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Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Apresentação em tema: "Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
THINK TANK E A TRANSDISCIPLINARIDADE: PRESSUPOSTOS PARA A ERA DA SUSTENTABILIDADE Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

2 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
O que é o T T GRANJA VIANA O Think Tank Pensar e Agir Granja Viana, uma empresa social de planejamento e ação, reúne profissionais liberais, cientistas, empresários, estudantes, políticos e filósofos da região de Cotia e municípios vizinhos. Visando a “pensar” a solução de problemas que envolvem a comunidade, relacionados à política, à cidadania, à administração pública, às ciências e ao bem viver. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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O que é o T T Granja Viana Acredita o Think Tank que os problemas são de natureza complexa o que exige várias visões sobre o mesmo assunto, sob vários ângulos, e advindos de variados saberes profissionais. Esta visão multiangular torna possível uma visão global inédita para problemas ainda não resolvidos. A idéia básica, não é somente “pensar” uma solução, mas “agir”, num segundo momento, procurando implementar a solução transdisciplinar encontrada, tudo dentro das possibilidades efetivas do Think Tank. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

4 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
Problemática Para solucionar velhos problemas temos que ter soluções inovadoras e criativas; Como os problemas são de natureza complexa, exige-se uma visão plurifacetada; O T T é formado por profissionais vindos de várias áreas do conhecimento; Somente a atitude transdisciplinar poderá nos auxiliar a resolver as questões que envolve toda a sociedade. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Justificativa Inscrição na entrada do oráculo de Delfos atribuída aos Sete Sábios: “Advirto, seja quem fores! Ó tu, que desejas sondar os arcanos da natureza; se não achares dentro de ti aquilo que procuras, também não poderás encontrar fora. Se tu ignoras as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros”. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.” “Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar. “ Sócrates Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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8 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
“O aprendizado da vida deve dar consciência de que a verdadeira vida não está tanto nas necessidades utilitárias – às quais ninguém consegue escapar -, mas na plenitude de si e na qualidade poética da existência, porque viver exige, de cada um, lucidez e compreensão ao mesmo tempo, e, mais amplamente, a mobilização de todas as aptidões humanas.” Edgar Morin Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Novos paradigmas para o século XXI : Abordagem relacional sistêmica Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Complexidade Sustentabilidade Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

10 DIVISÃO DIDÁTICA ABORDAGEM SISTÊMICA Interd/transdisciplinaridade
ecológico crítico complexo SUSTENTABILIDADE SOCIAL ECONÔMICO NATURAL Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

11 INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
ECOLÓGICO CRÍTICO SISTÊMICO COMPLEXIDADE INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Níveis de realidade Terceiro elemento incluído Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

12 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
Metáfora para exemplificar nossa evolução e este trabalho é o DNA. Uma helicóide, mas lembra também a idéia de origem e ancestralidade. É um movimento infinito de compreensão mútuo e produção de conhecimento humano. A Inte e a transdisciplinaridade são como um colar – belo como um sonho – e nós admirássemos , sobretudo, o fio que une as pedras e se imola anônimo para que todos fossem um... Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Abordagem Relacional Sistêmica Nova maneira de ver e se relacionar com mundo e com as pessoas Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade PRINCÍPIOS coerência, humildade, espera respeito e desapego ATRIBUTOS afetividade e ousadia COMPETÊNCIAS intuitiva, intelectiva, prática e emocional Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

15 Educar-se para a Sustentabilidade
Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade 3 PILARES: COMPLEXIDADE LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO NÍVEIS DE REALIDADE Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

16 Pensamento ecológico, crítico e complexo
“Em vez de ser uma máquina, a natureza como um todo se revela, em última análise, mais parecida com a natureza humana – imprevisível, sensível ao mundo circunvizinho, influenciada por pequenas flutuações. Conseqüentemente, a maneira apropriada de nos aproximarmos da natureza para aprender acerca da sua complexidade e da sua beleza não é por meio da dominação e do controle, mas sim, por meio do respeito, da cooperação e do diálogo.” Fritjof Capra Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Pensamento Complexo 1. “Complexidade”, de origem latina, provém de “complectere”, cuja raiz plectere significa trançar, enlaçar, que abraça, amálgama, conjunto. À primeira vista, complexidade é um tecido de elementos heterogêneo inseparavelmente associados, que apresentam a relação paradoxal entre o uno e o múltiplo. A complexidade é efetivamente a rede de eventos, ações, interações, retroação, determinações, acasos que constituem nosso mundo fenomênico. (Morin) Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

