A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: CONSTRUINDO CIDADANIA Marta Quintanilha Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: CONSTRUINDO CIDADANIA Marta Quintanilha Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: CONSTRUINDO CIDADANIA Marta Quintanilha Gomes

2 O que significa educar para a saúde? É ensinar a ter bons hábitos de higiene? É ensinar a alimentar-se adequadamente? É ensinar como se cuidar para não adoecer?

3 Hábitos de higiene, alimentação adequada e controle de doenças... Há muitos entendimentos sobre o que é cada um desses itens: se inscrevem em um contexto, em um período histórico.

4 Ilustração com situações contemporâneas. Filme Babies – 3:05 a 10:05 Nascimentos: Namíbia, Mongólia, Japão e Estados Unidos.

5 Com que conceitos de educação e saúde estamos trabalhando nos municípios? Os que estão descritos nas leis, nas políticas, são os mesmos de toda população? Se não, como aproximarmos?

6 EDUCAÇÃO E SAÚDE OMS – o conceito de Saúde está vinculado ao bem estar físico, psíquico e social. Educar é apontar possibilidades para compreender a vida e nela estar bem. Áreas que historicamente não se comunicam.

7 Compartimentalização do conhecimento. Superespecialização.

8 Saúde na escola Rotinas de alimentação Atividades de higienização (cuidado com os dentes) Prevenção à saúde física

9 Como as escolas gerenciam isso? As atividades ligadas à saúde são pauta de discussão com os professores? Como? A saúde faz parte da Proposta pedagógica do município e dos Projetos pedagógicos das escolas?

10 Para que se faça Educação para a Saúde é preciso considerar isso parte do projeto da cidade e da escola. Considerar que essa demanda vai muito além de situações(atividades)isoladas, mas um conjunto de atitudes que irão construir uma cultura de cuidado consigo e com os outros.

11 Cuidar e educar são ações inseparáveis. Quando cuidamos estamos educando e quando educamos estamos cuidando.

12 Aprender a ter cuidado consigo é uma forma de se colocar na relação com os outros. Na medida em que me cuido, me sinto melhor, mais seguro nas relações que estabeleço com os outros.

13 Sou capaz de posicionar-me socialmente, de exercer a cidadania. História da Ratoeira


Carregar ppt "VII ENCONTRO ANUAL DE COORDENADORES EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE: CONSTRUINDO CIDADANIA Marta Quintanilha Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google