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Relações públicas: Responsabilidades de todo rotariano.

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Apresentação em tema: "Relações públicas: Responsabilidades de todo rotariano."— Transcrição da apresentação:

1 Relações públicas: Responsabilidades de todo rotariano

2 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A importância da Comissão de Relações Públicas no P.L.C. (Plano de Liderança de Clubes) A Contribuição da Comissão de Relações Públicas para o Clube; A responsabilidade da Comissão R.P. As atividades que atraem a atenção da mídia Os canais de divulgação que podem ser usados pela Comissão R.P. Onde buscar Informações, Recursos e treinamento para a Equipe de R.P. Sugestão de planejamento para a Comissão de Relações Públicas. Discussão. Agenda

3 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A importância da Comissão de Relações Públicas no P.L.C. (Plano de Liderança de Clubes)

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7 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A Contribuição da Comissão de Relações Públicas para o Clube

8 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A importância da Comissão de Relações Públicas para um Clube eficaz Clube eficaz: quadro social Retém e desenvolve o quadro social; projetos Realiza projetos; Fundação Rotária Contribui com a Fundação Rotária; Lideres Forma Lideres. Relações Públicas é ingrediente para: Quadro Social: Na motivação e orgulho de ser rotariano dos atuais sócios; Para despertar interesse pelas maravilhas da instituição e do clube por não rotarianos. Projetos: Na divulgação dos projetos do clube; Fundação Rotária Clube acreditado na comunidade e motivado internamente tem a fonte para angariar recursos através de promoções. Lideres Divulgar a liderança do clube na comunidade, valorizar e motivar os sócios

9 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Relações públicas eficazes ajudam o clube a: Recrutar novos sócios e voluntários Manter os sócios atuais ao tomarem consciência da significância de seus esforços Aumentar a visibilidade do clube na comunidade e o potencial de prestação de serviços Benefícios das relações públicas

10 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A responsabilidade da Comissão de Relações Públicas

11 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Responsabilidades da comissão de relações públicas Apresentar ao público em geral informações sobre o clube, o Rotary, sua história, objetivos e realizações, especialmente durante o mês da conscientização Rotária – em janeiro. Trabalhar junto a mídia para assegurar suficiente publicidade para atividades do clube Colaborar com comissões do clube que conduzem atividades de prestação de serviços visando promover projetos bem sucedidos do clube junto a mídia local Elaborar e atualizar lista de pessoas de contato da mídia local Responder pronta e precisamente às perguntas da mídia sobre as atividades do clube Informar o presidente do clube sobre assuntos ligados a relações públicas Comunicar-se com organizações e líderes da comunidade Informar a comissão distrital da relações públicas sobre projetos do clube que possam gerar interesse além do âmbito local Colaborar com a comissão da revista para manter o RI informado sobre projetos significativos pelo clube

12 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Colaboração com lideres do clube Embora a comissão de relações públicas seja responsável pela coordenação das atividades do clube nesta área, líderes e comissões podem desempenhar papel importante na projeção de uma imagem positiva do Rotary. Outras comissões que apóiam as relações públicas do clube incluem: Comissão do D.Q.S – que pode ajudar a recrutar profissionais da mídia para o clube Comissão de informação rotária - que pode contribuir para que todos os sócios tenham conhecimento sobre o Rotary e o clube Comissão da revista, que pode prover a revista Brasil Rotário, a mídia local ou outras entidades da comunidade Comissões relacionadas à prestação de serviços, que estejam desenvolvendo atividades de interesse da mídia.

