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Andressa Malcher Moraes Teixeira Maria de Nazaré de Mello e Silva Soares Marilice Prusch Fernandes Renata Ferreira Lima Carneiro.

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1 Andressa Malcher Moraes Teixeira Maria de Nazaré de Mello e Silva Soares Marilice Prusch Fernandes Renata Ferreira Lima Carneiro

2 E DWARD A. S UCHMAN – O AUTOR Investigador Científico ; Trabalhos e obras – década de 60; Objetivava melhorar os programas relacionados à prática; Estudos na área das Ciências Sociais referiam-se à saúde pública;

3 E DWARD A. S UCHMAN – O AUTOR Acreditava que o estudo ideal deveria coincidir com o modelo experimental clássico ; Distinguia entre avaliação e investigação avaliativa; Avaliação – processo de emitir juízo de valor.

4 A SPECTOS C ONCEITUAIS DA A VALIAÇÃO Considerava avaliação um processo científico; Método Científico = Objetividade e exatidão Investigação Básica Investigação Avaliativa

5 P ROPÓSITOS E P RINCÍPIOS DA A VALIAÇÃO Assumir os propósitos avaliativos expostos por Bigman(1961); Descrever os objetivos a serem alcançados; Determinar as ações de cada êxito e fracasso;

6 P ROPÓSITOS E P RINCÍPIOS DA A VALIAÇÃO Redefinir as medidas que serão utilizadas para alcançar os objetivos, assim como incluir as metas a partir da investigação. Esses propósitos, segundo Suchman, sugerem uma relação intrínseca entre o planejamento do programa e a avaliação;

7 O S V ALORES DO P ROCESSO A VALIATIVO É importante que em um estudo avaliativo esteja presente atividades cujo o objetivo tenha algum tipo de valor; Define valor como qualquer aspecto de uma situação, atividade ou objeto que tenha um interesse particular, como ser bom, mal, desejado, indesejado, dependendo do estilo.

8 T IPOS DE A VALIAÇÃO Avaliação última – refere-se a determinação do êxito global de um programa segundo os objetivos fixados; Investigação pré-avaliativa – Trata dos problemas intermediários que devem ser abordados antes da avaliação final; Avaliação a curto prazo – busca informações específicas acerca de procedimentos concretos em termos de utilidade imediata.

9 C ATEGORIAS DA A VALIAÇÃO Esforço – indica que está fazendo algo para solucionar o problema; Trabalho – os critérios nesta área valorizam mais os resultados do esforço do que o esforço em si; Trabalho Eficiente – Referem-se ao grau em que o trabalho se encontra, de acordo com os objetivos definidos;

10 C ATEGORIAS DA A VALIAÇÃO Eficiência – a avaliação nesta categoria parte da pergunta. Capacidade do indivíduo de organização e facilidade para produzir resultados ao trabalho realizado Processo – investiga explicações básicas acerca das razões que conduzem os resultados

11 Suchman aponta 4 dimensões para análise do processo: a)Os atributos do programa; b) As pessoas participantes; c) O contexto; d) Diferentes tipos de efeitos produzidos pelo programa.

12 O S A SPECTOS M ETODOLÓGICOS D A A VALIAÇÃO Suchman definiu claramente as diferenças existentes entre os objetivos e as faculdades investigativas; A investigação avaliativa (ênfase na utilidade, proporção e resultados); A avaliação investigativa utiliza uma variedade de planos investigativos – análise de dados

13 P RINCÍPIOS DA I NVESTIGAÇÃO A VALIATIVA 1) Um bom plano é aquele que resulta em ser mais apropriado para o propósito de estudo, não importa se científico ou não; 2) Todo plano investigativo representa um compromisso com muitas considerações práticas; 3) Um plano de investigação avaliativa é algo muito específico que deve ser seguido sem desvios.

14 R ELAÇÃO AVALIADOR / A DMINISTRADOR Esta deve ser comprometida com outros propósitos a partes para aperfeiçoamento do programa O avaliador deve valorizar os objetivos globais e encontrar solução se o relacionamento apresentar problemas; O administrador valoriza o resultado final e os objetivos a curto prazo; É importante combinar a avaliação interna e externa, visando um melhor resultado de ação.


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