A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Aula 7: A AÇÃO PREDATÓRIA DO HOMEM Professor: João Luiz C. R. De Oliveira

2 A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécies animais e vegetais existentes no planeta.

3 A TESE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Os ideais de desenvolvimento e preservação não são incompatíveis. Pode-se conciliar perfeitamente a tutela do meio ambiente com a premente necessidade de progredir.

4 BIOMA um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma história comum em sua formação. Por isso tudo sua diversidade biológica também é muito parecida.

5 BIOMA AMAZÔNICO É considerado  um grande “resfriador” atmosférico e como maior abrigo da biodiversidade do mundo, ali existem cerca de trinta milhões de espécies animais. Entre 1º de janeiro e 13 de outubro de 2011, concentrou focos de incêndio, número aproximadamente 66% menor que no mesmo período do ano passado.

6 AMAZÔNIA A Amazônia Brasileira passou a ser chamada de Amazônia Legal. Foi a necessidade do governo de planejar e promover o desenvolvimento da região.

7 BIOMA MATA ATLÂNTICA Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios.

8 Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

9 A ação predatória e o ambiente
EXPLORANDO O TEMA A ação predatória e o ambiente Conhecer e pensar... ...Clima e efeito estufa

10 ESSE PROCESSO É CHAMADO
O EFEITO ESTUFA E CLIMA Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. ESSE PROCESSO É CHAMADO DE EFEITO ESTUFA...

11 EXPLORANDO O TEMA A ação antrópica modifica o equilíbrio do meio ambiente...

12 EFEITOS DA DEGRADAÇÃO

13 CHUVA ÁCIDA A CHUVA ÁCIDA É CONSEQUÊNCIA DA POLUIÇÃO DO AR Como se forma... Queimas de carvão ou de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida.

14 Mais efeitos das práticas predatórias...
EXPLORANDO O TEMA Mais efeitos das práticas predatórias... Conhecer e pensar... ...Chuva Ácida

15 DESMATAMENTO A deflorestação é diretamente causada pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira. O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. O desmatamento no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária.

16 AS QUEIMADAS O efeito mais notório da queimada é a destruição do ambiente. Uma prática agrícola generalizada. Quase 30% delas ocorrem na Amazônia, principalmente no sul e sudeste da região. O Brasil é um dos únicos países do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas absolutamente operacional.

17 EXPLORANDO O TEMA AS QUEIMADAS

18 Desenvolvimento sustentável na Amazônia
EXPLORANDO O TEMA Desenvolvimento sustentável na Amazônia Conhecer e pensar...

19 EXPLORANDO O TEMA Efeitos do desmatamento Aquecimento Global Efeito estufa Extinção da Biodiversidade Erosão do solo Mudanças climáticas

20 Mais violência ambiental! Garimpo...
Ao retratar o Ciclo do Ouro, Portinari nos deixa material para reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Podemos testemunhar como lidamos, no início da colonização do Brasil, com os recursos naturais.

21 GARIMPO CRIMINOSO Garimpo ilegal invade reserva de índios Yanomami: Problemas de caráter social Baixa qualidade de vida dos trabalhadores O mercúrio utilizado para purificar o ouro é tóxico, contamina o trabalhador, os rios, os peixes,os animais silvestres e toda a água da região.

22 EXPLORANDO O TEMA Garimpo criminoso

23 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999. Art. 1º: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

24 EXPLORANDO O TEMA Educação Ambiental


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google