13 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas As atividades que atraem a atenção da mídia

14 Atividades que atraem atenção da mídia Projetos de prestação de serviços que atendem a determinada necessidade da comunidade ou dão destaque a eventos noticiosos maiores Projeto internacional de prestação de serviços apoiado pelo clube Projetos que envolvam a juventude local Relato de um bolsista ou integrante de equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudos sobre a vida em outra cultura Matérias com forte elemento visual

15 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Outras atividades que atraem a atenção da mídia Atividades no calendário Rotário; Projetos em parceria com a comunidade; Projetos em parceria com empresas; Projetos em parceria com instituições, ONGS ou poder público. Homenagens e Certificações para não rotarianos

16 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Os canais de divulgação que podem ser usados pela Comissão de Relações Públicas

17 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Canais de divulgação na Comunidade Mídia local Jornais, rádios e tv (caderno cidades, noticias ou utilidades pública) Outros canais de divulgação na Comunidade Out doors, panfletos, carros de som, cartazes, faixas, carros de som, cultos religiosos Boletim do clube Inserção da roda denteada, placas e celebração de projetos do clube em Escolas, entidades e locais públicos Marco Rotário CRIATIVIDADE Ações que divulgam o clube na comunidade Envolvimento e participação de lideres comunitários nos projetos do Clube Parceria com entidades, organizações e empresas em projetos do clube Identificar lideres, formadores de opinião e membros da mídia local para Palestrar, participar de reuniões e eventos oficiais do clube Participação em outras organizações e eventos social e comunitários

18 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Outros canais de divulgação na Comunidade Contato pessoal e profissional (Boca & Boca) Fomentar e motivar todos os sócios do clube, através de palestras internas e informações da responsabilidade de todo rotariano promover o bom trabalho do Rotary por meio de: Uso diário do distintivo na lapela Compreensão e discussão do além dos programas e atividades da entidade Divulgação dos trabalhos e projetos do clube e do R.I para não rotarianos Colocar a revista Brasil Rotário em locais de acesso de não rotarianos (consultórios, lojas, empresas, etc) Informar a não rotarianos fontes de informações sobre o Rotary que são os sites do Distrito Rotary International Brazil Office e R.I. (Português)www.rotary4480.com.brwww.rotary.com.brwww.rotary.org Identificar os Pontos Fortes e Fracos do clube Realçar os pontos fortes na comunidade

19 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Canais de divulgação no R.I Revista Brasil Rotário Cooperativa Editora Brasil Rotário Av Rio Branco, º Andar Cep – Rio de Janeiro RJ Fone: Distrito 4480 e R.I Site do Distrito Carta mensal Grupos de Boletim do clube Participação e relacionamento do clube no Distrito e no R.I Comissão Distrital de Relações Públicas Escritório Permanente da Governadoria

20 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Onde buscar Informações, Recursos e Treinamento para a Equipe de Relações Públicas

21 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Treinamento de relações públicas Relações Públicas Eficazes: Guia para Rotary Clubs (257-PO) Relações Públicas Eficazes: Guia para Rotary Clubs Relações Públicas: como Tirar o Máximo Proveito (269-PO), vídeo Relações Públicas: como Tirar o Máximo Proveito PR Tips, boletim eletrônico quinzenal PR Tips Ferramentas de divulgação Kit Promocional do Centenário (602-PO) Kit Promocional do Centenário Folhas de Dados sobre o Rotary (267-PO) Folhas de Dados sobre o Rotary núncios de utilidade pública (impresso, vídeo e para rádio) Isto É Rotary (001-PO) Isto É Rotary Recursos do RI Rotary International oferece materiais de treinamento de relações públicas e de divulgação para promover a entidade, entre eles:

22 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Rotary International oferece anúncios de utilidade pública impressos ou em vídeo para promover o trabalho do Rotary e da Fundação Rotária. Os anúncios mostram quem são os beneficiados pelos projetos de prestação de serviços de clube, além de constituir recurso extremamente útil para recrutamento de novos sócios. Anúncios de utilidade pública

23 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas A seção Effective Public Relations no site do RI oferece: PR Tips, boletim quinzenal Folha de dados do RI Modelos de Releases que podem ser adaptados Principais mensagens do Rotary Informações sobre prêmios por excelência no trabalho de relações públicas Site do RI

24 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Recursos Recursos disponíveis do no site RI: Downloads para relações públicas Rotary graphics and photographs Material do Centenário Rotary News Basket E-Learning Center do Rotary E-Learning Center do Rotary Outros recursos: Material disponibilizado pelo Comissão Distrital de Relações Públicas Manuais de posse dos Presidentes do Clube: Manual das Comissões de Clube – Capítulo 6 Relações Públicas (paginas 87 a 96) Manual do Presidente do Clube – Capítulo 8 Relações Públicas (paginas 75 a 80)

