A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Avaliação de Riscos Climáticos Integração de riscos climáticos nos processos de desenvolvimento nacional (http://www.undp.org/climatechange/integrating_cc_risks.shtml)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Avaliação de Riscos Climáticos Integração de riscos climáticos nos processos de desenvolvimento nacional (http://www.undp.org/climatechange/integrating_cc_risks.shtml)"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Avaliação de Riscos Climáticos Integração de riscos climáticos nos processos de desenvolvimento nacional (http://www.undp.org/climatechange/integrating_cc_risks.shtml) Sessão 6 June 2010

2 Quality Standards Enquadramento Quality Standards Objectivos Modelo
Matriz

3 Avaliação de riscos climáticos
Usada para determinar a característica e dimensão do risco através de uma análise dos potenciais impactes causados pelas mudanças climáticas e avaliação das condições existentes de vulnerabilidade

4 Quality Standards foram utilizados em 5 países
Riscos climáticos Riscos de má adaptação Medidas de adaptação Oportunidades e sinergias Quality Standards é uma ferramenta usada para avaliar a integração das mudanças climáticas em projectos, estratégias e políticas Um passo importante para que projectos, estratégias e políticas sejam mais resilientes às mudanças climáticas Ainda em desenvolvimento Mencionar que las Normas seran revisadas con las experiencias de los 5 paises Dar ejemplo de las cuatro Normas: El proyecto quiere mejorar las condiciones socioeconómicas de un pueblo costero mediante un sistema de saneamiento de agua; Riesgo: inundaciones, aumento del nivel del mar, tormentas; Mala adaptación: Nos demos cuenta que la construcción del sistema de irrigación necesita la destrucción de manglares, lo que incrementara la vulnerabilidad de la comunidad; Medidas de adaptación: considerar una nueva ubicación para el sistema de saneamiento y promover la utilización del manglar de manera natural; (QUE MAS?) Oportunidades y sinergias: puede ser que existe un programa nacional y un proyecto de otro donante en la misma región…. sobre la reforestación de manglares o existe otra tecnología mas apropiada para el contexto.

5 RC R M MA O S Quality Standards Identificação de riscos climáticos ao programa ou projecto: Riscos de viabilidade e sustentabilidade do programa face às mudanças climáticas Identificação de riscos de má adaptação do programa ou projecto: Identificar e prevenir que o programa ou projecto aumente a sensibilidade às mudanças climáticas Identificação de oportunidades de adaptação Identificação e avaliação de potenciais medidas de adaptação: Intervenções que têm o potencial de adaptar o desenvolvimento às mudanças climáticas, assegurando a sustentabilidade das medidas, e evitando má adaptação.

6 Objectivos Para identificar riscos e oportunidades de adaptação às mudanças climáticas relevantes na programação de projectos, programas ou políticas existentes; De forma a integrar adaptação às mudanças climáticas em novos programas ou projectos como parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos mesmos.

7 Modelo conceptual Avaliação rápida de Programas e projectos
1. Avaliação rápida de Programas e projectos 2. Definição de âmbito de estudo (“scoping”) 3. Avaliação detalhada de risco 4. Identificação de medidas de adaptação

8 Exemplo usado no DECRP-II
Riscos Climáticos (QS1) Oportunidades de Adaptação (QS4) Sensibibilidade (4.1.1.) Actividade afectada por variabilidade climática? Pressupostos sobre condições ambientais futuras? Áreas indirectamente sensíveis? (ex governação) Viabilidade (4.4.1.) Presupõe a continuidade do clima actual? Necessita ser re-considerada ou re- estruturada? Pode ser feita “à prova do clima”? Perigos climáticos (4.1.2.) Quais os perigos existentes actualmente? Novos perigos previstos, e perigos de longo prazo Qual o grau de incerteza? Aumentar Capacidade Adaptiva e Redução da Vulnerabilidade (4.4.2.) Que alterações / intervenções? Integradas na actividade conforme planeada Conhecimento e sensibilização? Riscos para a actividade (4.1.3.) Quais os perigos mais relevantes para a actividade? Características do risco para a actividade, e como a vulnerabilidade poderá impactar? Riscos indirectos potenciais? (ex. desvio de atenção de outras áreas prioritárias) Riscos (4.1.4) e Prevenção da Má adaptation (4.4.3.) Medidas de adaptação fazem sentido na ausênica de MC? Medidas maximizam resultados e são as mais flexíveis? Potencial para criar “perdedores” e “vencedores”? Impactes negativos das próprias medidas de adaptação? Custos associados às medidas propostas (4.4.4) Priorização das medidas para implementação (4.4.5) Outras considerações (4.4.6), incluindo avaliação


Carregar ppt "Metodologia da Avaliação de Riscos Climáticos Integração de riscos climáticos nos processos de desenvolvimento nacional (http://www.undp.org/climatechange/integrating_cc_risks.shtml)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google