A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição na Epidermólise Dra Mércia Cristina Strong Nutricionista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição na Epidermólise Dra Mércia Cristina Strong Nutricionista."— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição na Epidermólise Dra Mércia Cristina Strong Nutricionista

2 Qual a diferença entre Alimentar e Nutrir? O que é Alimentação? É o ato de comer. É a ingestão de alimentos, de qualquer tipo ou quantidade.

3 Qual a diferença entre Alimentar e Nutrir? O que é Nutrição? É um processo: alimentação equilibrada + bom funcionamento do organismo (físico / mental / emocional) Resultado: os nutrientes dos alimentos chegam dentro das células para desempenhar todas as suas funções.

4 Qual a relação entre Nutrição e a Epidermólise Bolhosa? A boa nutrição é necessária para o crescimento e desenvolvimento de toda criança e adolescente. É preciso repor as perdas de proteínas e sangue que ocorrem na Epidermólise. A alimentação adequada pode auxiliar na melhora da pele e das mucosas.

5 Como nosso corpo funciona? Do que ele realmente precisa? nutrientes O nosso organismo precisa de nutrientes, para o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas que possuímos no corpo. alimentos naturais, Os nutrientes estão presentes em abundância nos alimentos naturais, constituintes na natureza.

6 Alimentos Naturais Alimentos Naturais: frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, raízes, tubérculos, carnes. macronutrientes Estes alimentos vão nos oferecer macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) Como nosso corpo funciona? Do que ele realmente precisa? micronutrientes micronutrientes (vitaminas e minerais), além de fibras e água.

7 ENTRETANTO, alguns alimentos considerados saudáveis e até importantes podem prejudicar muito no caso da Epidermólise. Como nosso corpo funciona? Do que ele realmente precisa? É o caso do: leite de vaca e seus derivados e do glúten.

8 Leite de vaca e seus derivados: A constituição do leite de vaca é muito diferente do LEITE MATERNO, o qual fomos preparados geneticamente para receber, digerir e absorver.

9 Presentes no hábito alimentar diário, e até mais de uma vez por dia: Leite, queijos, requeijão, iogurte, creme de leite, etc Leite de vaca e seus derivados:

10 Adicionado em praticamente todos os alimentos industrializados, na forma de leite, leite em pó, soro de leite, lactose, lactato, caseína, caseinato, proteína láctea, etc – ATENÇÃO OS RÓTULOS. Leite de vaca e seus derivados:

11 Os laticínios são considerados fonte de cálcio (a concentração é 3 vezes maior que no leite materno). Contudo, este cálcio não consegue ser bem utilizado pelo ser humano. Ocorre 1 desequilíbrio entre os outros minerais (magnésio, boro, manganês), necessários para a efetiva entrada do cálcio na célula óssea.

12 Leite de vaca e seus derivados: Existem cerca de 25 frações protéicas alergênicas conhecidas no leite de vaca. Elas não são totalmente digeridas no estômago e chegam inteiras ao intestino, causando inflamação e aumento da permeabilidade da parede intestinal. Desta forma, podem piorar o quadro da Epidermólise.

13 Leite de vaca e seus derivados: Ótimas fontes de cálcio: repolho, couve, folhas de nabo e de mostarda, espinafre, e todas as folhas verde- escuras. Outras boas opções são algas, sardinha, gergelim, tofu. Os vegetais contêm o equilíbrio necessário e a porcentagem absorvida do cálcio é maior em comparação ao leite e seus derivados.

14 Leite de vaca e seus derivados: A natureza é sábia: por que ela faria o ser humano ser dependente de outro mamífero?!

15 GLÚTEN: Presente no trigo, centeio, cevada, malte e um pouco na aveia. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos. O Glúten também está relacionado a muitas dermatites e problemas na pele/mucosas.

16 GLÚTEN: Substitua o Glúten e seus derivados por Tubérculo cozido: Batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, cará, inhame. Cereais: Arroz, Quinoa, Milho, biscoito de arroz.

17 GLÚTEN: Preparações: Tapioca, cuscuz de milho, panqueca s/ glúten e s/ leite, pão s/ glúten e s/ leite, polenta, Sagu (mandioca). Macarrão de cereais = arroz, milho e mandioca ou macarrão de feijão. Marcas: SDF, Bifun, Blue Ville e Casarão.

18 GLÚTEN: Farinhas e féculas Arroz = farinha de arroz, creme de arroz, arrozina, arroz integral em pó e seus derivados. Milho = fubá, farinha, amido de milho (maisena), flocos, canjica e pipoca.

19 GLÚTEN: Farinhas e féculas Batata = fécula ou farinha. Mandioca ou Aipim = fécula ou farinha, como a tapioca, polvilho doce ou azedo.

20 GLÚTEN: Substitua o Glúten e seus derivados por: Farinha de banana verde Araruta, Trigo sarraceno (que na verdade não é trigo!).

21 O que escolher na hora de comer? QUANTO MAIS COR NO PRATO, MAIS SAÚDE NO CORPO!

22 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: 1) Fruta Suco de fruta natural/polpa (batido com linhaça / clorofila / legumes). Fruta fresca – pode ser aquecida (maçã, banana, abacaxi) c/ canela, cacau, baunilha. Fruta seca (uva passa, damasco, ameixa seca, banana passa s/ açúcar, etc)

23 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: 2) carboidrato sem leite e sem glúten (ler os ingredientes de todos os rótulos) Pão/torrada/biscoito – receitas caseiras sem leite e sem glúten ou comprados de marcas específicas s/ glúten e s/ leite, em loja de produto natural

24 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: 2) carboidrato sem leite e sem glúten Bolacha de arroz salgada ou doce (em casa de produtos naturais encontra-se) Tapioca – c/ azeite, margarina light sem leite (LER RÓTULO), geléia de frutas/mel

25 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: 2) carboidrato sem leite e sem glúten Panqueca sem glúten e sem leite (vide RECEITAS) - c/ azeite, geléia de frutas/mel Tubérculo cozido (batata c/ pouco sal + azeite e orégano; mandioca c/ pouco sal + azeite, batata doce cozida c/ ou s/ sal)

26 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: 2) carboidrato sem leite e sem glúten Cuscuz ("nordestino") de milho Quinoa em flocos (para frutas frescas!) Pipoca (para lanche da tarde!)

