A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento Básico Diretoria dos Aventureiros APS - 2014 Pr. Juvenildo Rego Associado do Ministério Jovem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento Básico Diretoria dos Aventureiros APS - 2014 Pr. Juvenildo Rego Associado do Ministério Jovem."— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento Básico Diretoria dos Aventureiros APS Pr. Juvenildo Rego Associado do Ministério Jovem

2 Programa oficial e Oficioso

3 Agora, você foi eleito(a) pela Comissão de sua Igreja como Diretor(a) ou membro da Diretoria do Clube de Aventureiros.

4 Agora você pode realizar os seus sonhos de um CLUBE IDEAL, certo?

5 Isso nem sempre é possível! Há um contraste entre o PROGRAMA IDEAL, e o PROGRAMA REAL.

6 PROGRAMA IDEAL = OFICIAL PROGRAMA REAL = OFICIOSO

7 Definição Oficioso adj. Que não tem caráter oficial, embora emane de fonte autorizada. Mentira oficiosa, a que se diz para prestar serviço a alguém, para causar-lhe prazer. Sinônimos de Oficioso: desinteressado, obsequioso e serviçal

8 Oficioso: aquele que acaba acontecendo nas reuniões e muitas vezes sem o devido planejamento e preparo.

9 O seu Clube está mais próximo de qual ponto? IDEAL OU REAL? Oficial ou Oficioso?

10 Quatro objetivos principais: 1.Diferenciar o programa ideal do real. 2. Definir os aspectos principais do programa oficial e oficioso. 3. Levantar os problemas que impedem a realização do programa oficial que é o ideal. 4. Buscar soluções que levem nossos Clubes ao Programa Ideal.

11 Programa Ideal: Ideal é o programa que foi pensado, planejado, registrado em manuais e preparado com auxílio de diversas pessoas. Portanto, o programa ideal refere-se ao Programa Oficial que envolve os princípios e os ideais do Clube de Aventureiros com a intenção de alcançar as metas e objetivos envolvidos.

12 Programa Real: É o programa que muitas vezes acontece de fato; que não foi imaginado, planejado e preparado. Que não é o ideal. Não efetivo. Não transformador. Não motivador. É aquele programa que, muitas e muitas vezes ocorre no dia a dia do Clube que foge do oficial, acaba sendo improvisado, sem preparo, sem gosto... oficioso.

13 Programa OFICIAL: É o programa anunciado, declarado, ordenado por uma autoridade constituída: Associação Geral Divisão Sul Americana União Central Brasileira Associação Paulista Sul Igreja Adventista do Sétimo Dia

14 Programa OFICIOSO É programa que embora não seja oficial mas provem ou esta apoiado em fontes oficiais: Diretor Diretoria do Clube Instrutores e Conselheiros

15 Programa Oficial: É ajudar os juvenis e adolescentes a compreenderem que Deus e Sua igreja se interessam por eles, os amam e apreciam.

16 Programa Oficial: Tornar a salvação pessoal de CADA AVENTUREIRO a prioridade número um do programa do Clube.

17 Exemplo de P. Oficioso: Começa a reunião do Clube e a meditação de 1987 é lida ou feita as pressas, sem atrativos, novidades ou reflexão. Oração mecânica, sem cânticos para não atrasar as atividades do dia. Oração geral e repetitiva... Classe bíblica, existe pois é um requisito, mas sem dinamismo e cada estudo, perguntas e respostas sempre igual. Os Conselheiros e Diretoria não tem tempo para as visitas aos aventureiros.

18 Programa Oficial: Edificar na vida do Clube de Aventureiros uma apreciação saudável e amor pela criação de Deus ao participarem de atividades ao ar livre: * Pesquisas das Especialidades * Acantonamentos * Passeios * Recreação

19 Programa Oficioso: Reuniões sempre na sala da igreja. Sair em meio a natureza causa muito transtorno, tem gasto. Acantonar? Nenhum pai abre a casa, dá muito trabalho, dá gasto, precisamos nos concentrar no Aventuri. Reuniões planejadas em espaços diferentes e em meio a natureza dá muito trabalho.

20 Programa Oficial: Animar os aventureiros a manterem a boa forma física: Recreação Alimentação Alegria/contentamento

21 Programa Oficioso: Planejar jogos e atividades físicas como parte da programação é perder tempo. Cumprir os Requisitos do Aventuri é prioridade. Para agradar os aventureiros e manter o ibope alto, montamos o cardápio das refeições e lanches como eles gostam (pizza, lasanhas, refris, doces, bombom, balas,etc).

22 Programa Oficial: A função mais importante do Clube de Aventureiros é a do Conselheiro, pois estará em íntimo contato com a mente e o coração de crianças e juvenis.

23 Programa Oficioso: Qualquer um pode assumir uma unidade. A secretária do Clube, além da secretaria, cuida da capelania e duas Unidades, qual o problema? Estamos com falta de conselheiros mesmo... Vamos anunciar no Boletim da Igreja que temos vagas para Conselheiros. O Clube monta as Unidades, convida os vizinhos antes de estruturar a Equipe de Conselheiros. Montar equipe antes pra quê? Vai que não aparece aventureiros...

24 Programa Oficioso: Nosso diretor(a) é super, resolve tudo sozinho. Cuida das finanças, das compras, das decisões a serem tomadas, ele sempre sabe o que fazer, dificilmente consulta a diretoria... Quando ele sair o Clube acabará... deixará saudades... Esse é o DIRETOR!

25 Problemas que impedem a realização do programa oficial: Falta de preparo da liderança do Clube que muitas vezes cai de paraquedas para dirigir os aventuireiros, sem experiência de clube. Síndrome de pobreza, achando sempre que o clube é pobrezinho, não tem condições financeiras, não tem apoio, não tem dinheiro, não conseguirá, se a igreja fosse rica... a aí sim eu faria alguma coisa da hora!

26 Problemas que impedem a realização do programa oficial: Não estudar, não ler os manuais, não buscar aprender e ouvir os que possuem maior vivência com o Clube, consultar os Regionais e o Campo. Falta de uma vida espiritual efetiva, sem comunhão com Deus, sem estudo da Bíblia, sem oração.

27 Falta de planejamento bem estruturado, Falta de considerar as metas possíveis, Falta de focar nos objetivos maiores, Falta de analisar as necessidades e realidades da Diretoria e dos aventureiros.

28 Soluções possíveis para que o Clube tenha um Programa Oficial: Educar os membros da Igreja a se interessarem pelas crianças e juvenis. Visitar os aventureiros e suas famílias. Planejar e preparar reuniões em outros espaços fora da Igreja.

29 Soluções possíveis para que o Clube seja Oficial: Promover e incentivar hábitos saudáveis aos aventureiros. Cumprir os requisitos das Classes preocupados com a qualidade e não com a pressa de acabar logo. É necessário estruturar o Clube primeiro depois convidamos os interessados.

30 Programa Oficial:

31 Programa Oficioso:


Carregar ppt "Treinamento Básico Diretoria dos Aventureiros APS - 2014 Pr. Juvenildo Rego Associado do Ministério Jovem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google