Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÍsis Giraldo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Edward A. Suchman Método Científico da Avaliação
Andressa Malcher Moraes Teixeira Maria de Nazaré de Mello e Silva Soares Marilice Prusch Fernandes Renata Ferreira Lima Carneiro
2
Edward A. Suchman – O autor
Investigador Científico ; Trabalhos e obras – década de 60; Objetivava melhorar os programas relacionados à prática; Estudos na área das Ciências Sociais referiam-se à saúde pública;
3
Edward A. Suchman – O autor
Acreditava que o estudo ideal deveria coincidir com o modelo experimental clássico ; Distinguia entre avaliação e investigação avaliativa; Avaliação – processo de emitir juízo de valor.
4
Aspectos Conceituais da Avaliação
Considerava avaliação um processo científico; Método Científico Objetividade e exatidão = Investigação Avaliativa Investigação Básica ≠
5
Propósitos e Princípios da Avaliação
Assumir os propósitos avaliativos expostos por Bigman(1961); Descrever os objetivos a serem alcançados; Determinar as ações de cada êxito e fracasso;
6
Propósitos e Princípios da Avaliação
Redefinir as medidas que serão utilizadas para alcançar os objetivos, assim como incluir as metas a partir da investigação. Esses propósitos, segundo Suchman, sugerem uma relação intrínseca entre o planejamento do programa e a avaliação;
7
Os Valores do Processo Avaliativo
É importante que em um estudo avaliativo esteja presente atividades cujo o objetivo tenha algum tipo de valor; Define valor como qualquer aspecto de uma situação, atividade ou objeto que tenha um interesse particular, como ser bom, mal, desejado, indesejado, dependendo do estilo.
8
Tipos de Avaliação Avaliação última – refere-se a determinação do êxito global de um programa segundo os objetivos fixados; Investigação pré-avaliativa – Trata dos problemas intermediários que devem ser abordados antes da avaliação final; Avaliação a curto prazo – busca informações específicas acerca de procedimentos concretos em termos de utilidade imediata.
9
Categorias da Avaliação
Esforço – indica que está fazendo algo para solucionar o problema; Trabalho – os critérios nesta área valorizam mais os resultados do esforço do que o esforço em si; Trabalho Eficiente – Referem-se ao grau em que o trabalho se encontra, de acordo com os objetivos definidos;
10
Categorias da Avaliação
Eficiência – a avaliação nesta categoria parte da pergunta. Capacidade do indivíduo de organização e facilidade para produzir resultados ao trabalho realizado Processo – investiga explicações básicas acerca das razões que conduzem os resultados
11
Suchman aponta 4 dimensões para análise do processo:
Os atributos do programa; b) As pessoas participantes; c) O contexto; d) Diferentes tipos de efeitos produzidos pelo programa.
12
Os Aspectos Metodológicos Da Avaliação
Suchman definiu claramente as diferenças existentes entre os objetivos e as faculdades investigativas; A investigação avaliativa (ênfase na utilidade, proporção e resultados); A avaliação investigativa utiliza uma variedade de planos investigativos – análise de dados
13
Princípios da Investigação Avaliativa
Um bom plano é aquele que resulta em ser mais apropriado para o propósito de estudo, não importa se científico ou não; Todo plano investigativo representa um compromisso com muitas considerações práticas; Um plano de investigação avaliativa é algo muito específico que deve ser seguido sem desvios.
14
Relação avaliador/ Administrador
Esta deve ser comprometida com outros propósitos a partes para aperfeiçoamento do programa O avaliador deve valorizar os objetivos globais e encontrar solução se o relacionamento apresentar problemas; O administrador valoriza o resultado final e os objetivos a curto prazo; É importante combinar a avaliação interna e externa, visando um melhor resultado de ação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.