A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acústica: Sistema Auditivo Prof. Sílvio. O ouvido humano pode ser separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acústica: Sistema Auditivo Prof. Sílvio. O ouvido humano pode ser separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização."— Transcrição da apresentação:

1 Acústica: Sistema Auditivo Prof. Sílvio

2 O ouvido humano pode ser separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização. São elas: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

3 1. O ouvido externo Fazem parte do ouvido externo o pavilhão auricular e o ca nal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até o tímpano. É também no canal auditivo que se dá a produção de cera, que não é mais do que uma forma de este se manter húmido e limpo. Isto porque a cera ajuda a reter partículas de pó, sujidade e microorganismos.

4 É uma cavidade com ar, por detrás da membrana do tím pano (4), através da qual a energia das ondas sonoras é transmi tida, do ouvido externo até à janela oval na cóclea, esta já no ou vido interno. Essa transmissão de energia é efetuada através de três ossos minúsculos: 2. O ouvido médio A membrana timpânica é uma estrutura auto-regenerativa, sendo por isso capaz de corrigir um furo na sua estrutura. 1-Martelo;2-Bigorna; 3-Estribo; 4-Tímpano; 5-Janela redonda; 6-Trompa de Eustáquio (o martelo (1), a bigorna (2) e o estri bo (3)), que vibram, solidários com o tím pano. Estes três ossos (seis, se contarmos com os dois ouvidos) são os mais peque nos que podemos encontrar no corpo humano.

5 3. O ouvido interno É no ouvido interno que se encontra a parte mais importante do ouvido periférico. É ela a cóclea, em forma de caracol e responsável em gran de parte pela nossa capacidade em diferenciar e interpretar sons. 1- Canais Semicirculares; 2- Nervo Auditivo; 3- Membrana Basilar; 4-Cóclea De fato, desenrola-se na cóclea uma função com plexa de conversão de si nais, os sons nela recebi dos (do tipo mecânico) são transformados em impul sos elétricos que "cami nham" até ao cérebro pelo nervo auditivo, onde são depois decodificados e interpretados. A cóclea parece uma con cha do mar, sendo consti tuída por um "tubo" ósseo enrolado sobre si próprio, com as dimensões aproxi madas de uma ervilha.

6 A AUDIÇÃO HUMANA O som é propaga por ondas de compressão e descompressão alternadas do ar, e atinge o tímpano.

7 Esse processo repete-se continuamente até que a onda final mente alcança a orelha, que é um órgão altamente sensível, capaz de captar e interpretar sons em um amplo intervalo de frequên cias. O tímpano é uma membrana muito durável e bem esticada que vibra quando a onda a alcança, com a mesma frequência da onda

8 A captação do som até sua percepção e interpretação é uma sequência de transformações de energia, iniciando pela so nora, passando pela mecânica, hidráulica e finalizando com a energia elétrica dos impulsos nervosos que chegam ao cérebro. ENERGIA SONORA – ORELHA EXTERNA O pavilhão auditivo capta e canaliza as ondas para o canal au ditivo e até o tímpano. O canal auditivo serve como proteção e como amplificador de pressão Quando se choca com a membrana timpânica, a pressão e a descompressão alternadas do ar adjacente à membrana provo cam o deslocamento do tímpano para trás e para frente.

9 ENERGIA MECÂNICA – ORELHA MÉDIA O centro da membrana timpânica conecta-se com o cabo do martelo. Este, por sua vez, conecta-se com a bigorna, e a bi gorna com o estribo. Essas estruturas encontram-se suspensas através de ligamentos, razão pela qual oscilam para trás e para frente. A movimentação do cabo do martelo determina também, no estribo, um movimento de vaivém, de encontro à janela oval da cóclea, transmitindo assim o som para o líquido coclear. Dessa forma, a energia mecânica é convertida em energia hidráulica.

10 NÍVEL SONORO ou SONORIDADE

11 DECIBELÍMETRO

12 LIGUE O SOM


Carregar ppt "Acústica: Sistema Auditivo Prof. Sílvio. O ouvido humano pode ser separado em três grandes partes, de acordo com a função desempenhada e a localização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google