27 O que escolher na hora de comer? No Café da Manhã e lanches: Opcional (substitutos leite de vaca): leite de arroz, leite de soja. Leite de cabra, eventualmente e de marca confiável NAN tipo HA (leite de vaca com proteína hidrolisada. Usar em último caso)

28 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 1. Salada 1. Salada variada de: folhas verdes cruas (acelga, agrião, alface, almeirão, catalonha, chicória, couve, escarola, repolho, rúcula) COM legumes e hortaliças,cruas ou cozidas (berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, cogumelo, couve flor, ervilha, milho verde, broto de feijão (moyashi), nabo, palmito, pepino, pimentão, rabanete, vagem, tomate*) *de acordo com a tolerância individual.

29 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 2. Arroz 2. Arroz - cereal (branco, parboilizado, integral, cateto, selvagem...) COMFeijão COM Feijão - leguminosa (lentilha, ervilha seca, grão-de- bico, soja em grão, feijão azuki, feijão de corda, feijão preto, feijão fradinho, feijão branco...).

30 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 3. Acompanhamentos: Verduras e legumes Acelga, batata, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cará, cenoura, chuchu, cogumelo, couve, couve-flor, ervilha, escarola, espinafre, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, maxixe, milho verde, mostarda, pimentão, quiabo, repolho, vagem...

31 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 3. Acompanhamentos Prefira Prefira cozidos, refogados, ensopados, grelhados, na forma de purês. Evitar Evitar frituras, milanesas, cremes de queijo e creme de leite, salgadinhos fritos e gordurosos (coxinha, risolis, empada, bolinhas de queijo, etc)

32 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 4. Carne 4. Carne: boi, frango, peixe, peru, chester, porco. Preparadas cozidas, refogadas, ensopadas, grelhadas, assadas, no microondas. Ou Ovo Ou Ovo: omelete, ovo mexido, ovo cozido. Evitar Evitar frituras, milanesas, cremes de queijo e creme de leite.

33 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR 5. Sobremesafrutas frescas 5. Sobremesa: prefira frutas frescas e salada de frutas (sem cremes ou chantilly). Abacate, abacaxi*, ameixa, banana, caju*, caqui, carambola, cereja fresca, figo, fruta do conde, goiaba, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja*, limão*, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica*, morango, nectarina,pêra, pêssego,uva... *frutas cítricas de acordo com tolerância individual

34 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR Bebidas: Bebidas: evite ao máximo os líquidos durante as refeições. Dilui os ácidos responsáveis pela digestão, causando desconfortos: empachamento, azia, má digestão. Ideal: evitar todos os líquidos durante 1 hora após o término da refeição, pelos mesmos motivos anteriores.

35 O que escolher na hora de comer? ALMOÇO E JANTAR IMPORTANTE Evitelanches Evite trocar as grandes refeições por lanches. Por mais natural e saudável que seja, a qualidade da refeição não será a mesma. Almoço Almoço: a energia do meio-dia! Jantarmenor melhor Jantar: a menor quantidade e a melhor qualidade

36 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Fracionamento Não fique mais de 3 horas sem se alimentar! Café da manhã Lanche da Manhã Almoço Lanche da Tarde Jantar Ceia Cardápio ideal:

37 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Beba Água nos momentos certos! Algumas funções: transporta nutrientes, elimina toxinas, repõe energia. Precisamos cerca de 2 litros por dia. Mas, durante a refeição, dilui os ácidos responsáveis pela digestão, causando desconfortos: empachamento, azia, má digestão.

38 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Consistência Vai depender da tolerância individual. Se não puder mastigar ou engolir muito bem – fazer sopas completas! Para os lanches, bater sucos com frutas, quinoa em flocos, folhas, legumes!

39 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Variedade Garante o consumo de todos os nutrientes, já que são vários os tipos de vitaminas, minerais, fibras... e mais diversos ainda são os tipos de cereais, leguminosas, frutas, verduras, legumes, carnes...

40 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Variedade Verduras além da alface: acelga, agrião, almeirão, catalonha, chicória, couve, escarola, repolho, rúcula... Legumes e vegetais além de tomate e batata: batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cará, cenoura, chuchu, cogumelo, couve, couve-flor, ervilha, escarola, espinafre, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, maxixe, milho verde, mostarda, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, vagem... Frutas, além de banana e maçã: abacate, abacaxi, ameixa, caju, caqui, carambola, cereja fresca, figo, fruta do conde, goiaba, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, morango, nectarina, nêspera, pêra, pêssego, tangerina, uva...

41 Orienta ç ões Nutricionais B á sicas Variedade É importante comer alimentos saudáveis diariamente, em todas as refeições. E é igualmente importante comer diferentes alimentos todos os dias!!!

42 Dra Mércia Cristina Strong Nutricionista – CRN Clínica Dr. Alexandre Martins Junior Av. Gal. Ataliba Leonel, 93, Cj. 51/52 – Santana – SP Tel. (11) Fax. (11) Cel (11)


Carregar ppt "Nutrição na Epidermólise Dra Mércia Cristina Strong Nutricionista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google