18 Características do Pensamento Complexo
1. O discurso sobre a complexidade se generaliza cada vez mais a partir de diferentes vias, já que existem múltiplas vias de entrada à ela. 2. A complexidade diz respeito não apenas à Ciência, mas também à sociedade, à ética e à política. É, portanto, um problema de pensamento e de paradigma que envolve uma epistemologia geral. Como modo de pensar, o pensamento complexo se cria no próprio caminhar. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

19 Características do Pensamento Complexo
3. Um pensamento complexo nunca é um pensamento completo, porque é articulante e multidimensional. Ele é animado por uma tensão permanente entre a aspiração a um saber não parcelado, não dividido, não reducionista e o reconhecimento do inacabado e incompleto de todo conhecimento. É algo que nunca termina. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

20 Características do Pensamento Complexo
4. O pensamento complexo pretende enfatizar a humanidade do conhecimento em sua radicalidade. Do “conhece-te a ti mesmo” socrático, passamos ao “conhece-te a ti mesmo conhecendo”. Neste sentido, “método” implica reaprender a aprender num caminhar sem meta definida de antemão e por isso traz a marca da incerteza. 5. O pensamento complexo não despreza o simples, mas critica a simplificação. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Pensamento Crítico é um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação; experiência expressão verbal ou escrita; ou argumentos. Fisher e Scriven definem o pensamento crítico como uma “habilidosa e ativa interpretação e avaliação de observações, comunicações, informação e argumentação." Parker & Moore o definem mais precisamente como sendo a determinação cuidadosa e deliberada sobre aceitar, rejeitar ou suspender o julgamento acerca de uma dada afirmação e o grau de confiança que alguém deve aceitar ou rejeitá-lo Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Pensamento Ecológico “Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir.” James Lovelok. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Pensamento Ecológico Pensamento ecológico: é termos clareza do que precisa ser mudado em nós a fim de conseguirmos uma relação mais harmônica da espécie humana com as outras espécies e o próprio planeta. Reflexões críticas sobre: meio ambiente, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social é de fundamental importância para o nosso tempo como, por exemplo, educação ambiental, cidadania ambiental, problemas ambientais, entre outros. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Sustentabilidade Sustentabilidade: nova forma de pensar e agir em relação aos recursos naturais do planeta e ao futuro da espécie humana. Traz embutida a proposta de um novo modelo de civilização centrado na reorganização dos processos de produção e na revisão das prioridades de consumo da sociedade, buscando assegurar a continuidade da vida. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

25 Educar-se para Sustentabilidade
Necessitamos de pessoas capacitadas para conduzir uma mudança nos modelos socioambientais atuais. Educar as nossas crianças uma Nova ética que redefina a percepção da interdependência das várias formas de vida onde o saber conviver com os outros; a solidariedade; a compaixão; a cooperação; o cuidar da espécie humana de uma forma humana; e o cuidar da natureza como fazendo parte essencial da nossa vida, etc poderemos reverter o triste quadro que se apresenta. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

26 Educar-se para Sustentabilidade
Formar jovens dentro deste novo paradigma. Despertar as consciências sobre seu papel na vida. Preparar lideres para uma nova forma de ser e conduzir seus pares Capacitar todos os cidadãos para a construção de uma nova forma de viver no planeta. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

27 Educar-se para Sustentabilidade
Para isso precisamos de uma educação que saiba lidar com crises das relações sociais; Educar pessoas para que saibam trabalhar a favor da inclusão de todos e contra a desigualdade; Educar para o desenvolvimento humano; para a evolução da humanidade e para que esta transformação auxilie a humanidade a ser melhor. Que a Educação realmente eduque e que seja o centro de todo o desenvolvimento humano. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

