A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Escola na Construção da Cidadania Leila R. Iannone V Congresso Internacional de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Escola na Construção da Cidadania Leila R. Iannone V Congresso Internacional de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 A Escola na Construção da Cidadania Leila R. Iannone V Congresso Internacional de Educação

2 A Escola na Construção da Cidadania Cidadania e Direitos Humanos Tema em evidência São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 2 Redemocratização da sociedade brasileira. Constituição de 1988 – avanços políticos- jurídicos, respeito aos acordos e pactos internacionais de proteção aos direitos humanos.

3 A Escola na Construção da Cidadania A distância entre o legal e o real. São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 3 Dificuldade nos seus extremos: a efetividade da igualdade e eqüidade. Neoliberalismo e a evidência do tema.

4 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 4 O que significa ser cidadão na sociedade brasileira? E no mundo globalizado, quando sabemos que a grande parte da população vive à margem dos benefícios vitais? A cidadania e a democracia no contexto brasileiro.

5 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 5 Milton Santos denomina essa situação de marginalidade dos direitos de cidadanias mutiladas – segundo ele cidadão é o indivíduo que tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los SANTOS, Milton. As cidadanias mutiladas. In: Preconceito. São Paulo: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, 1997.

6 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 6 Cidadão legal x cidadão real Evolução histórica da cidadania do povo brasileiro CARVALHO, José Murilo. Desenvolvimiento de la ciudadania em Brasil. México: Fondo de Cultura Económica, cidadãos doutores x simples cidadãos x cidadãos elementos Acima da lei.Classe média, pequenos proprietários. Marginalizados.

7 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 7 Fatores presentes na construção da cidadania no Brasil resultantes da Colonização Portuguesa POSITIVOS Unidade territorial, lingüística, cultural e religiosa NEGATIVOS População analfabeta, sociedade escravista, economia baseada na monocultura e latifúndio, Estado policial, fiscalizador (colônia, nem pátria, nem cidadãos). INDEPENDÊNCIA Construção da identidade nacional.

8 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 8 Escola: instituição social que trabalha com a socialização do conhecimento, formação de hábitos, valores e atitudes. A escola no contexto dos direitos e da cidadania.

9 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 9 Como a escola pública pode contribuir para a formação da cidadania democrática? Apoio institucional e definição de política governamental. Vivências de gestão democrática. Projeto pedagógico orientado para a cidadania enquanto proposta global da escola. Prática pedagógica que respeite o aluno como sujeito produtor do conhecimento e a escola como espaço sistemático de exercício da cidadania. Papel do educador é fundamental – Formação profissional do educador fundamentada nos conteúdos de cidadania democrática.

10 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 10 A educação tem precedência Não é um teorema que precise ser demonstrado. Não é prioridade, pois isso supõe relatividade. É um axioma, verdade que não precisa de demonstração.

11 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 11 A experiência de Pernambuco Plano Estadual de Educação. Declaração dos direitos do aluno – 13 lições de cidadania. Pesquisa de Aida Maria Monteiro Silva A Escola Pública e a Formação da Cidadania – Possibilidades e Limites

12 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 12 As experiências de São Paulo MAIS ANTIGAS Comunidade Presente. Prevenção Também se Ensina. Escola Aberta e Protagonismo Juvenil. Grêmio. Inclusão Digital – Início. Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais. Programas Suplementares: Kit Escolar, Merenda.

13 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 13 As experiências de São Paulo RECENTES Reconhecimento de Paternidade. Convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Secretaria de Estado da Educação, Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/SP) e Defensoria Pública. Justiça Restaurativa. Convênio PRODEB entre SEE/FNDE/MEC – Coordenação: FDE – Execução: CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. Inclusão Digital – Avanços. Escolas de Tempo Integral.

14 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 14 As experiências de São Paulo PROSPECÇÃO Avaliação como Direito. A Ética na Avaliação. Refinamento do Acesso à Informação (bibliotecas e informatização). Monitoramento do Sistema de Ensino. Revisão dos Processos de Inclusão. Revisão de Ciclos. Expectativas de Aprendizagem.

15 A Escola na Construção da Cidadania São Paulo 11/04/2007 Leila R. Iannone 15 Não há ventos favoráveis para aqueles que não sabem para onde vão. Sêneca


Carregar ppt "A Escola na Construção da Cidadania Leila R. Iannone V Congresso Internacional de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google