25 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Equipe Distrital de Relações Públicas Presidente Paulo Sérgio Vasconcellos dos Santos / Sueli RC. Olímpia Rua Miguel Spinelli, 7 – Jd Álvaro Britto Olímpia – SP Fone Com / Res / Cel e Josielen Aparecida de Amorim RC Olímpia Integração Alameda das Orquídeas, 125 – Edifício Alamanda Olímpia – SP Fone Com / Res / Cel

26 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Equipe Distrital de Relações Públicas Sérgio Luis Vaz Gama / Maria Celina RC Olímpia Praça Rui Barbosa, 11 – Centro - Edifício Olímpia Olímpia – SP Fone Res / Cel Roberto Serroni Perosa Rotaract Club de São José do Rio Preto Palácio das Águas Rua Marechal Deodoro, 3131 cj. 54 – Centro São José do Rio Preto – SP Fone Com / Res / Cel

27 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Sugestão de Planejamento para a Comissão de Relações Públicas

28 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Planejamento Diagnosticar Planejar Agir Controlar Organiza a forma de pensar, foca e prioriza nossas ações e orienta para obter resultados.

29 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Diagnosticar

30 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Quais são os motivos que levam os sócios do meu clube a ser um Rotariano? Interesse Profissional Interesse Social Interesses Pessoais Vaidades, Intercâmbios, Relacionamento, Projeção pessoal, etc Entretenimento, lazer, alegria, amizade, etc Apoio e prestação de serviços; à comunidade, ao próximo, ao pais e aos povos do mundo inteiro Valores moral, ética, respeito, aprendizado,etc PROPULSOR DISTO: Companheirismo INFORMAÇÃO / COMUNICAÇÃO INFORMAÇÃO / COMUNICAÇÃO Analisar o estilo do clube

31 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Fatores chaves de sucesso dos clubes no relacionamento com a comunidade Fatores Positivos Sócio bem informado; Sócio motivado; Alta freqüência nas reuniões ordinárias; Companheirismo; Realização de Projetos; Harmonia e tolerância; Conjuges compartilham das ações do clube; Parcerias com a Comunidade; Transparência, etc. Fatores Negativos Sócio mau informado; Sócios desmotivados; Baixa freqüência nas reuniões ordinárias; Má conduta de sócios; Disputas internas; Fofocas; Conjuges, contrário as atitudes do Clube; Vaidades pessoais; Interferências Políticas; Competição entre os clubes da mesma Cidade, etc. RADAR

32 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Analisar o nível de relacionamento do Clube No Clube Na Comunidade No Distrito No R. I. Como é o relacionamento entre os sócios do meu clube? Meu clube participa e tem destaque no Distrito 4480? Como a minha comunidade vê o meu clube? Como a comunidade vê os projetos do meu clube? Meu clube divulga os projetos e ações na revista Brasil Rotário?

33 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Planejar

34 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Fazer check list das ações a serem implementadas no ano rotário; Fazer check list das estratégias que serão adotadas para implementar as ações; Fazer cronograma com as datas de implementação; Definir com o resultado esperado (meta); Definir atribuições; IMPORTANTE: Dever ser participativo com o envolvimento e o comprometimento do Presidente, do Conselho Diretor e dos Sócios do Clube Planejar é:

35 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Agir

36 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Ter Liderança; Lidar com, credos, valores, barreiras culturais, resistências e adversidades; Nunca desistir; Ser desafiador; Querer; Acreditar; Não mudar o foco; Agir é:

37 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Controlar

38 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas Monitorar a implementação das ações; Monitorar o cumprimento do cronograma; Monitorar o alcance das metas e objetivos definidos; Mudar a rota se necessário. Controlar é:

39 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas ""Ao promover a compreensão, é essencial que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou –, Ao promover a compreensão, é essencial que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou não." – Paul Harris, fundador do Rotary

40 E-Learning Center do Rotary – Relações públicas ""Ao promover a compreensão, é essencial que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, sejam elas rotarianas ou –, DISCUSSÃO


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