A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais"— Transcrição da apresentação:

1 Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais
Dr. André Brooking Negrão Programa permanente de reflexão sobre temáticas atuais Colégio Santa Cruz

2 Uso na vida de drogas psicotrópicas - V Levantamento Nacional sobre o consumo de Drogas Psicotrópicas –Ensino Fundamental e Médio Ensino fundamental, 6/7 anos Médio, 17 anos. Confluência de pedido dos pais e a escola sensível a estes pedidos. Pedido parte de um constatações individuais de problemas. O médico, o pesquisador vão quantificar estas percepções. As informações são essenciais mas dizem respeito ao que ocorre no grupo, nosso drama como pais e educadores é saber o que fazer no caso de pequenos grupos e mais ainda no individual. Minha parte na palestra é acrescentar dados a respeito do grupo como um todo para o debate sobre as medidas individuais. Temos no Brasil um organismo que se dedica a quantificar a extensão do uso de drogas nas escolas, isto ocorre em ondas, isto foi feito em 1987, 1989, 1993, 1997, São perguntas simples que mostram padrões de uso em crianças e adolescentes. Detalhes do grafico. Padroes de uso de álcool, na vida. Uso pesado, mais de 3x na semana com prejuízos academicos evidentes. Alguns fatos e algumas interpretações. 70% de uso é bastante alto se pensarmos que estamos falando de crianças a partir dos 6 anos e adolescentes menores que 17 anos. Por outro lado, 7% destes é que terão problemas muitos evidentes e muito precocemente.

3 Idade em que Iniciou o Uso - V Levantamento Nacional sobre o consumo de Drogas Psicotrópicas –Ensino Fundamental e Médio Mais um slide sobre o mesmo levantamento nas nossas escolas. A pergunta aqui foi sobre o início do uso de cada uma das substâncias. O álcool surge como a mais precoce. Isto é um fato. Uma interpretação é do quanto o álcool é uma porta para a experimentação e uso das drogas, vamos dizer mais fortes e tb as ilícitas.

4 Temas Adolescência Álcool Pais e Mães O que podemos fazer?

5 ADOLESCÊNCIA Transição, modificações crescentes, amadurecimento.
Paradigma, a criança não tem o controle, ele é exercido pelos pais, o adolescente vai ter que ter este controle, parcialmente exercido pelos pais e, de modo incipiente, pelas regras sociais. Necessidades de atender e resistir as influencias parentais. Na criança, mais o atender. No adolescente, o resistir, é a preparação para a autonomia da vida adulta. O que nós queremos dos nosso filhos e sabemos o quão importante isto será é o amadurecimento da pessoa que passará a ter uma identidade propria para si e para o mundo. ADOLESCÊNCIA

6 Um cérebro em formação Imaturo Amadurecido Impulsividade
Busca de sensações experimentações Comportamentos de risco Acidentes de carro Sub-cortical Flexibilidade cognitiva Resistência a interferência Controle inibitório Tomada de Decisões Cortex Pré-Frontal Onde chegar nesta identidade própria? (quadro da direita) O que esta no caminho (quadro da esquerda). Flexibilidade Cognitiva Programação Motora Resistência à interferência Auto-regulação Controle Inibitório Tomada de Decisões

7 Amadurecimento Cerebral
In calm situations, teenagers can rationalize almost as well as adults. But stress can hijack what Ron Dahl, a pediatrician and child psychiatric researcher at the University of Pittsburgh Medical Center calls "hot cognition" and decision-making. The frontal lobes help put the brakes on a desire for thrills and taking risk -- a building block of adolescence; but, they're also one of the last areas of the brain to develop fully. Although scientists don't know yet what accounts for the observed changes, they may parallel a pruning process that occurs early in life that appears to follow the principle of "use-it-or-lose-it:" neural connections, or synapses, that get exercised are retained, while those that don't are lost. Amadurecimento Cerebral

8 Constituição Geral e Individual
RISCO PROTEÇÃO Comportamento Agressivo Baixo rendimento Doenças Psi Genética Eles ouvem: consistência e autoridade Desapontar a expectativa Enaltecer a competência Ambiente permissivo, tocando no ponto. Por exemplo, beber em casa. Numa situação única e apropriada, pais bebem sem problemas e regras muito definidas. Oferta facil, permissão de beber permissivamente escala uso e problemas. Research suggests that only 19 percent of teens feel that parents should have a say in the music they listen to, and 26 percent believe their parents should influence what clothing they wear. However, the majority—around 80 percent—feel that parents should have a say in whether they drink alcohol. Those who do not think that parents have authority over these issues are four times more likely than other teens to drink alcohol and three times more likely to have plans to drink if they have not already started (Jackson, 2002).

