A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Essa é a história de Carlos, um garoto de 22 anos. Ele ingressou no curso de Direito aos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Essa é a história de Carlos, um garoto de 22 anos. Ele ingressou no curso de Direito aos."— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Essa é a história de Carlos, um garoto de 22 anos. Ele ingressou no curso de Direito aos 18 e, desde o início, demonstrou habilidade e uma vontade enorme de se enveredar na área jurídica. Durante o primeiro ano de faculdade, alcançou excelente aproveitamento, conquistando o afeto e a admiração da maioria dos professores do curso. Foi a partir do segundo ano que as coisas começaram a se complicar. Carlos e seus amigos passaram a se encontrar diariamente antes das aulas em um dos bares próximos à faculdade e, sem que percebessem, esses encontros que no início funcionavam apenas como diversão e socialização passaram a fazer parte de sua rotina.

2 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica O que antes parecia algo natural para qualquer adolescente (beber, conversar e até passar mal no dia seguinte por ter bebido além da conta) se transformou em um hábito impossível de ser deixado, e a tolerância de Carlos à bebida foi ficando cada dia maior. Ele passou a ter de ingerir quantidades cada vez maiores de álcool para sentir as mesmas sensações prazerosas do início. Assim, enquanto seus amigos foram gradativamente deixando de comparecer aos gostosos encontros, Carlos, ao contrário, passou a necessitar daquelas doses antes e depois das aulas e, com o tempo, começaram as dificuldades.

3 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica As sensações de euforia, liberdade e coragem que antes motivavam a ingestão de bebidas desapareceram, restando apenas a tristeza, a depressão e a sensação de não poder mais fazer parte do seu antigo mundo. Suas notas baixaram, ele deixou de comparecer às aulas e sua vontade de crescer e desenvolver seus projetos foi substituída por uma apatia. Hoje, três anos depois, a turma de Carlos está para se formar. Ele, porém, não vai participar da festa. Magro, abatido e com problemas no fígado, está atrasado e desmotivado.

4 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica O que podemos tirar de lição desse relato verídico? Possivelmente, que a melhor maneira para se fazer do álcool um inimigo é conhecer seus efeitos e os próprios limites em relação a seu uso.

5 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Acredita-se que a bebida alcoólica teve origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico quando houve a aparição da agricultura e a invenção da cerâmica. A partir de um processo de fermentação natural ocorrido há aproximadamente anos o ser humano passou a consumir e a atribuir diferentes significados ao uso do álcool. Os celtas, gregos, romanos, egípcios e babilônios registraram de alguma forma o consumo e a produção de bebidas alcoólicas. Quando tudo começou

6 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Após a ingestão, o álcool é absorvido inalterado pelo estômago e intestino. O álcool é então distribuído para todos os tecidos e líquidos do corpo na proporção direta ao nível sangüíneo. Menos de 10% do álcool absorvido são excretados de forma inalterada na urina, suor e respiração. A quantidade exalada tem relação direta com o nível sanguíneo e forma base para o teste da respiração (Bafômetro) empregado pelas agências policiais. Metabolismo

7 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Grande parte do álcool no sangue é metabolizado no fígado através de uma via principal e duas acessórias. O etanol (nome do álcool) é primeiramente convertido em acetaldeído e subseqüentemente oxidado a acetato. Um homem de tamanho médio metabólica cerca de 9,0g de álcool por hora a despeito do teor sanguíneo. Metabolismo

8 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Visão dupla e desfocada Exemplos dos efeitos

9 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Confusão e dificuldade de raciocinar Exemplos dos efeitos

10 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Acidentes sem vítimas ou... Exemplos dos efeitos

11 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica PAÍS Idade Mínima Permitida para Consumo de Álcool Idade Mínima Permitida para Compra de Álcool Argentina18 anos- Brasil-18 anos Bolívia-18 anos Colômbia18 anos México18 anos Uruguai-18 anos Estados Unidos21 Espanha16 anos A maioria dos países apresenta leis restringindo tanto quem pode consumir quanto quem pode vender álcool. Os estudos mostram que quanto menor o acesso às bebidas alcoólicas, menor será o consumo e os problemas relacionados ao uso dessa substância.

12 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica

13 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica

14 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada. O que é alcoolismo?

15 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica O conceito de dependência envolve os seguintes critérios: 1. Desejo intenso ou compulsão para ingerir bebidas alcoólicas. 2. Necessidade de doses crescentes de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância. 3. Abstinência: síndrome típica e de duração limitada que ocorre quando o uso do álcool é interrompido ou reduzido drasticamente. 4. Desejo de reduzir ou controlar o consumo do álcool com repetidos insucessos. Dependência

16 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica As recomendações atuais para tratamento do alcoolismo, envolvem duas etapas: a) Desintoxicação - Geralmente realizada por alguns dias sob supervisão médica, permite combater os efeitos agudos da retirada do álcool. Dados os altíssimos índices de recaídas, no entanto, o alcoolismo não é doença a ser tratada exclusivamente no âmbito da medicina convencional. Tratamento

17 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica b) Reabilitação - Alcoólicos anônimos - Depois de controlados os sintomas agudos da crise de abstinência, os pacientes devem ser encaminhados para programas de reabilitação, cujo objetivo é ajudá-los a viver sem álcool na circulação sangüínea. Tratamento

18 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Mas o álcool também pode... ser usado como combustível É um produto renovável e limpo que contribui para a redução do efeito estufa e diminui substancialmente a poluição do ar, minimizando os seus impactos na saúde pública. No Brasil, o uso intenso do álcool restringe a emissão de poluentes da crescente frota de veículos, principalmente de monóxido de carbono, óxidos de enxofre, compostos orgânicos tóxicos como o benzeno e compostos de chumbo.

19 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Mas o álcool também pode... ser usado como microbicida O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os germes mais freqüentemente envolvidos nestas infecções, sendo imprescindível na realização de ações simples de prevenção como a anti-sepsia das mãos, a desinfecção do ambiente e de artigos médico-hospitalares. Além disto, é adquirido com baixo custo, possui fácil aplicabilidade e toxicidade reduzida.

20 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica não-alcoólico alcoólica O vinho tinto não-alcoólico confere mais benefícios duradouros que a versão alcoólica, relatam investigadores da University of California. não-alcoólico alcoólica Os resultados sugerem que o vinho tinto não-alcoólico é capaz de contribuir muito mais para a saúde cardiovascular que a versão alcoólica. Entretanto, em excesso, o vinho, como qualquer outra bebida alcoólica, promove os efeitos maléficos descritos anteriormente. Não se engane.


Carregar ppt "Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Bebida alcoólica Essa é a história de Carlos, um garoto de 22 anos. Ele ingressou no curso de Direito aos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google