A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ADILSON REIS FILHO Seminário CBCE-MT 2005 A formação docente frente às discussões de reclassificação da área e da política de esporte 02,03 e 04 de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ADILSON REIS FILHO Seminário CBCE-MT 2005 A formação docente frente às discussões de reclassificação da área e da política de esporte 02,03 e 04 de."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ADILSON REIS FILHO Seminário CBCE-MT 2005 A formação docente frente às discussões de reclassificação da área e da política de esporte 02,03 e 04 de Dezembro de 2005 Tangará da Serra - MT

2 Prof.ADILSON REIS FILHO Aspectos relacionados a Atividade Física e Saúde de acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Educação Física da UNEMAT

3 Prof.ADILSON REIS FILHO INTRODUÇÃO Se olharmos atentamente ao nosso redor, poderemos ver que estamos cercados por dispositivos capazes de poupar trabalho e elaborados com a finalidade de tornar nossas vidas mais agradáveis. No entanto, esse progresso não ocorreu sem um certo custo. Por terem tornado nossas vidas mais seguras e mais confortáveis, nós eliminamos um ingrediente por demais importante para a boa saúde: a Atividade Física diária. Era tecnológica

4 Prof.ADILSON REIS FILHO

5

6 OBJETIVO O presente estudo teve como objetivo verificar com que freqüência os acadêmicos da disciplina Educação Física I, aplicada nos cursos de Ciências Contábeis (Juína); Administração (Campo Novo do Parecis) e dos acadêmicos do curso de Educação Física (Tangará da Serra), realizavam algum tipo de Atividade Física.

7 Prof.ADILSON REIS FILHO OBJETIVO O quanto o saber reflete no fazer?

8 Prof.ADILSON REIS FILHO

9 SEDENTARISMO

10 Prof.ADILSON REIS FILHO Ataques do coração mataram brasileiros ano passado, destes 35% tinham menos de 55 anos de idade. Estima-se que 2 milhões de pessoas tenham sofrido infarto em Os principais fatores de risco são: Hipertensão; Tabagismo; Colesterol alto; Parentes próximos com histórico de doença cardiovascular; Diabetes. Cada uma dessas condições aumenta em 20% as chances de um ataque cardíaco. Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

11 Prof.ADILSON REIS FILHO Qualquer movimento corporal promovido pela musculatura esquelética, que provoque um gasto energético acima dos níveis de repouso (NAHAS, 1999). Conceito de Atividade Física

12 Prof.ADILSON REIS FILHO

13 METODOLOGIA Este estudo caracterizou-se por uma pesquisa Quantitativa, do tipo de Campo ao qual permitiu coletar dados e inferir opiniões. Serviram como sujeitos para a presente pesquisa 140 (cento e quarenta) acadêmicos dos quais: (44) Ciências Contábeis, (49) Administração e (47) Educação Física, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 54 anos de idade. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário de avaliação para exercício segundo os critérios do American College of Sports Medicine".

14 Prof.ADILSON REIS FILHO Questionário de Avaliação para Exercício segundo os critérios do ACSM I Fatores de Risco (dois ou mais classificam o indivíduo na categoria de moderado risco). ___ 1. Algum dos seus pais ou irmãos teve ataque cardíaco, cirurgia de safena, angioplastia ou morte súbita (antes dos 55 anos para os homens e 65 anos para as mulheres)? ___ 2. Tem fumado cigarros nos últimos 6 meses? ___ 3. Sua pressão arterial usual é maior ou igual a 140/90 mmHg? Você toma medicamentos para pressão alta? ___ 4. O seu nível de LDL colesterol é maior que 130 mg/dL? Ou seu nível de colesterol total é maior que 200 mg/dLou o seu nível de colesterol HDL é menor que 35 mg/dL? ___ 5. O seu nível de glicose é maior ou igual a 110 mg/dL? ___ 6. O seu IMC é igual ou maior que 30 kg/m2? O perímetro da sua cintura é maior que 100 cm? ___ 7. Você realiza pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada a maioria dos dias da semana (ou equivalente)?

15 Prof.ADILSON REIS FILHO II Sintomas (um ou mais classifica o indivíduo na categoria de alto risco). ___ 1. Você alguma vez teve dor ou desconforto no peito ou áreas próximas? (isquemia) ___ 2. Você alguma vez sentiu tontura ou vertigem (não considerar após levantar- se rapidamente) ___ 3. Você sente dificuldade para respirar quando deitado ou dormindo? ___ 4. Seus tornozelos sempre estão inchados? (não considerar após longos períodos de pé) ___ 5. Você já teve palpitações ou períodos de aceleração da freqüência cardíaca sem motivo? ___ 6. Você sente dor nas pernas? (claudicação intermitente) ___ 7. O médico já lhe disse que você tem sopro? Está liberado para a prática de exercícios? ___ 8. Você sente fadiga ou dificuldade para respirar em atividades usuais?

16 Prof.ADILSON REIS FILHO III Outros. ___ 1. Quantos anos você tem? (homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 anos classificam como moderado risco) ___ 2. Você tem qualquer uma destas doenças: doença cardíaca, doença vascular periférica, doença vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, doença intersticial pulmonar, fibrose cística, diabetes melitus, desordens de tireóide, doença renal ou hepática? (qualquer uma destas doenças classifica o indivíduo como alto risco) ___ 3. Você tem qualquer problema ósseo ou articular como artrite ou uma lesão que pode piorar com o exercício? (o teste de exercício pode ser adiado ou modificado) ___ 4. Você está resfriado com gripe ou com qualquer outra infecção? (o teste de exercício deve ser adiado) ___ 5. Você está grávida? (o teste de exercício pode ser adiado ou modificado) ___ 6. Você tem qualquer outro problema que possa dificultar o exercício extenuante?

17 Prof.ADILSON REIS FILHO Interpretação BAIXO RISCO (< 45 anos homens e < 55 anos mulheres e não mais do que um fator de risco): podem realizar testes máximos e participar de programas de intensidade vigorosa. MODERADO RISCO (> 45 anos homens e > 55 anos mulheres ou dois ou mais fatores de risco): podem realizar testes sub-máximos e participar de programas de intensidade moderada. ALTO RISCO (um ou mais sintomas ou doença): não podem realizar teste sem a presença de um médico; não podem entrar em nenhum programa sem a autorização médica.

18 Prof.ADILSON REIS FILHO Você realiza pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada a maioria dos dias da semana (ou equivalente)?

19 Prof.ADILSON REIS FILHO RESULTADOS Os resultados encontrados confirmam os achados na literatura de que mesmo tendo conhecimento dos benefícios da atividade física para a saúde, a maior parte da população e, em especial a grande maioria dos nossos acadêmicos não realizam nenhum tipo de atividade física em suas horas livres.

20 Prof.ADILSON REIS FILHO CONCLUSÃO Apesar do conhecimento cada vez maior por parte do público acerca dos benefícios de atividade física para a saúde, de um aumento no número de instalações para aptidão disponíveis na comunidade, e de um aumento acentuado de equipamentos disponíveis para a utilização doméstica; nós não observamos um aumento de pessoas praticantes de atividades físicas no período de lazer, inclusive dos acadêmicos de Educação Física.


Carregar ppt "Prof.ADILSON REIS FILHO Seminário CBCE-MT 2005 A formação docente frente às discussões de reclassificação da área e da política de esporte 02,03 e 04 de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google