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Ciclo de Workshops AIP | Mercados para Exportação | China Alexandre Tirano | 13 de Fevereiro de 2014.

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Apresentação em tema: "Ciclo de Workshops AIP | Mercados para Exportação | China Alexandre Tirano | 13 de Fevereiro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de Workshops AIP | Mercados para Exportação | China Alexandre Tirano | 13 de Fevereiro de 2014

2 > ADEGAS CAMILLO ALVES FUNDADA EM 1881 > CAVIPOR FUNDADA EM 1918 > CAVES DOM TEODÓSIO FUNDADA EM 1924 > CAVES VELHAS FUNDADA EM 1939 > CAVES MOURA BASTO FUNDADA EM 1940 > CAVES ACÁCIO FUNDADA EM 1954 AS ANTIGAS EMPRESAS

3 AS NOVAS EMPRESAS A partir das empresas antigas, novas foram criadas com foco no seu core business e organizadas por áreas: > Quintas & Agro-Tourismo > Produção > Distribuição

4 NOVA IDENTIDADE DAS EMPRESAS SUBSIDIÁRIAS As empresas participadas passam a ter uma ligação à Holding na sua identidade visual:

5 DAS NOSSAS QUINTAS DESTACAMOS: > QUINTA DA DEVESA Vinhos Verdes - 16 Ha > QUINTA BEIRÃ Dão - 7 Ha > QUINTA S. JOÃO BATISTA Tejo Ha > QUINTA DO BOIÇÃO Bucelas - 32 Ha

6 CENTROS DE VINIFAÇÃO: O Grupo detém 6 centros de vinificação, 3 dos quais integrados nas quintas: > Quinta da Devesa (Vinho Verde) capacidade lts. > Quinta São João Batista (Tejo) capacidade lts. > Quinta do Boição (Bucelas) Capacidade lts

7 O GRUPO DETÉM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO: > Localizada no centro de Portugal (Rio Maior); > Especializada no engarrafamento de grandes volumes em série; > Certificações de qualidade HACCP com certificação BP EN ISO 9001:2000, British Retail Consortium (BRC) Standard Norm at Highest Level.

8 INTERNACIONALIZAÇÃO: > Em 2007 o Mercado Nacional absorvia 70% da nossa produção, apenas 30% era para exportação; > Antevendo uma quebra de vendas no Mercado Nacional definimos uma estratégia de internacionalização: ABC (África, Brasil, China) ACB (Angola, China, Brasil)

9 1º PASSO: MERCADO ANGOLANO > Necessidade de adaptação a um novo mercado com hábitos de consumos específicos; > Importante no processo de aprendizagem de internacionalização da Enoport: seleção dos vinhos adequados ao mercado; diferentes estratégias de marketing e promoção; necessidade perceção das diferenças culturais; obrigatória a presença de uma equipa no local > Consciência de que seria necessário adoptar uma estratégia específica para cada Mercado Alvo

10 ABORDAGEM AO MERCADO CHINÊS: > Necessidade de compreender as diferenças, respeitar tradições locais e uma cultura milenar; > O desenvolvimento do negócio na China é muito relacional, exigindo uma presença e acompanhamento constante aos projetos em curso; Na perspetiva de construção de relação a médio e longo prazo a Enoport criou uma trading em Macau e uma WFOE em Xangai

11 NECESSIDADE DE ESTARMOS PRÓXIMOS DO MERCADO: Comunicação: Mandarim | InglêsDiferença Horária 7 a 8 horas Diferença de escala Diferentes hábitos de consumo

12 EXEMPLOS DIFERENÇAS CULTURAIS COM IMPACTO NEGOCIAÇÃO: Expressar opiniõesAtitude perante um problema Importância do superior hierárquico Rede de contactos | guanxi |

13 MERCADO CHINÊS > A experiência noutros mercados foi bastante útil na abordagem ao mercado Chinês; > Obrigatoriamente tivemos de nos adaptar, de sermos flexíveis: seleção dos vinhos adequados ao mercado; desenvolvimento de caixas de oferta; tradução de contra rótulos; Estratégia adequada ao lançamento das marcas num mercado tão relacional. > A Marca Moura Basto foi adaptada ao Mercado Chinês e é hoje um caso de sucesso noutros Mercados > Uma em cada cinco garrafas de vinho português importadas para a China são produção Enoport

14 EXEMPLO DE MARCAS ENOPORT NO MERCADO CHINÊS

15 MARCA PORTUGAL: > Desconhecimento generalizado sobre a localização do País > A primeira abordagem passa sempre por introduzir Portugal enquanto País produtor de excelentes vinhos, com tradição e dos mais antigos da Europa

16 CONSTRUÇÃO DA MARCA PORTUGAL > necessidade de desenvolver a marca Portugal na China; > encaramos a presença de outros produtos portugueses na China como um reforço na construção da marca Portugal, benéfico a todas as empresas exportadoras

17 Portugal Séculos de história e de tradições nos vinhos UM PAÍS PARA DESCOBRIR… … Obrigado |

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