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Sistema de Abertura e Fecho de Válvulas de Admissão e de Escape no Motor de Combustão Interna Elaborado por: Hugo Valério.

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1 Sistema de Abertura e Fecho de Válvulas de Admissão e de Escape no Motor de Combustão Interna Elaborado por: Hugo Valério

2 Sistema de Abertura e Fecho de Válvulas de Admissão e de Escape no Motor de Combustão Interna Elaborado por: Hugo Valério

3 Sumário Objectivos Identificação das limitações existentes Identificação das necessidades Geração de conceitos Concepção de fabrico Prototipagem virtual Conclusão

4 Objectivos Objectivo geral: Criar um produto inovador. Objectivo específico: Melhorar o sistema de abertura e fecho de válvulas do motor de combustão interna

5 Objectivos Objectivos Empresariais : Totalidade do mercado mundial, tendo como mercado alvo os construtores de motores de combustão interna volumétricos alternativos a 4 tempos.

6 Identificação das Limitações Existentes Limitação da rotação dos motores tradicionais

7 Identificação das Limitações Existentes Complexidade do sistema. Numero de peças móveis

8 Identificação das Necessidades Através de um inquérito de rua a diferentes utilizadores identificou-se as principais necessidades: - Rotação ilimitada - Baixo Custo - Baixa poluição sonora - Manutenção alargada

9 Geração de Conceitos Através de sugestões de livros técnicos e com um olhar atento às coisas que nos rodeia criou-se o primeiro conceito Válvula rotativa

10 Geração de Conceitos O primeiro conceito tinha como principal objectivo criar uma válvula rotativa, com um conceito diferente das válvulas já existentes.

11 Geração de Conceitos O segundo conceito fui criado para resolver o problema do numero de peças moveis e simplificar o sistema Válvula linear

12 Geração de Conceitos Terceiro conceito surgiu da fusão dos outros conceitos

13 Geração de Conceitos Para seleccionar qual dos conceitos gerados é a melhor opção, para a simplicidade e rotação ilimitada, utilizou-se dois conceitos: CONCEPT STORING CONCEPT SCREENING

14 Geração de Conceitos Concept Screening Para a simplicidade do sistema comparou-se os seguintes conceitos:

15 Geração de Conceitos Concept Screening (simplicidade) B1 B2 B3

16 Geração de Conceitos Concept Storing (simplicidade) B2 B1

17 Geração de Conceitos Concept Screening (rotação) A1 A3 A2 A4

18 Geração de Conceitos Concept Sctoring (rotação) A2 A3 A4

19 Geração de Conceitos Desta forma o conceito final a desenvolver é:

20 Concepção para o fabrico Para resolver um problema da estanquicidade do sistema, e ao mesmo tempo garantir uma melhor lubrificação, os veios são roscados, dirigida para os casquilhos anti-fricção

21 Concepção de fabrico Na montagem do sistema a dificuldade existente na colocação da vela de ignição ou das velas térmicas, levou a uma alteração da estrutura, passando a ter a seguinte geometria:

22 Prototipagem virtual

23 Conclusão Esta invenção vem melhoras as performance dos motores. Eliminar um grande numero de peças móveis Aumentar a rotação máxima dos motores Diminuir os barulhos existentes na abertura e fecho das válvulas

24 Questões


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