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Análise e Modelagem de Processos Prof. Bruno Samways dos Santos

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Apresentação em tema: "Análise e Modelagem de Processos Prof. Bruno Samways dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Modelagem de Processos Prof. Bruno Samways dos Santos

2 Análise e Modelagem de Processos Introdução A programação de metas goal programming é uma técnica muito útil em situações que não se tem uma rigidez muito forte quanto aos recursos envolvidos; Não envolve soluções de problemas que contenham uma função objetivo específica, mas um conjunto de metas que gostaríamos de atingir.

3 Análise e Modelagem de Processos Programação de metas É uma técnica no qual não se pode otimizar um problema para a identificação da solução ótima. As técnicas anteriores apresentavam em seus modelos as chamadas hard constraints ou restrições rígidas. Restrições rígidas: não podem ser violadas de modo algum. Exemplo: as restrições indicaram que a quantidade de dinheiro investida em determinado número de projetos não poderia exceder uma quantidade orçada.

4 Análise e Modelagem de Processos Programação de metas Em algumas situações, as restrições rígidas são restritivas demais para alguns casos. Para compensar isso, inserem-se as restrições flexíveis ou soft constraints. Restrições flexíveis: são restrições que podem ser violadas dentro de limites estabelecidos. Exemplo: embora você estabeleça um valor máximo para a compra de um carro (R$30.000,00), se existe uma opção com mais opcionais por R$30.500,00, você considera que irá fazer um bom negócio, violando a restrição de valor máximo.

5 Análise e Modelagem de Processos Exemplo A empresa ABC está considerando três formas de propaganda local: televisão (X1), radio (X2) e revista (X3). Cada inserção na televisão custa R$ 3.000,00 e atinge 1000 novos consumidores em potencial, cada inserção no rádio custa R$ 800,00 e atinge 500 novos consumidores e cada anúncio em revista custa R$ 250,00 e é visto por 200 novos consumidores em potencial. Suponha que a empresa tenha três alvos a alcançar: 1) Gastar no máximo R$ ,00 com propaganda; 2) Atingir pelo menos novos consumidores em potencial; 3) Adquirir pelo menos 10 inserções na televisão. Análise: se a restrição X110 for satisfeita, então os recursos para propaganda devem ser de R$ Como o valor máximo disponível é R$25.000, não há solução viável.

6 Análise e Modelagem de Processos Exemplo Transformando em metas: Definem-se os desvios! Ui = quantidade não utilizada do recurso i Ei = Quantidade que excede o recurso i Tem-se que:

7 Análise e Modelagem de Processos Análise Se E1 = 0 e U1 assumir um valor positivo, não viola a restrição Se U1 = 0, e caso seja E1 > ZERO, ele viola a restrição, tornando-se assim o chamado desvio prejudicial! E1 = variável de desvio prejudicial. 3000X X X3 = Xt Xt + U1 – E1 = 25000

8 Análise e Modelagem de Processos Análise Se U2 = 0, para qualquer valor de E2 > 0, não viola a restrição! Já para U2, caso seja U2 > ZERO, ele viola a restrição, tornando-se assim o chamado desvio prejudicial! U2 = variável de desvio prejudicial. 1000X X X3 = Xt Xt + U2 – E2 = 30000

9 Análise e Modelagem de Processos Análise Se U3 = 0, para qualquer valor de E3 > 0, não viola a restrição! Já para U3, caso seja U3 > ZERO, ele viola a restrição, tornando-se assim o chamado desvio prejudicial! U3 = variável de desvio prejudicial. X1 = Xt Xt + U3 – E3 = 10

10 Análise e Modelagem de Processos E1 = quantidade gasta acima de R$25.000,00 U2 = número de novos consumidores potenciais abaixo de U3 = número de inserções de TV abaixo de 10 PROGRAMAÇÃO DE METAS MINIMIZAR A SOMA DOS DESVIOS PREJUDICIAIS Qual é a função objetivo?

11 Análise e Modelagem de Processos Modelo completo

12 Análise e Modelagem de Processos MODELO EM EXCEL

13 Análise e Modelagem de Processos MODELO EM LINGO

14 Análise e Modelagem de Processos RESULTADOS X1 = 0 X2 = 0 X3 = 100 U1 = 0 U2 = U3 = 10 E1 = 0 E2 = 0 E3 = 0 F.O. = META 1 = (ALCANÇADA) META 2 = (FALTOU 10000) META 2 = 0 (FALTOU 10)

15 Análise e Modelagem de Processos EXERCÍCIO Uma montadora pensa em lançar três novos modelos de carro (Modelos A, B e C), atingindo um público da classe A. Cada modelo custa R$20.000,00, R$ ,00 e R$ ,00, respectivamente, para ser produzido uma unidade. Cada modelo A necessita de 2 horas para ser montado, o modelo B de 3 horas e o modelo C de 5 horas. Após uma pesquisa de mercado, constatou-se que o modelo C é o mais desejado pela alta classe. Desta forma, definiram-se as seguintes metas: 1) Estão disponíveis aproximadamente R$ ,00 para a produção dos primeiro lotes do modelos A, B e C; 2) Deve ser produzido pelo menos 30 modelos C; 3) O tempo de trabalho aproximado disponível para produzir cada modelo no primeiro lote é de 280 horas


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