíquicos, físicos, míticos, biológicos, etc. A educação do futuro deverá ser um ensino primeiro e universal centrado na condição humana. O humano permanece cruelmente dividido, fragmentado, enuncia-se um problema epistemológico e é impossível conceber a unidade complexa do humano por intermédio do pensamento disjuntivo, que concebe a nossa humanidade de maneira insular, por fora do cosmos que o rodeia, da matéria física e do espírito do qual estamos constituídos, nem tão pouco por intermédio do pensamento redutor que transforma a unidade humana a um substrato bio – anatômico A educação do futuro deverá ser um ensino primeiro e universal centrado na condição humana. O humano permanece cruelmente dividido, fragmentado, enuncia-se um problema epistemológico e é impossível conceber a unidade complexa do humano por intermédio do pensamento disjuntivo, que concebe a nossa humanidade de maneira insular, por fora do cosmos que o rodeia, da matéria física e do espírito do qual estamos constituídos, nem tão pouco por intermédio do pensamento redutor que transforma a unidade humana a um substrato bio – anatômico

31 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian31 Educar-se para Sustentabilidade 4º Saber - Identidade terrena 4º Saber - Identidade terrena Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Idéia da sustentabilidade terra-pátria. Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Idéia da sustentabilidade terra-pátria. O tesouro da humanidade está na sua diversidade criadora, mas a fonte da sua criatividade está na sua unidade geradora. Com as novas tecnologias o mundo cada vez mais é um todo. Mas de um todo desunificado e desenraizado. O tesouro da humanidade está na sua diversidade criadora, mas a fonte da sua criatividade está na sua unidade geradora. Com as novas tecnologias o mundo cada vez mais é um todo. Mas de um todo desunificado e desenraizado.

32 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian32 Educar-se para Sustentabilidade 5º Saber - Enfrentar as incertezas 5º Saber - Enfrentar as incertezas Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a idéia de que existem coisas incertas. Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a idéia de que existem coisas incertas. Por muito que o progresso se tenha desenvolvido não nos é possível, nem com as melhores tecnologias, prever o futuro. O futuro continua aberto e imprevisível. O futuro chama-se incerteza. Nada é um dado adquirido, completo e simples, tudo se transforma para a melhor e pior maneira, por isso o homem enfrenta um novo desafio, uma nova aventura que é enfrentar as incertezas, e a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento. Por muito que o progresso se tenha desenvolvido não nos é possível, nem com as melhores tecnologias, prever o futuro. O futuro continua aberto e imprevisível. O futuro chama-se incerteza. Nada é um dado adquirido, completo e simples, tudo se transforma para a melhor e pior maneira, por isso o homem enfrenta um novo desafio, uma nova aventura que é enfrentar as incertezas, e a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento.

33 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian33 Educar-se para Sustentabilidade 6º Saber - Ensinar a compreensão 6º Saber - Ensinar a compreensão A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Introduzir a compreensão; compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc. A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Introduzir a compreensão; compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc. A comunicação no séc. XXI do planeta é completa, entre faxes, telefone e Internet todos compreendem, mas os progressos para compreender a compreensão são mínimos. Não há nenhuma técnica de comunicação que traga por si mesma a compreensão. Educar para compreender uma dada matéria de uma disciplina é uma coisa, educar para a compreensão humana é outra, esta é a missão espiritual da educação: ensinar a compreensão entre as pessoas como condição garante a solidariedade intelectual e moral da humanidade; humanidade como um todo, como pólo individual. A comunicação no séc. XXI do planeta é completa, entre faxes, telefone e Internet todos compreendem, mas os progressos para compreender a compreensão são mínimos. Não há nenhuma técnica de comunicação que traga por si mesma a compreensão. Educar para compreender uma dada matéria de uma disciplina é uma coisa, educar para a compreensão humana é outra, esta é a missão espiritual da educação: ensinar a compreensão entre as pessoas como condição garante a solidariedade intelectual e moral da humanidade; humanidade como um todo, como pólo individual.

34 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian34 Educar-se para Sustentabilidade 7º Saber - Ética do gênero humano 7º Saber - Ética do gênero humano É a antropo-ética: não desejar para os outros, aquilo que não quer para você. A antropo-ética está ancorada em três elementos: É a antropo-ética: não desejar para os outros, aquilo que não quer para você. A antropo-ética está ancorada em três elementos: Indivíduo Indivíduo Sociedade Sociedade Espécie Espécie Morin defende a interligação destes três elementos desde O paradigma perdido: a natureza humana. Morin defende a interligação destes três elementos desde O paradigma perdido: a natureza humana.

35 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian35 A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas de vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Leonardo Boff

36 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian36 CONSIDERAÇÕES FINAIS O conhecimento do conhecimento compromete. Compromete-nos a tomar uma atitude de permanente vigilância contra a tentação da certeza, a reconhecer que nossas certezas não são provas da verdade, como se o mundo que cada um de nós vê fosse o mundo e não um mundo que produzimos com outros. Compromete- nos porque, ao saber que sabemos não podemos negar o que sabemos Matura e Varela


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