A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude."— Transcrição da apresentação:

1 SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude

2 DOM BOSCO: nosso fundador João Melchior Bosco nasceu num lugar pequeno, chamado Becchi, perto da grande cidade de Turim, no norte da Itália, aos 16 de agosto de Filho de uma família de agricultores pobres, foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre e educador.

3 DOM BOSCO: nosso fundador O Espírito Santo deu-lhe especial sensibilidade para captar, mediante várias experiências, a situação difícil e os perigos em que se achavam os jovens do seu tempo.

4 DOM BOSCO: nosso fundador Resolveu dedicar sua vida àquela multidão de jovens pobres, desempregados, famintos que perambulavam pelas ruas de Turim.

5 DOM BOSCO: nosso fundador Dom Bosco, desde o início, envolveu muitas pessoas com o seu testemunho e a novidade do seu trabalho; gente das mais diversas classes sociais se juntaram a ele.

6 DOM BOSCO: nosso fundador Atraiu para a sua obra homens e mulheres que o ajudaram a dar catecismo, a levantar escolas e oficinas, a animar o pátio, a colocar os mais necessitados junto de um patrão honesto. Com eles, dá origem a grupos e formas ocasionais de cooperação.

7 DOM BOSCO: nosso fundador Quando sentiu a necessidade de acolher alguns jovens em casa, criou uma família com a colaboração da sua própria mãe, a Mamãe Margarida, com quem passou a compartilhar o governo da casa.

8 DOM BOSCO: nosso fundador Logo convenceu-se da necessidade dos religiosos consagrados. Precisava de pessoas inteiramente disponíveis para dar continuidade ao seu projeto.

9 DOM BOSCO: nosso fundador Em 1859, fundou, juntamente com alguns dos seus meninos, a Sociedade São Francisco de Sales – os Salesianos.

10 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco No tempo de Dom Bosco, os oratórios já existiam, e os jovens padres se empenham neles com o objetivo principal e urgente de reaproximar as massas populares das práticas sacramentais e das grandes devoções.

11 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Nesse contexto, Dom Bosco aparece. Vive uma típica experiência pastoral no seu primeiro Oratório que, em pouco tempo, tornou-se modelo para todos os futuros oratórios salesianos.

12 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco No Oratório Salesiano, os jovens e, em especial, os órfãos e os mais pobres encontram uma nova oportunidade para se tornarem bons cristãos e honestos cidadãos.

13 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O grande segredo educativo do Oratório Salesiano é oferecer aos jovens um ambiente que não desiluda suas profundas aspirações e necessidades vitais de espaço, alegria, liberdade, futuro.

14 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O Oratório Salesiano quer ser para a juventude casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio onde os amigos se encontram e vivem com alegria.

15 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Dom Bosco acreditava que a educação e a evangelização da juventude só seriam possíveis através do SISTEMA PREVENTIVO e do tripé educativo RAZÃO, RELIGIÃO E AMABILIDADE.

16 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco O Sistema Preventivo, mais do que uma maneira de educar e de se fazer amigo do jovem, é para o educador, uma espiritualidade.

17 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Essa espiritualidade implica: conhecer os educandos, estar no meio deles, amá-los a ponto que se sintam amados, fazer-se próximo deles, gostar do que eles gostam.

18 ORATÓRIO: A pedagogia de Dom Bosco Presença, proximidade, familiaridade, otimismo e alegria identificam uma nova maneira de ser religioso e padre.

19 SALESIANOS: um vasto movimento Hoje os Salesianos estão presentes em 132 países, em todos os continentes. Os religiosos professos e noviços somam quase 17 mil.

20 SALESIANOS: um vasto movimento Da Educação Infantil aos cursos de graduação, educadores fazem do Sistema Preventivo de Dom Bosco uma filosofia que educa o aluno para a vida e forma profissionais e cidadãos aptos a enfrentarem os desafios do competitivo mercado de trabalho. ESCOLAS E FACULDADES

21 SALESIANOS: um vasto movimento Nos oratórios festivos e nos centros juvenis, crianças e adolescentes participam de programas que mesclam atividades recreativas, esportivas, profissionalizantes e religiosas, promovendo a valorização humana e cristã de milhares de crianças e jovens. OBRAS SOCIAIS, ORATÓRIOS E CENTROS JUVENIS

22 SALESIANOS: um vasto movimento Não basta apenas ter um documento que determine os direitos da criança e do adolescente. É preciso que esses direitos sejam exercidos. Esse é o papel dos centros de defesa da criança e do adolescente: oferecer e, ao mesmo tempo, lutar pela conquista desses direitos. PASTORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

23 SALESIANOS: um vasto movimento Os Salesianos, fiéis a Dom Bosco, o grande educador/comunicador do século XIX, têm presença marcante no campo da comunicação. Os jovens vivem na era da pós-modernidade, no mundo da informática e da comunicação, onde a lógica passa de discursiva a visual. COMUNICAÇÃO SOCIAL

24 SALESIANOS: um vasto movimento As linguagens impressa, radiofônica, televisiva e informática preenchem o imaginário do jovem. Para nós, comunicação/educação e evangelização são palavras de ordem e, por isso, atuamos nas editoras, na área de videocomunicação, rádios e televisões. COMUNICAÇÃO SOCIAL

25 SALESIANOS: um vasto movimento Nós acreditamos na força transformadora do jovem e no seu protagonismo. Os Salesianos estão sempre no meio juvenil atuando com os jovens na salvação da juventude. A pastoral da juventude procura trabalhar transformando-se num ponto de encontro de jovens que querem ser liderança ativa em escolas, oratórios, paróquias e obras sociais salesianas. PASTORAL DA JUVENTUDE

26 SALESIANOS: um vasto movimento Nós acreditamos na força transformadora do jovem e no seu protagonismo. Os Salesianos estão sempre no meio juvenil atuando com os jovens na salvação da juventude. A pastoral da juventude procura trabalhar transformando-se num ponto de encontro de jovens que querem ser liderança ativa em escolas, oratórios, paróquias e obras sociais salesianas. PASTORAL DA JUVENTUDE

27 SALESIANOS: um vasto movimento As paróquias que estão sob responsabilidade dos Salesianos demonstram, em todas as suas atividades, o carisma de Dom Bosco. Além de estimular a participação da comunidade, os religiosos incentivam a atuação de diversas pastorais. PARÓQUIAS

28 SALESIANOS: um vasto movimento A Congregação Salesiana nasceu com um simples catecismo. Desde pequeno, Joãozinho Bosco reunia seus amigos para, em troca de malabarismos e números de mágica, falar-lhes de Deus. A nossa vocação catequética é, portanto, carismática. Hoje, com um modo diferenciado de falar aos jovens, os salesianos trabalham para uma catequese permanente, em que evangelizar também é educar. EVANGELIZAÇÃO E CATEQUESE


Carregar ppt "SALESIANOS: um vasto movimento a serviço da juventude."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google