28 Educar-se para Sustentabilidade
Que a escola seja socializadora de um novo mundo; Que a educação eduque através de sua prática:a solidariedade, e a autodeterminação,a cooperação, a escuta sensível e olhar amoroso. Que a Educação eduque para uma sociedade mundial, para a formação de um ser Cosmopolita e Kosmopolita, Educação para um mundo, multi,pluri, inter e transcultural. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

29 Educar-se para Sustentabilidade
Para isso temos a proposta dos 4 pilares da Educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos, aprender a viver com outros; Aprender a ser. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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Educar-se para Sustentabilidade: os sete saberes necessários à educação do futuro 3º Saber - Ensinar a condição humana. Não somos um algo só. Somos indivíduos mais que culturais - somos psíquicos, físicos, míticos, biológicos, etc. A educação do futuro deverá ser um ensino primeiro e universal centrado na condição humana. O humano permanece cruelmente dividido, fragmentado, enuncia-se um problema epistemológico e é impossível conceber a unidade complexa do humano por intermédio do pensamento disjuntivo, que concebe a nossa humanidade de maneira insular, por fora do cosmos que o rodeia, da matéria física e do espírito do qual estamos constituídos, nem tão pouco por intermédio do pensamento redutor que transforma a unidade humana a um substrato bio – anatômico Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

31 Educar-se para Sustentabilidade
4º Saber - Identidade terrena Saber que a Terra é um pequeno planeta, que precisa ser sustentado a qualquer custo. Idéia da sustentabilidade terra-pátria. O tesouro da humanidade está na sua diversidade criadora, mas a fonte da sua criatividade está na sua unidade geradora. Com as novas tecnologias o mundo cada vez mais é um todo. Mas de um todo desunificado e desenraizado. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

32 Educar-se para Sustentabilidade
5º Saber - Enfrentar as incertezas Princípio da incerteza. Ensinar que a ciência deve trabalhar com a idéia de que existem coisas incertas. Por muito que o progresso se tenha desenvolvido não nos é possível, nem com as melhores tecnologias, prever o futuro. O futuro continua aberto e imprevisível. O futuro chama-se incerteza. Nada é um dado adquirido, completo e simples, tudo se transforma para a melhor e pior maneira, por isso o homem enfrenta um novo desafio, uma nova aventura que é enfrentar as incertezas, e a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

33 Educar-se para Sustentabilidade
6º Saber - Ensinar a compreensão A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Introduzir a compreensão; compreensão entre departamentos de uma escola, entre alunos e professores, etc. A comunicação no séc. XXI do planeta é completa, entre faxes, telefone e Internet todos compreendem, mas os progressos para compreender a compreensão são mínimos. Não há nenhuma técnica de comunicação que traga por si mesma a compreensão. Educar para compreender uma dada matéria de uma disciplina é uma coisa, educar para a compreensão humana é outra, esta é a missão espiritual da educação: ensinar a compreensão entre as pessoas como condição garante a solidariedade intelectual e moral da humanidade; humanidade como um todo, como pólo individual. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

34 Educar-se para Sustentabilidade
7º Saber - Ética do gênero humano É a antropo-ética: não desejar para os outros, aquilo que não quer para você. A antropo-ética está ancorada em três elementos: Indivíduo Sociedade Espécie Morin defende a interligação destes três elementos desde O paradigma perdido: a natureza humana. Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

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“A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas de vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.” Leonardo Boff Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian

36 Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian
CONSIDERAÇÕES FINAIS O conhecimento do conhecimento compromete. Compromete-nos a tomar uma atitude de permanente vigilância contra a tentação da certeza, a reconhecer que nossas certezas não são provas da verdade, como se o mundo que cada um de nós vê fosse o mundo e não um mundo que produzimos com outros. Compromete-nos porque, ao saber que sabemos não podemos negar o que sabemos” Matura e Varela Profa. Dra. Maria Cecília Castro Gasparian


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