A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE RISCOS Desenvolvido por: VP 22. Gerenciamento de Riscos Objetivo da Apresentação: Realizar uma análise detalhada sobre o que é e qual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE RISCOS Desenvolvido por: VP 22. Gerenciamento de Riscos Objetivo da Apresentação: Realizar uma análise detalhada sobre o que é e qual."— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE RISCOS Desenvolvido por: VP 22

2 Gerenciamento de Riscos Objetivo da Apresentação: Realizar uma análise detalhada sobre o que é e qual o impacto que a Análise de Riscos causa em um projeto.

3 Gerenciamento de Riscos Conteúdo Programático Definição de riscos; Definição de gerenciamento de riscos; Definição de análise Qualitativa e Quantitativa; Planejamento de resposta a riscos; Plano de contingência genérico; Terceirização; Monitoramento e controle de riscos;

4 Gerenciamento de Riscos 1 - O que é um risco? O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade. O risco envolve duas característica: Incerteza Impacto

5 Gerenciamento de Riscos 2 - Gerência de Riscos O gerenciamento de riscos é organizado em seis processos: Planejamento do gerenciamento de riscos Identificação de Riscos Análise qualitativa de riscos Análise quantitativa de riscos Planejamento de resposta a riscos Monitoramento e controle de riscos *Fonte: PMI, PMBOK Guide

6 Gerenciamento de Riscos 3 - Gerenciamento de Riscos Processo para definir, analisar e criar respostas aos riscos do projeto a fim de eliminar ou minimizar os mesmos. Itens a serem definidos no plano: Metodologia; Funções e responsabilidades; Sincronismo; Orçamento;

7 Gerenciamento de Riscos Categorias dos Riscos Riscos Técnicos de Qualidade ou Desempenho; Riscos de Gerência de Projeto; Riscos Organizacionais; Riscos Externos.

8 Gerenciamento de Riscos 4 - Identificação dos Riscos Gera uma lista de riscos do projeto, que já deve estar classificada com as categorias vistas anteriormente. Os três tipos de riscos são: Riscos conhecidos; Riscos previsíveis; Riscos Imprevisíveis.

9 Gerenciamento de Riscos 4 – Identificação dos Riscos O PMBOK recomenda os métodos abaixo: Lista de Verificação (Checklists); Fluxogramas; Entrevistas.

10 Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos A análise qualitativa de riscos consiste em avaliar dois fatores: a probabilidade e o impacto dos riscos identificados. Matriz de probabilidade de impacto Impacto ProbabilidadeMuito BaixoBaixoMédioAltoMuito Alto 75%0,050,090,180,360,72 50%0,040,070,140,280,56 30%0,030,050,100,200,40 15%0,020,030,060,120,24 05%0,01 0,020,040,08

11 Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos A medida do risco é chamada de exposição Para realizar o cálculo da exposição ao risco utilizamos a seguinte equação: E(n) = P(n) x I(n) E(n) = Exposição ao risco n P(n) = Probabilidade de ocorrência do risco n I(n) = Impacto do risco n

12 Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos Matriz de riscos IDResponsável (is)DescriçãoProbab.ImpactoExposição 1 Nome do(s) reponsável(is) por implantar a ação de resposta ao risco SeDescrição do evento que geraria impacto 30%Alto EntãoConseqüência do evento IndicadorDescrição dos primeiros indícios do problema Estratégia Descrição da estratégia genérica e dos planejados

13 Gerenciamento de Riscos 5.1 – Teoria da utilidade A teoria da utilidade estabelece um padrão de tomada de decisões a fim de obter o melhor resultado diante do risco, independente das práticas propensas de um gerente de projetos.

14 Gerenciamento de Riscos 6 – Análise Quantitativa de Riscos A análise quantitativa dos riscos determina a consequência de cada risco para os objetivos do projeto, analisando numericamente as probabilidades de risco. As técnicas de análise quantitativa de riscos que mais se destacam no PMBOK são a Análise de Sensibilidade, a Árvore de Decisão e as Técnicas de Simulação.

15 Gerenciamento de Riscos 6.1 – Análise de Sensibilidade Esta técnica visa apresentar os riscos que tem maior impacto potencial em um projeto.

16 Gerenciamento de Riscos 6.2 – Árvore de Decisão

17 Gerenciamento de Riscos 6.3 Técnicas de Simulação Gráfico Simulação de Monte Carlo

18 Gerenciamento de Riscos 7 - Planejamento de respostas a riscos Nesta etapa, um plano de tratamento dos riscos é criado para que seja estabelecida a forma que eles serão tratados. Estratégias genéricas para tratá-los: Ignorar; Aceitar; Monitorar; Mitigar/Evitar; Transferir.

19 Gerenciamento de Riscos Plano de Contingência Genérico Normalmente, uma folga no orçamento para casos emergências como atraso no projeto.

20 Gerenciamento de Riscos 8 - Monitoramento e Controle de Riscos Este processo visa acompanhar o status de cada risco identificado, verificar novos riscos, garantir a execução dos planos de ação e avaliar a sua efetividade na redução dos riscos. O gerente de projetos deve sempre ter em mente que este processo estará vivo durante todo o ciclo do projeto pois a visão sobre o projeto muda à medida que ele é desenvolvido e novos indícios sobre os riscos surgem.


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE RISCOS Desenvolvido por: VP 22. Gerenciamento de Riscos Objetivo da Apresentação: Realizar uma análise detalhada sobre o que é e qual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google