9 Alcool é uma das substancias psicoativas que a sociedade faz uso para alterar o funcionamento do cerebro, como o café, o chá, a nicotina. Ou seja, são químicas que modulam, aceleram, lentificam, relaxam, desinibem o comportamento Álcool

10 A droga produz muito prazer ao cérebro
O que há em comum para qualquer droga de abuso, o prazer. O alcool pode acalmar e desinibir, a nicotina dá uma estado de alerta leve, o café estimula mas, todas, todas tem algo quimicamente em comum, todas elas geram graus variados de prazer. DROGA

11 Mais prazer até do que aqueles ligados à sobrevivência como se alimentar e namorar
No caso extremo, vemos os dependentes de crack nas nossas ruas, abandonam tudo. Num caso nas midias agora, uma pessoa como o Socrates, o jogador, médico, reconhecido, engajado socialmente, gravemente doente, não parou o uso de alcool.

12 Neurobiologia Onde agem as tais drogas psicoativas? Cada região do cerebro cumpre a sua função, é o centro organizador da nossa vida biológica. Aqui vemos um desenho esquemático, um cerebro partido ao meio, os olhos estão para cá, a nuca deste lado. Existe uma região que nos dia o que foi bom, o que vale a pena ser repetido, seja a nossa primeira refeição na vida, o leite, seja, daí em diante, todas as fontes de gratifcações para as quais vamos nos empenhar: os primeiros sucesssos na profissão, nas conquistas romanticas, na gratificação nos olhar feliz dos filhos, no sucesso da vida deles, as férias que queremos repetir, etc.

13 Mais tem detalhe, chamamos este circuito, este caminho como o sistema de recompensa, mais uma vez, a parte do cerebro que me dá a sensação subjetiva de que algo foi bom e dois, que devo me organizar para fazer o que tiver ao alcance para repetir tal experiencia. Há mais no que sabemos hoje, uma quimica cerebral, o neurotransmissor responsavel por esta informação se chama dopamina. Não é a toa que o sistema de recompensa em intima conexão com aquele região que mencionei anteriormente, o lobo ou região pre-frontal, onde se dá o organização, planejamento e execução dos nossos atos.

14 Indo para um nivel de mais detalhe, todas as drogas de abuso mexem nesta região, mexem no sentido de fazer com que o meu planejador cerebral obtenha doses frequentes e repetidas daquele prazer. Mexem no sentido de aumentar a liberação de dopamina. O alcool, por suas propriedades químicas, dá este prazer e mais, como ele desinibe o freio, ele tira de linha o freio cerebral digamos assim. O resultado é a facilitação do consumo progressivo.

15 Os Fatos Adolescentes Álcool Maturação Sináptica Impulsividade
Adictivo  Global de DQ Grupo de Risco   impulsividade Rendimento Escolar Evasão Desvio de Conduta DUI Outras DQs Não há dúvida, devemos como pais e educadores prevenir o uso também adotar medidas para postergar este uso. Nos proximos dois slides vou procurar indicar os caminhos possiveis mas, antes, vou falar um pouco de nós, pais e maes.

16 PAIS E MÃES

17 Estilos de ´Parentagem`
Tipo Posturas Autoritário Permissivo Negligente Com Autoridade  controle/disciplina;  contato afetivo e retorno;  controle/disciplina; afetuoso e responsivo;  controle/disciplina e  contato afetivo e retorno;  controle/disciplina e afetuoso e responsivo Independentemente se for o uso de alcool ou outros comportamentos, os estilos em casa são determinantes: Authoritarian parents typically exert high control and discipline with low warmth and responsiveness. For example, they respond to bad grades with punishment but let good grades go unnoticed. Permissive parents typically exert low control and discipline with high warmth and responsiveness. For example, they deem any grades at all acceptable and fail to correct behavior that may lead to bad grades. Neglectful parents exert low control and discipline as well as low warmth and responsiveness. For example, they show no interest at all in a child’s school performance. Authoritative parents exert high control and discipline along with high warmth and responsiveness. For example, they offer praise for good grades and use thoughtful discipline and guidance to help improve low grades. (Baumrind, 1978) Crianças criadas por pais que exercem o estilo com autoridade aprendem estrategias tanto para resolver problemas como para expressar-se emocionalmente, algo que os protege das disfunções que antecedem o uso de alcool.(Patock-Peckham and Morgan-Lopez, 2007). Este estilo, que combina, apoio e autoridade promove decisões sadias de como se portar diante do alcool e outras questões do desenvolvimento. (Steinberg et al., 1992).

18 O que podemos fazer? Adolescente Em casa Informação
Promover a competência Ação Precoce no Comportamento/Grupo de Risco Fale precocemente suas expectativas Postura Clara e consistente Comunicar-se e vigilância junto as outras casas Pró-ativos na comunidade Vou procurar me ater ás iniciativas que foram testadas de modo empírico, ou seja, que funcionaram na avaliação da média das intervenções. Fale precocemente e claramente, as crianças tendem a seguir as expectativas expressas dos pais. Adolescents do feel that parents should have a say in decisions about drinking, and they maintain this deference to parental authority as long as they perceive the message to be legitimate; consistency is central to legitimacy

19 Agradecimentos e Link Lay-out, cartoon: Milton Rodrigues Alves
Arquivo: GREA – USP, NIH OBID


Carregar ppt "Adolescentes e álcool, desafio para jovens e pais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google